Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Para o desenvolvimento de uma nação são muitos os fatores envolvidos. Um deles é o fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação para realização de diversos programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, inclusive os de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação. Essa é a razão de Ser da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), que há 24 anos atua no apoio a esses projetos em conjunto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e demais Ifes e ICT’s para capixabas e para todas regiões brasileiras.

Deseja saber mais sobre os projetos que a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) apoia? Então confira esse conteúdo produzido por nós, do Blog da FEST, em parceria com nossos especialistas.

Boa leitura!

Veja também: Plano de desenvolvimento Municipal: saiba o que é e seus objetivos

Quem é a FEST?

A FEST é uma Fundação de Apoio, sem fins lucrativos, a programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, inclusive os de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação nas diversas áreas de conhecimento junto a UFES e demais parceiros, como as Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciência Política em Linguística, Letras e Artes, Tecnologia, Inovação e Negócios e muito mais. Os projetos apoiados para a execução junto a Fundação têm parceiros de peso, como Instituições Públicas (Federal, Estadual e Municipal) e privadas por meio de contratos, acordos de cooperação e convênios.

A FEST trilha um caminho de crescimento e evolução, com expertise de atuação no Estado e no Brasil, com parcerias internacionais em países como Estados Unidos, Itália, Espanha, Noruega, Alemanha, Inglaterra, Canadá, China, Holanda, Suíça, França, Rússia, Portugal, Uruguai e outras.

“Desde 16 de dezembro de 1998, atuamos com excelência no gerenciamento de projetos e entendemos a nossa responsabilidade em contribuir com a nossa expertise para o crescimento do Espírito Santo e do Brasil. Buscamos sempre a evolução e inovação para aprimorar, debater e realizar mudanças que beneficiem toda a sociedade. Nosso foco é construir um futuro mais sustentável a partir de ações modernas e inovadoras, que transformam o nosso presente e constroem o futuro. E muito nos alegra atuar com toda a sociedade – desde acadêmicos e pesquisadores (professores, alunos, coordenadores, colaboradores) e demais instituições”, comenta Armando Biondo Filho, Professor Doutor e Superintendente da FEST.

Conheça alguns projetos apoiados e executados pela FEST!

A Fundação atua no desenvolvimento de projetos em diferentes etapas de sua execução. Isso porque a FEST tem como objetivo apoiar e executar projetos com escopos voltados para a diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico, como ambiental em auxiliar às comunidades através da educação ambiental e linguisticamente. Diversos são os projetos e ações desenvolvidos por nós em conjunto com nossos parceiros para o desenvolvimento socioeconômico.

Exemplo disso, é  o  projeto  “Sistema de Monitoramento e de Previsão de Vazão de Curto Prazo para a Bacia Hidrográfica do rio Santa Maria de Vitória – ES”, tem como participantes uma equipe de desenvolvimento composta por 6 pesquisadores, sendo dois docentes e 5 bolsistas. A coordenação geral do projeto e a coordenação de hidrologia, modelagem computacional e previsão de vazão são do prof.Dr. Diogo Costa Buarque, do Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico da UFES, o qual contou com o apoio de um bolsista da UFES. Já a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atua na concepção do aplicativo, contando com a participação de 3 bolsistas e coordenação do prof.Dr. Carlos Ruberto Fragoso Júnior (UFAL).

O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema que permita a disponibilização de dados do monitoramento em tempo real da bacia, além de realizar previsões de vazões nos principais cursos d’agua da bacia do rio Santa Maria da Vitória. O nome foi proposto devido às ações do próprio sistema desenvolvido, permitindo monitorar em tempo real chuva e vazão na bacia, bem como disponibilizar tais previsões, com intuito de beneficiar a sociedade civil e os setores empreendedor e governamental.

Conheça o aplicativo desenvolvido pela FEST, em conjunto com os pesquisadores!

Para visualizar as  informações em tempo real e de forma fácil, intuitiva, acessível e gratuita da bacia, foi desenvolvido o aplicativo HidroES, um aplicativo referente a pesquisa. Esse é um sistema piloto que permite o monitoramento de variáveis hidrológicas (chuva e vazão), além de oferecer a previsão de vazões com até 10 dias de antecedência, para a bacia do rio Santa Maria de Vitória (ES), que permitirá futura expansão para toda a região hidrográfica que compõe o estado do Espírito Santo.

Com o aplicativo, espera-se que o poder público, empresas, sociedade civil e o comitê de bacia hidrográfica possam articular coletivamente ações para enfrentar de forma adequada um período de vazões extremas (altas ou baixas), além de minimizar os  impactos na qualidade de vida dos cidadãos, nas atividades econômicas e na preservação do meio ambiente.

Para visualizar as informações disponíveis na bacia do rio de Santa Maria da Vitória, acesse gratuitamente o aplicativo na versão para Android no GloboPlay, sem necessidade de registro. Já a versão IOS está em processo de homologação e será disponibilizada em breve.

Acompanhe o calendário de cursos da FEST!

Além das ações e projetos de pesquisa de desenvolvimento, a FEST também possui um calendário de cursos que atende diferentes públicos-alvo. As empresas públicas e privadas que possuem parceria com a Fundação, podem contribuir para melhor qualificação e capacitação dos seus colaboradores, visto que há diversas opções de cursos disponíveis, seja para agentes públicos, controladores, auditores entre outros mais. Além disso, os cursos são ministrados por instrutores e mestres especializados no assunto. Na finalização do curso os participantes são contemplados com certificação. A agenda de cursos fica disponível em nosso site e apresenta todas as disciplinas disponíveis. Confira o nosso calendário!

Saiba mais sobre a FEST!

Para ficar por dentro das nossas novidades, acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão. Leia também nossos conteúdos no site oficial!

Nossas redes sociais

Confira o Instagram da FEST

Conheça o LinkedIn da FEST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo