Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O Projeto de Medições por Processamento de Imagens em Waysides é uma iniciativa que teve início a partir de uma demanda apresentada pela empresa Vale S.A., em relação ao monitoramento e inspeção de ativos rodantes presentes nos rodeiros das locomotivas e vagões dos trens da empresa. O termo “Waysides” se refere aos equipamentos que possuem sensores e hardware para a leitura e captura automatizada de imagens e dados dos ativos, que armazenam ou enviam via rede um histórico digital sobre o estado do ativo.

Atualmente, o projeto conta com uma equipe composta por 3 alunos de iniciação científica , 1 aluno de mestrado, 3 bolsistas de desenvolvimento tecnológico, 1 pesquisadora e gerente de projeto e 1 pesquisadora e coordenadora responsável pela orientação e supervisão da equipe.

Deseja saber mais sobre os projetos que a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) apoia? Então confira esse conteúdo produzido por nós, do Blog da FEST, em parceria com nossos especialistas.

Boa leitura!

Veja também – Estudo avalia a qualidade do ar e sintomas de asma em crianças e adolescentes

Saiba mais sobre o projeto!

O objetivo do Projeto de Medições por Processamento de Imagens em Waysides é propor um método de inspeção de waysides baseado em visão computacional. O método corresponde a um pipeline com módulos para leitura de arquivos, detecção de objetos, tratamento de dados e medição de alguns elementos como molas, pads e bandagem das rodas, além da geração de um relatório para cada trem inspecionado. De modo geral, a ideia é criar uma tecnologia própria para conseguir realizar tais tarefas de monitoramento e inspeção, com geração de alarmes e relatórios, para auxiliar no trabalho de manutenção preditiva através de um monitoramento contínuo, que permite prever quando ocorrerão falhas dos ativos monitorados.

Confira os resultados que o projeto tem alcançado!

O Projeto de Medições por Processamento de Imagens em Waysides tem alcançado grandes resultados e, até a finalização, garante ainda mais rendimento. Até o momento, o projeto já conta com uma primeira versão do software para o pipeline de inspeção que realiza as seguintes atividades: preparação dos vídeos e/ou imagens para serem usados de entrada no sistema, identificação de rodas, molas, parafusos e pads presentes nos truques de vagões, realização da contagem de truques dos vagões dos trens, segmenta as rodas dos vagões e realiza a medição da bandagem (espessura), realização da medição da altura das molas detectadas, gera um relatório ao final com todos esses dados e medições entre outros. Além disso, a excelência do desenvolvimento e execução do serviço garantiu duas publicações científicas, sendo uma delas no Congresso nacional (CBA 2022) e outra no Congresso internacional (INDUSCON 2023.

Projeto 944

Acompanhe a FEST!

Confira nossa agenda completa de cursos e acompanhe nossas redes sociais para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!

Conheça o Instagram da FEST

Confira o LinkedIn da FEST

Pular para o conteúdo