Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

OBJETO:

Elaboração de Plano Nacional para promoção do desenvolvimento rural sustentável, a partir de arranjos de recomposição da cobertura florestal, uti lizando recursos madeireiros e não madeireiros, com redução de custos, ofertas de emprego e renda para os elos da cadeia produtiva, visando a redução dos passivos ambientais.

Na UFES o TED foi dividido em dois projetos:

1 – Plano Nacional de Recomposição Agroflorestal para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Produtos Madeireiros.

Processo digital nº 23068.082568/2021-94

Registro PRPPG: 11529/2021

Registro FEST: 971

Resultados Parciais

Este é um trabalho interativo, contendo dados do Programa Arboretum, Plano ABC, Plano Safra, PRONAVEG, Plano Nacional de Florestas Plantadas, visando consolidar as ações propostas, auxiliando nas tomadas de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural utilizando o maior banco de dados já produzidos no Brasil sobre as espécies vegetais nativas com potencial para produção de madeira e estratégias para recomposição ambiental. Será realizado também um levantamento de atores que integram a cadeia de restauração, tal qual as instituições colaborativas.

O diferencial desse Plano Nacional de Recomposição se baseia principalmente no fato de considerar a inserção das cadeias de valor de produtos madeireiros, onde serão contemplados todos os elos da cadeia produtiva da madeira e sua importância customizada com a realidade local, por metodologias participativas, assistência técnica e extensão rural, ações de educação, que contemplem os biomas dentro de seus ambientes e suas características locais, para desenvolver um plano que atenda os diversos cenários, tendo em vista o dinamismo do CAR, para a execução do projeto nacional de forma sustentável.

São diversas as informações disponíveis, entretanto ainda estão dissociadas da realidade local.

Foram mapeadas as áreas degradadas passíveis de recuperação visando a adequação ambiental a partir dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado o cruzamento e interação de dados de outras plataformas, por Estado da federação e levando em consideração os biomas brasileiros.

Em consonância com as finalizações dos mapas também estão em andamento a caracterização e análise das Cadeias Produtivas prioritárias, considerando sua importância e potencial de mercado, por Estado.

O Plano possui como diferencial a análise técnica, econômica e ambiental das cadeias produtivas, mostrando a necessidade de investimento para o desenvolvimento florestal do produto madeireiro em cada segmento envolvido.

2 – Plano Nacional de Recomposição Agroflorestal para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Produtos Não Madeireiros.

Processo digital nº 23068.082570/2021-63

Registro PRPPG: 11567/2022

Registro FEST: 974

Resultados Parciais

O uso sustentável de recursos florestais não madeireiros é uma ferramenta essencial na Recomposição Florestal e envolve a aplicação de inúmeras tecnologias para a implantação de um plano de manejo adequado, visando sistemas produtivos funcionais que possibilitem a geração de emprego e renda bem como a redução dos passivos ambientais, buscando manter a sobrevivência e a sustentabilidade das empresas rurais.

Os recursos florestais não madeireiros são todos os produtos florestais não lenhosos, como frutos, amêndoas, óleos, fibras, corantes, plantas medicinais, aromáticas e apícolas, materiais para artesanato e outros. Em várias partes do mundo, esses recursos consistem na principal fonte de renda e alimento de milhares de famílias que vivem da extração florestal. Além disso, a manutenção da floresta com espécies potenciais na geração de produtos não madeireiros gera serviços sociais e ambientais de grande impacto, tais como, reservas extrativistas, sequestro de carbono, conservação genética e outros.

As informações disponibilizadas em levantamentos realizados pelo CAR mostram que já existe uma área de 38 milhões de hectares com potencial de recomposição ao nível nacional. Os resultados desse trabalho interativo, juntamente com dados do Programa Arboretum, Plano ABC, do Plano Safra, do PRONAVEG, do Plano Nacional de Florestas Plantadas, entre outros consolidam as ações desse projeto, auxiliando nas tomadas de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural utilizando o maior banco de dados já produzidos no Brasil sobre as espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental. Usando ferramentas de geoprocessamento, foi feito o mapeamento das áreas de passivos ambientais para todos os estados da Federação, classificando-as em seus diferentes estágios de degradação – de reduzido a severamente degradadas. Os dados obtidos levaram ao desenvolvimento de uma análise, preliminar, sobre as áreas potenciais de passivo ambiental a serem objeto de recomposição florestal, que farão parte do Plano Nacional em desenvolvimento. Foi elaborado um diagnóstico da cadeia produtiva de recursos não madeireiros, em nível estadual, apresentando as potencialidades e gargalos da cadeia em cada estado, diante de seus aspectos econômicos, sociais e ambientais. Foram levantadas práticas e ações de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que deverão fazer parte do Plano para promoção do desenvolvimento da cadeia de restauração. Também foram indicados modelos existentes de restauração florestal, incluindo seus arranjos, que podem servir de exemplos práticos para a recomposição agroflorestal nacional;

O diferencial desse Plano Nacional de Recomposição se baseia principalmente no fato de considerar a inserção das cadeias de valor de produtos não madeireiros, onde serão contemplados todos os elos da cadeia produtiva e sua importância customizada com a realidade local, por metodologias participativas, assistência técnica e extensão rural, ações de educação, que contemplem os biomas dentro de seus ambientes e suas características locais, para desenvolver um plano que atenda os diversos cenários, tendo em vista o dinamismo do CAR, para a execução do projeto nacional de forma sustentável.

Projeto 971 e 974

Pular para o conteúdo