PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFES: PROMOVENDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS
Desde 2017, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), tem se destacado como um espaço de excelência na formação continuada de profissionais da Educação. Sob a coordenação do professor Dr. Alexandro Braga Vieira do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) do Centro de Educação , este mestrado profissional tem como objetivo primordial o aprimoramento da prática pedagógica e a integração entre teoria e prática, valorizando a experiência profissional dos participantes.
O programa destina-se a profissionais que atuam diretamente nas escolas de educação básica, nas secretarias de educação, assim como técnicos e docentes das instituições de ensino superior. Seu embasamento teórico-metodológico visa proporcionar uma formação sólida, capaz de impactar positivamente o ensino e a pesquisa no campo educacional.
Uma das características mais marcantes deste projeto é a sua abordagem centrada no desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Para alcançar esse objetivo, são oferecidas estratégias e recursos que visam à melhoria contínua da infraestrutura física, dos equipamentos e à criação de redes de apoio para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Com uma visão holística da educação, o programa busca não apenas a capacitação técnica, mas também o estímulo à reflexão crítica e à produção de conhecimento relevante para a realidade educacional local e global. Dessa forma, os participantes são encorajados a explorar novas abordagens pedagógicas, aprofundar-se em questões contemporâneas da educação e a contribuir ativamente para o desenvolvimento do campo.
Ao longo dos anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES tem se consolidado como um espaço de encontro e troca de experiências entre profissionais comprometidos com a transformação da educação. Sua contribuição para a qualificação dos agentes educacionais e para o avanço do conhecimento científico na área é inegável, refletindo o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a promoção do desenvolvimento social.
Projeto 735
texto Vanessa Pianca