Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Há alguns anos a discussão em torno da temática energia solar se faz presente na sociedade. Longe de ser apenas uma alternativa, ela se caracteriza como uma opção ideal de fonte energética sustentável e acessível, visto que exclui a emissão de gases poluentes, além de contribuir para que comunidades de baixa renda tenham acesso à luz solar. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a utilização de energia solar já garantiu ao Brasil cerca de R$10 bilhões em novos investimentos, além de promover 640 mil empregos. A pesquisa indica, ainda, que a média de economia nos lares com a utilização de energia solar no lugar da elétrica, chega até 90%.

Deseja saber mais sobre os projetos que a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) apoia? Então confira esse conteúdo produzido por nós, do Blog da FEST, em parceria com nossos especialistas.

Boa leitura!

Veja também – Estudo avalia a qualidade do ar e sintomas de asma em crianças e adolescentes

Conheça o Projeto Solares e seus objetivos!

O Projeto Solares é uma iniciativa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), criado com a responsabilidade de fomentar o desenvolvimento de energia solar no Espírito Santo. Este projeto está em processo no mercado há 13 anos e conta um com a participação de mais de 50 pessoas com o intuito de contribuir para que as pessoas tenham uma relação saudável com o meio ambiente e façam boas escolhas na hora de adotar uma tecnologia que facilite a integração entre a sociedade e o meio ambiente.

De modo geral, o principal objetivo do Projeto Solares é ser um agente de transformação, promover melhorias, liderar em performance sustentável e, também, incentivar a população a pensar de maneira inovadora e sustentável para transformar o mundo. Além disso, o projeto surge com a missão de ser reconhecido pelo desenvolvimento e aplicação de vertentes de energia solar no âmbito nacional até 2026.

Saiba mais sobre os resultados do Projeto Solares! Neste ano, os participantes do projeto Solares ganharam o Desafio Solar Brasil (DSB). Essa é uma competição universitária de barcos movidos à energia solar. O projeto de extensão visa o incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações de fontes alternativas em embarcações. Para conferir mais informações sobre a competição, clique aqui.

Nesse sentido, a equipe tem como meta para o próximo ano dar continuidade às oficinas sociais que levam conhecimento sobre energia solar e sustentabilidade para além da universidade. O intuito é expandir esses projetos para as escolas públicas e comunidades carentes. Além disso, outro propósito para 2024 é aperfeiçoar trabalhos que já foram iniciados, como por exemplo a estação, que é o primeiro ponto de carregamento movido a energia solar no Espírito Santo.

Projeto 859

Acompanhe a FEST!

Confira nossa agenda completa de cursos e acompanhe nossas redes sociais para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!

Conheça o Instagram da FEST

Confira o LinkedIn da FEST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo