Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O Projeto de Monitoramento e Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira no Rio Doce e no Litoral do Espírito Santo (PMAP – ES) é responsável pelo levantamento de todas as características que envolvem a atividade pesqueira e o seu impacto social, econômico e cultural para o estado. A iniciativa é realizada por meio da cooperação entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Instituto de Pesca de São Paulo, com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST).

Deseja saber mais sobre o PMAP – ES e sua importância para o setor pesqueiro, extrativista e aquícola do estado? Então te convidamos a conferir este conteúdo.

Boa leitura!

Veja também – Plano de Desenvolvimento Municipal: entenda o que é e seus objetivos

Como funciona o PMAP – ES?

 O PMAP – ES visa a identificar os recursos naturais disponíveis para a pesca, as modalidades e apetrechos utilizados, além de traçar o perfil social e econômico dos pescadores da região na bacia do Rio Doce e litoral. Para tanto, as pessoas envolvidas na iniciativa, realizam a coleta dos dados pesqueiros nos municípios de Anchieta, Aracruz, Conceição da Barra, Guarapari, Itapemirim, Linhares, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Os dados são coletados por meio de entrevistas voluntárias com pescadores e pescadoras artesanais: os agentes resgatam informações importantes, desde o momento do desembarque pesqueiro até a comercialização do pescado. O acompanhamento dessas informações é realizado por agentes de campo capacitados, que atuam em 14 localidades distintas, distribuídos pelos municípios do litoral capixaba. O levantamento foi iniciado em março de 2021 e vai até março de 2023, podendo ser ampliado para dezembro de 2024.

Quais são os benefícios do PMAP – ES?

Entre os principais benefícios gerados a partir do PMAP – ES, está o auxílio aos pescadores para que possam comprovar sua renda e atividade laboral, de forma a facilitar o acesso a linhas de crédito e reivindicações de direitos. Além disso, o projeto traz também muitos benefícios para a comunidade pesqueira já que impacta diretamente a vida dos pescadores e suas famílias, que sobrevivem dos frutos da atividade.

Quais são os objetivos do PMAP – ES?

Como um dos principais objetivos do PMAP – ES está: demonstrar a importância do setor pesqueiro com informações de qualidade para que sirvam como base na implementação de políticas em prol do desenvolvimento do segmento. Ademais, a retomada do monitoramento marca uma vitória para o setor da pesca, visto que as informações do último boletim de estatística pesqueira do ES, publicado em 2012, estão desatualizadas há mais de 1 década.

  • Todas as informações coletadas por meio do projeto são disponibilizadas para a sociedade no endereço https://pesca.ufes.br/, onde o painel é atualizado a cada três meses.

Se interessou e deseja saber mais? Entre em contato com a nossa equipe.

Até o próximo conteúdo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo