Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

A prática sustentável tem sido inserida em diversas áreas da sociedade, assim como no setor científico, visto que é por meio dele que se encontram novas possibilidades de práticas mais harmônicas entre a população e a natureza. Nesse cenário, preserva-se por meio do conhecimento e do fomento a novos estudos sobre o assunto.

Deseja saber mais sobre os projetos florestais que a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) apoia? Então confira esse conteúdo produzido por nós, do Blog da FEST, em parceria com nossos especialistas.

Boa leitura!

Veja também – PMAP: conheça o projeto e a importância para o setor de pesca

 Qual a importância de estudar as florestas?

As florestas cobrem cerca de 4 bilhões de hectares, quase um terço das terras globais, é o que afirma relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Ainda nesse sentido, estudo publicado na Environmental Research Letters afirma que, entre os anos 1960 e 2019 houve uma diminuição da área florestal global per capita de 1,4 hectáreas, para apenas 0,5 hectares por pessoas, o que representa uma diminuição de 60% de área de floresta. Por isso, a importância de apoiar e incentivar estudos que trabalham a preservação das florestas e de todos os seres vivos que habitam nesse ecossistema.

Conheça alguns projetos ambientais que a FEST apoia, executa e gerencia!

Registros da Expedição Nordeste + Sustentável no Território Sertão do Araripe (Pernambuco)
  • Programa AgroNordeste: o programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário no Nordeste (AgroNordetes) constitui-se em 4 pilares – Agropecuária Sustentável, Governança Fundiária, Defesa Agropecuária e Inovação Agropecuária.

 

 

Sobre o Projeto Nordeste + Sustentável 

O Nordeste + Sustentável faz parte da iniciativa do Programa AgroNordeste, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável dos agricultores e da agropecuária na região Nordeste do Brasil, do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Esse desenvolvimento é feito por meio da complementaridade e sinergia das ações entre o Ministério da Agricultura e Pecuária, e entidades vinculadas; além  de instituições parceiras do plano, para alcançar benefícios sociais e ambientais duradouros, com viabilidade econômica.

  • Projeto de Desenvolvimento de Assentados: busca realizar a emissão de diagnósticos dessa população, a fim de mostrar a potencialidade de produção e mercados, além do desenvolvimento de um plano estratégico comercial para a titulação e regularização fundiária das propriedades rurais e dos moradores.
  • Projeto de Extensão – Produção Integrada da Pimenta-do-Reino: é voltado para ações educativas voltadas para produtores rurais a fim de melhorar a qualidade da pimenta-do-reino produzida no ES.
  • Projeto de Pesquisa – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Área de Geotecnologias para a efetivação do Programa Regularização Ambiental e Monitoramento de Passivos Ativos de Vegetação: ele visa uma melhoria na efetivação do Código Florestal Brasileiro, por meio do suporte e manutenções evolutivas na Plataforma do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).
  • Plano Nacional de Recomposição Agroflorestal para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Produtos Madeireiros e não madeireiros: possibilita a redução de custos, ofertas de emprego e renda para a cadeia produtiva, além da redução dos impactos negativos ambientais.
  • Projeto Aperfeiçoamento Escola da Terra: oferece a formação continuada de professores que objetiva contemplar escolas em que os docentes lecionam para alunos de diferentes níveis de aprendizado em uma mesma sala de aula, que são práticas mais comuns em escolas voltadas para a educação no campo, que são localizadas na zona rural.

Para saber mais informações sobre esses e outros projetos você encontra em nosso site!

Acompanhe a FEST

Conheça nossa agenda completa de cursos e acompanhe nossas redes sociais para ter acesso às nossas novidades em primeira mão!

Conheça o LinkedIn da FEST

Confira o Instagram da FEST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo