O projeto “Estudo do Envelhecimento do Asfalto, Agregacão de Asfaltenos e Resinas, Naftenatos e Caracterização de Materiais Lignocelulósicos por RMN, FT-ICR MS E Quimiometria” tem por objetivo utilizar a espectroscopia de RMN (Ressonância Magnética Nuclear) de alto campo (envolvendo experimentos com soluções e com sólidos), a relaxometria em RMN de baixo campo e a espectrometria de massas de altíssima resolução e exatidão (FTMS), suportadas por métodos de análise quimiométrica, para o estudo de processos de envelhecimento de asfaltos, formação de agregados de asfaltenos e resina, naftenatos, propriedades do petróleo e caracterização de materiais lignocelulósicos.
Métodos de RMN tem demonstrado grande potencial para investigações de materiais quimicamente heterogêneos como asfaltenos, solos, querogênios, carvões, biocarvões e asfaltos.
O uso de métodos avançados de análise combinados aos experimentos de rotina em RMN possibilita não só a caracterização química local do material como também a obtenção de informações associadas a organização estrutural em uma escala nanométrica.
Portanto, a combinação do uso de métodos convencionais e avançados de RMN de sólidos com os experimentos de RMN de baixo campo e de RMN de alto campo em soluções possibilitara o alcance de uma compreensão detalhada acerca dos processos de envelhecimento de asfaltos da formação de agregados de asfaltenos e resinas, naftenatos e do petróleo.
De forma análoga, o uso de métodos de RMN de sólidos para análise de materiais lignocelulosicos permitirá a obtenção de informações a respeito das componentes principais das matrizes (lignina, celulose e hemicelulose) de uma forma rápida, não destrutiva e sem a geração de resíduos químicos.
Esse projeto está vinculado a Unidade Acadêmica/Órgão: Centro de Ciencias Exatas da UFES (CCE/UFES)/Programa de Pos-Graduação em Química e coordenado pelo Professor e Pós-Doutor, Valdemar Lacerda Jr. (CCE/Ufes).
Projeto 818
…