Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Nos últimos anos, a indústria de petróleo têm testemunhado diferentes mudanças no setor, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. De acordo com pesquisa realizada pela Agência Internacional de Energia (AIE), devido às crescentes pesquisas e inovação nesse ramo, espera-se que tanto o setor, quanto a produção mundial de petróleo, cresça em cerca de 5,8 milhões, até 2028. Pensando nisso, a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST) tem desenvolvido, há alguns anos, o Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PRH-ANP), que é uma ferramenta de gestão pensada como forma de executar a política pública prevista na Lei n° 9.478/1997, do Petróleo. Essa lei é responsável por tratar do estímulo à pesquisa e adoção de novas tecnologias no setor em questão.

Deseja saber mais sobre os projetos que a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) apoia? Então confira esse conteúdo produzido por nós, do Blog da FEST, em parceria com nossos especialistas.

Boa leitura!

Veja também – Projeto de energia solar no ES recebe prestigioso prêmio em 2023: confira!

Conheça os objetivos do projeto e suas perspectivas!

O Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP) teve início entre os anos de 1999 e 2018. Ele foi criado com o objetivo de formar mão de obra especializada para inserção no mercado de trabalho, e, também, o desenvolvimento de novas pesquisas para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. A segunda fase do projeto – que teve início em 2019 e está em vigência até o momento -, passou a ser realizada com a previsão de conceder 880 bolsas por ano com taxa de bancada proporcional a 30% do valor da bolsa, que resultou em um orçamento estimado em cerca de R$220 milhões, para 55 programas.

Confira quais os resultados alcançados pelo projeto!

Até o momento, o projeto alcançou diversos resultados, sendo eles a formação de graduandos, mestrandos e pós-doutores, todos integrados à inserção no mercado de trabalho, além de ser responsável pela organização de seminários profissionais.

“Alcançamos muitos resultados por meio dessa iniciativa, mas, temos o objetivo de conquistar muito mais. Para este ano, por exemplo, um dos nossos principais objetivos é selecionar novos bolsistas de graduação, mestrado e doutorado. Para nós é essencial promover e gerar conhecimento. Por isso, valorizamos os 16 participantes que estão conosco nessa jornada, visto que em conjunto, temos a oportunidade de explorar cada vez mais o setor e as inovações que crescem junto dele”.

  • Oldrich Joel Romero Guzman,coordenador do projeto.

 

Acompanhe a FEST!

Confira nossa agenda completa de cursos e acompanhe nossas redes sociais para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!

Pular para o conteúdo