FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia

1211 – Projeto Seascape Wind realiza primeira campanha de campo para estudo pioneiro sobre energia eólica offshore no Brasil

O projeto “Estudo da Paisagem Marinha em Parques Eólicos Offshore (Seascape Wind) – Fase I” avança com a conclusão de sua primeira campanha de campo, realizada entre os dias 5 de março e 2 de abril de 2025. Esse projeto que é pioneiro no Brasil,  é coordenada pelo Prof. Dr. Alex Cardoso Bastos do Laboratório de Geociências Marinhas (LaboGeo) do Centro de Ciência Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com laboratórios da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Financiado pela Petrobras no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ANEEL, o Seascape Wind é um projeto inédito no Brasil, voltado à aplicação de novas metodologias e técnicas de análise ambiental e de risco geológico para o planejamento e implantação de Parques Eólicos Offshore (PEOs).  Objetivo e relevância O principal objetivo do projeto é desenvolver metodologias inovadoras para avaliar, de forma integrada, as características físicas, ecológicas e ambientais da paisagem marinha. Esses estudos visam subsidiar o planejamento de empreendimentos de energia eólica offshore no Brasil, uma alternativa de baixa emissão de gases de efeito estufa alinhada à transição energética global. Com o aumento da demanda por licenciamento ambiental de empreendimentos ao longo da costa brasileira, torna-se fundamental realizar análises criteriosas de riscos ambientais, sociais e geotécnicos, garantindo que a instalação e a operação desses parques ocorram de forma segura e sustentável.  Área de estudo A área investigada está localizada na porção norte da Bacia de Campos, entre o Cabo de São Tomé (RJ) e o município de Guarapari (ES), abrangendo parte da plataforma continental brasileira. A primeira campanha de campo foi dividida em duas etapas: Aquisição de dados acústicos do fundo e subfundo marinho, com uso de tecnologias como batimetria multifeixe, backscatter multiespectral e water column, perfilador de subfundo Chirp Meridata, sonar de varredura lateral e sísmica multicanal. Coleta de sedimentos e imagens subaquáticas, utilizando amostrador Van Veen e drop câmeras, para análises sedimentológicas, geoquímicas e da comunidade bentônica.  Próximas etapas O conjunto de dados coletados será agora processado e analisado pelas equipes envolvidas. Os resultados obtidos irão subsidiar a engenharia básica dos empreendimentos, além de contribuir para a prevenção, monitoramento, controle e mitigação de impactos ambientais associados à energia eólica offshore. Segundo os pesquisadores, o Seascape Wind representa um passo fundamental para consolidar a pesquisa aplicada à transição energética no Brasil, fortalecendo a adoção de fontes renováveis de forma ambientalmente responsável.   Texto: Vanessa Pianca Projeto 1211

VII Jornada Reuma Atual celebra 20 anos do Programa de Residência Médica em Reumatologia da UFES Inscreva-se e participe desta edição histórica!

Estão abertas as inscrições para a VII Jornada Reuma Atual – Jornada de Atualização em Reumatologia do HUCAM-UFES e o IV Encontro de Egressos, evento que reunirá médicos reumatologistas, residentes e profissionais da saúde para uma imersão científica com os avanços mais recentes da especialidade. Coordenada pela Dra. Érica Vieira Serrano, com apoio Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a edição de 2025 será especialmente marcante por celebrar os 20 anos do Programa de Residência Médica em Reumatologia da UFES, um marco na formação de especialistas e na assistência à saúde no Espírito Santo. “Ao longo dessas duas décadas, formamos profissionais comprometidos com a excelência clínica, a pesquisa e o cuidado humanizado. A VII Jornada Reuma Atual é uma oportunidade de compartilhar conhecimento, rever colegas e reafirmar nosso compromisso com a qualidade na Reumatologia”, destaca a Dra. Érica Vieira Serrano, coordenadora do evento. Uma programação científica ampla e dinâmica Entre 19 e 23 de agosto, os participantes terão acesso a: Palestras com especialistas de referência nacional e internacional; Mesas-redondas e oficinas práticas voltadas à atuação clínica; Discussões de casos e troca de experiências com colegas da área; Mentorias e oficinas exclusivas para médicos reumatologistas. Além disso, haverá um curso pré-jornada gratuito para inscritos, destinado a profissionais da saúde de diferentes áreas, abordando temas como: Cuidados em centros de infusão; Papel da enfermagem na Reumatologia; Estratégias em Reabilitação Musculoesquelética; Políticas de assistência em Reumatologia; Saúde bucal; Cuidados paliativos e saúde mental. Um encontro para celebrar, aprender e se conectar  A VII Jornada Reuma Atual também será um momento de reencontro entre profissionais que fizeram parte da história do Serviço de Reumatologia da UFES e convidados que se destacam no cenário nacional, proporcionando um ambiente ideal para aprendizado, networking e fortalecimento da comunidade médica. As inscrições são feitas exclusivamente pela plataforma Even3, com praticidade e segurança. 👉 Garanta sua participação nessa edição especial. Atualize seus conhecimentos, fortaleça sua rede de contatos e comemore conosco 20 anos de história e excelência na formação em Reumatologia. Clique aqui! Texto: Vanessa Pianca Projeto: 936

1280- Ufes e Fest juntas na promoção do desenvolvimento sustentável para regiões costeiras

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), está desenvolvendo um projeto inovador voltado para a elaboração de conteúdos sobre desenvolvimento sustentável em regiões costeiras. Sob a coordenação do Prof. Dr. Everlam Elias Montibeler, do Departamento de Economia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), o projeto integra ações estratégicas da Pró-reitoria de Extensão (PROEX/UFES) e conta com o apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). O projeto visa capacitar gestores públicos e privados, além de outros atores estratégicos, com uma visão multidisciplinar sobre temas essenciais para a sustentabilidade costeira. A proposta é fornecer conhecimentos sobre áreas como: Oceanografia; Biologia marinha; Engenharia de exploração mineral, pesca e aquicultura; Formulação de políticas governamentais; Estruturas socioeconômicas da zona costeira. A abordagem do projeto busca integrar diferentes perspectivas e métodos, oferecendo ferramentas para enfrentar desafios globais, como as mudanças climáticas, de forma holística e interconectada. Os oceanos e as áreas costeiras desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico global, na economia e no bem-estar humano. A complexidade dessas regiões exige um entendimento amplo das inter-relações entre os diversos ambientes naturais e socioeconômicos. Além disso, o projeto destaca a necessidade de soluções aplicáveis às agendas dos governos locais, com maior integração entre áreas do conhecimento relacionadas aos oceanos e faz parte do Programa de Desenvolvimento das Capacidades para Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR), conforme a Portaria n°1.642/23, do MIDR. A certificação oferecida será um diferencial para gestores que atuam na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável dessas regiões. O programa visa resultar na capacitação de gestores que serão responsáveis por tomadas de decisões para um desenvolvimento econômico sustentável, além da elaboração de políticas públicas mais eficazes com o fortalecimento da colaboração interinstitucional. O impacto do projeto transcende a capacitação individual, promovendo benefícios para comunidades costeiras e contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado. Com essa iniciativa, a UFES e a FEST reforçam seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a promoção de soluções práticas para os desafios contemporâneos. Texto: Vanessa Pianca Projeto 1280

1247- UFES E FEST promovem formação em educação em direitos humanos no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Neste 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, destacamos o compromisso da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), com a promoção e educação em direitos fundamentais por meio do curso de extensão “Educação em Direitos Humanos: construindo a rede de educadoras e educadores em direitos humanos no Espírito Santo”. A data celebra os 76 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este documento fundamental estabelece princípios universais de liberdade, justiça e igualdade, sendo um marco na luta contra as desigualdades e a opressão. Em tempos desafiadores, iniciativas como o curso da UFES reforçam a importância de continuar educando e mobilizando a sociedade para construir um mundo mais justo. O curso é uma ação conjunta entre o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFES e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – Seção Espírito Santo (ReBEDH-ES), com financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Na modalidade a distância (EAD), o curso atende aos pólos de Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Serra. Inicialmente previsto para 200 vagas, a demanda superou as expectativas, levando à ampliação para 300 cursistas. Um diferencial do projeto é a inclusão de 20% das vagas para representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e conselhos diversos, além dos profissionais da educação. Conteúdo e Metodologia Com carga horária de 120 horas, o curso aborda temas essenciais como: Gênero, raça e diversidade sexual; Direitos de crianças, adolescentes e jovens; Educação inclusiva e direitos das pessoas com deficiência; O programa adota uma perspectiva intercultural e biopsicossocial, promovendo o diálogo e a sensibilização para questões estruturais que geram preconceito, discriminação e violência. O conteúdo é ministrado por uma equipe interdisciplinar de professores, incluindo Dr. Julio Pompeu (Departamento de Direito), Dra Margareth Attianezi (Departamento de Fonoaudiologia) e Dr Bruno Toledo, com destaque para a coordenação do servidor técnico-administrativo Antonio Lopes. Os participantes, ao longo do curso, desenvolverão projetos de intervenção ou ensino, cujos resultados serão apresentados no Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos, em março de 2025. Segundo Antônio Lopes, este projeto marca a retomada de iniciativas formativas em direitos humanos após anos de interrupção. “Quando houve o impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, aconteceu uma interrupção abrupta da formação em direitos humanos que é crucial para combater o machismo, racismo, LGBTfobia, capacitismo e outras formas de discriminação que ainda persistem em nossa sociedade.” Pontuou A UFES, com apoio da FEST, reafirma seu papel na promoção da cidadania e dos direitos humanos, contribuindo para a formação de agentes transformadores que podem atuar em diversas frentes sociais. Este curso fortalece não apenas a educação, mas também a luta por uma sociedade mais equitativa. Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebramos a educação como ferramenta de transformação e resistência. A UFES e a FEST convidam todos a refletirem sobre a importância de defendermos, praticarmos e difundirmos os direitos humanos em todas as esferas. “Educar para os direitos humanos é educar para a humanidade, formar uma sociedade mais equitativa.” Finalizou Antonio. Texto: Vanessa Pianca Projeto 1247  

1207 – Programa ATTACH™ BRASIL: um estudo de intervenção com famílias em situação de vulnerabilidade social

 A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), está desenvolvendo o Programa ATTACH™ Brasil, coordenado pela Profa. Dra. Franciéle Marabotti Costa Leite do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Este projeto visa o desenvolvimento e aumento da função reflexiva do cuidador principal e do apego seguro entre o cuidador e a criança, oferecendo um suporte essencial para famílias em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo do Programa ATTACH™ Brasil é promover a função reflexiva nos cuidadores principais e garantir um apego seguro entre eles e as crianças. A função reflexiva é uma estratégia de elaboração emocional que permite aos pais compreender melhor as necessidades emocionais de seus filhos, favorecendo uma comunicação mais eficaz e um relacionamento assertivo, crucial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento físico, neurológico e emocional das crianças. As interações saudáveis e os bons relacionamentos estabelecidos na primeira infância têm um impacto significativo na formação dos indivíduos. As famílias desempenham um papel crucial, sendo o primeiro grupo em que a criança tem a oportunidade de aprender, crescer e ter suas necessidades básicas atendidas. Entretanto, famílias em situação de vulnerabilidade enfrentam diversos desafios que podem comprometer o desenvolvimento infantil. A ocorrência de adversidades como violência doméstica, baixa renda, desemprego, abuso de substâncias, separação ou divórcio podem atuar como estressores no contexto familiar, prejudicando o bem-estar e o desenvolvimento das crianças. Pesquisas mostram que adversidades na infância estão associadas a consequências negativas ao longo da vida, incluindo problemas de saúde física e mental, comportamentos de risco e dificuldades no desenvolvimento social e emocional. A teoria do apego, desenvolvida por John Bowlby e aprofundada por Mary Ainsworth, destaca a importância das relações interpessoais na formação da personalidade e no desenvolvimento emocional das crianças. A função reflexiva, quando aplicada à parentalidade, facilita aos pais um melhor entendimento das necessidades emocionais de seus filhos, promovendo um relacionamento saudável e seguro. Em famílias em situação de vulnerabilidade, a função reflexiva e a mentalização são ferramentas essenciais que capacitam os pais a responderem adequadamente às necessidades de seus filhos, reorientando as relações parentais e garantindo a segurança emocional das crianças. Essas estratégias podem desempenhar um papel fundamental na quebra de ciclos de insegurança de apego e na promoção de relacionamentos saudáveis e duradouros. Intervenção ATTACH™ e seus Benefícios O Programa ATTACH™ é uma intervenção que visa otimizar a parentalidade, o desenvolvimento infantil e o comportamento em famílias de alto risco expostas a adversidades. Através do uso da função reflexiva, o programa busca proteger as crianças contra maus-tratos, promovendo mudanças duradouras nas famílias e impactando positivamente as gerações futuras. Estudos demonstram que o ATTACH™ melhora a qualidade da interação entre pais e filhos, contribuindo para um desenvolvimento infantil saudável. Esta intervenção é uma ferramenta poderosa para profissionais de saúde que trabalham com famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo recursos adequados para enfrentar os desafios do relacionamento parental. O Programa ATTACH™ Brasil representa um avanço significativo no apoio a famílias vulneráveis, fortalecendo os laços afetivos e promovendo um desenvolvimento saudável para as crianças. Com a coordenação da Profa. Dra. Franciéle Marabotti Costa Leite e o apoio da FEST, o projeto promete trazer impactos intergeracionais positivos, transformando vidas e garantindo um futuro mais promissor para as novas gerações. Projeto 1207 Texto: Vanessa Pianca

1053 – UFES E HUCAM lideram ensaio clínico para controle de LDL-C em pacientes com doença cardiovascular

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais (HUCAM/Ebersh) estão na vanguarda da pesquisa médica no Brasil com um novo ensaio clínico randomizado em clusters. Este estudo, realizado com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, tem como objetivo avaliar uma intervenção de melhoria de qualidade centrada no paciente, utilizando uma plataforma de dados do mundo real para controle de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) em pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida (ASCVD). Coordenado pelo Prof. Dr. José Geraldo Mill do Departamento de Clínica Médica (DCM) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o estudo avalia se elevação do LDL-C é um fator de risco causal significativo para a ASCVD, uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. Estudos demonstraram que a redução do LDL-C com o uso de estatinas é uma forma robusta e econômica de reduzir a carga de ASCVD em indivíduos de alto risco. As diretrizes de prevenção cardiovascular no Brasil recomendam fortemente a redução do LDL-C para mitigar os riscos associados à ASCVD. Apesar das evidências robustas sobre os benefícios da redução do LDL-C, existe um hiato considerável na conscientização e tratamento do colesterol no Brasil. Este déficit sublinha a necessidade urgente de projetos que traduzam o conhecimento científico em práticas clínicas eficazes, melhorando assim os resultados de saúde dos pacientes. Este ensaio clínico randomizado em clusters é um estudo pragmático destinado a avaliar o impacto de uma intervenção digitalmente habilitada para a melhoria da qualidade no controle do LDL-C. Ensaios deste tipo são considerados a forma mais rigorosa de pesquisa clínica para testar intervenções educacionais e ativas que visam mudar comportamentos ou práticas clínicas. O principal objetivo do estudo é avaliar se a intervenção proposta pode efetivamente melhorar o controle do LDL-C em pacientes com ASCVD. A intervenção utiliza uma plataforma digital de dados do mundo real, permitindo uma abordagem centrada no paciente e baseada em evidências para a gestão do colesterol. A parceria entre a UFES, HUCAM/Ebserh, FEST e o Hospital Albert Einstein reforça a importância e o alcance deste estudo. A colaboração entre estas instituições permite a combinação de recursos e expertise para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. Espera-se que os resultados deste ensaio clínico contribuam significativamente para a prática clínica no Brasil, oferecendo uma solução eficaz e baseada em evidências para o controle do LDL-C em pacientes com ASCVD. A implementação bem-sucedida desta intervenção pode levar a uma redução significativa na carga de doenças cardiovasculares no país.   Projeto 1053 Text: Vanessa Pianca

1206 – Pesquisa Nacional de Saúde Mental (PNSM) da População Brasileira: uma iniciativa inédita no Brasil

Em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), a Pesquisa Nacional de Saúde Mental (PNSM-Brasil) surge como um marco na investigação da saúde mental no país. Sob a coordenação da médica psiquiatra Profa. Dra. Maria Carmen Moldes Viana, do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFES, o estudo produzirá informações essenciais sobre a magnitude e características do adoecimento mental, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que melhor respondam às demandas da população brasileira. A PNSM-Brasil conta com a colaboração de instituições renomadas como a Universidade de Harvard, que coordena o Consórcio Mundial de Saúde Mental, uma iniciativa da OMS da qual a PNSM-Brasil fará parte, juntamente com outros 30 países. O Departamento de Políticas de Saúde da Escola de Medicina da Universidade de Harvard será responsável pela implementação da versão computadorizada do instrumento de pesquisa na plataforma Blaise, e contribuirá para o controle de qualidade dos dados coletados e a consolidação dos bancos de dados. A Universidade de Michigan contribuirá com o treinamento da equipe para a aplicação do Composite International Diagnostic Interview (CIDI), um instrumento estruturado para a avaliação diagnóstica dos transtornos mentais. A realização do estudo foi uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, visando realizar a primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental da população brasileira. Com o aumento da morbidade e mortalidade por doenças não transmissíveis, torna-se imperativo entender a epidemiologia dos transtornos mentais para melhor direcionar políticas públicas de promoção da saúde mental e prevenção do adoecimento, além de identificar determinantes sociais e ambientais dos transtornos mentais e lacunas de assistência e tratamento recebido nos serviços de saúde. Objetivo: Investigar a epidemiologia dos transtornos mentais na população brasileira: identificar prevalências, determinantes sociais, uso de serviços de saúde, custos e consequências. Método: Estudo transversal de base populacional com amostra representativa de brasileiros domiciliados, com 15 anos ou mais, usando o CIDI 5.0 aplicado por entrevistadores treinados. Financiamento: Ministério da Saúde. Tipo de Estudo: Inquérito transversal avaliando uma amostra probabilística da população geral brasileira. População-Alvo: Brasileiros de 15 anos ou mais, residentes em unidades domiciliares em todas as regiões. Exclusões: Populações privadas de liberdade, povos originários, quilombolas, população em situação de rua e institucionalizada.   A Importância de Estudos Epidemiológicos em Saúde Mental Estudos têm evidenciado elevadas taxas de transtornos mentais em todas as populações, afetando quase um bilhão de pessoas no mundo. Dependendo do tipo e da gravidade, os transtornos mentais podem reduzir a longevidade em até 20 anos e são uma das principais causas de incapacidade global, afetando, particularmente, a população jovem e economicamente ativa. A alta prevalência e o início precoce dos transtornos mentais contribuem significativamente para a carga global de doenças, sem evidências de redução desde os anos 1990. No Brasil, a saúde mental representa uma grande parte da carga de doenças. Transtornos depressivos, de ansiedade e uso de álcool são os mais prevalentes, com impacto significativo em termos de anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs) (Disability Adjusted Life Years, ou anos de vida perdidos ajustados por incapacidade). Entre 1990 e 2018, transtornos mentais e por abuso de substâncias foram a terceira maior causa de DALYs no Brasil. Estudos recentes indicam um aumento na prevalência de depressão e ansiedade, no uso de medicamentos psicoativos e na busca por atendimento médico. Desafios e Oportunidades na Saúde Mental Brasileira Apesar da alta prevalência, os transtornos mentais enfrentam desafios como o estigma, a falta de infraestrutura e recursos e a insuficiência de profissionais capacitados. A maioria dos indivíduos em países de baixa e média renda não recebe tratamento adequado. Estudos epidemiológicos prévios, como o São Paulo Megacity, revelaram alta prevalência de transtornos mentais e comorbidades, além do uso insuficiente de serviços e tratamentos inadequados. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa e respeitará rigorosamente a confidencialidade dos dados dos participantes. Serão tomadas medidas para minimizar o desconforto emocional dos participantes durante a coleta de dados. Todas as informações serão armazenadas de forma segura, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Espera-se que a PNSM-Brasil se transforme em um instrumento contínuo de vigilância epidemiológica em saúde mental no país, fornecendo dados valiosos para a formulação de políticas públicas e melhorando a qualidade de vida da população brasileira. A FEST e a UFES estão comprometidas com a promoção da saúde mental no Brasil. A realização da PNSM-Brasil é um passo crucial para compreender melhor os desafios enfrentados pela população e para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e tratamento. Esta pesquisa não apenas coloca o Brasil na vanguarda dos estudos em saúde mental, como também reforça a importância de parcerias internacionais e interinstitucionais na busca por soluções em saúde coletiva. Projeto 1206 Texto: Vanessa Pianca

896 – Laboratório Multiusuário NB-3 DA UFES:: uma nova era para a Pesquisa em Patógenos ee Alto Risco no Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo deu um passo decisivo no campo da pesquisa científica com a construção do Laboratório Multiusuário NB-3 da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Claudio de Oliveira Gomes, do Departamento de Patologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o laboratório é uma conquista estratégica para o avanço da biomedicina na região e tem o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST)  e da Financeira de Estudos e Projetos (Finep).  O Laboratório NB-3, já em pleno funcionamento, e é dedicado à vigilância epidemiológica e à caracterização de vírus e patógenos de alto risco biológico, como o SARS-CoV-2, além de outros agentes infecciosos como o HIV, o Mycobacterium tuberculosis, o Zika vírus e o Epstein-Barr vírus. O laboratório permite a manipulação, isolamento e caracterização desses organismos em um ambiente seguro e altamente controlado, de acordo com os padrões internacionais de biossegurança estabelecidos pela OMS e CDC.  O principal objetivo do Laboratório NB-3 é fornecer uma infraestrutura de ponta para a manipulação e estudo de agentes biológicos de alto risco, oferecendo suporte direto a pesquisadores da UFES e de outras instituições de pesquisa. O espaço é composto por duas salas principais: uma para cultivo celular e outra para análises fenotípicas, moleculares e funcionais dos patógenos. A sala de cultivo celular está equipada com cabines de proteção biológica NB-2, incubadoras com suporte de CO2, microscópios e freezers para garantir a integridade dos microrganismos manipulados. Já a sala de análises complementares conta com unidades de citometria de fluxo e equipamentos para a caracterização molecular dos patógenos, incluindo um ultra freezer e equipamentos avançados de microscopia.  Até recentemente, o Espírito Santo carecia de uma infraestrutura própria de nível NB-3, o que obrigava os pesquisadores a realizarem estudos em laboratórios de outros estados ou no exterior, acarretando altos custos operacionais e atrasos na condução dos projetos. Agora, com a estrutura local no Núcleo de Doenças Infecciosas DI do CCS, a UFES torna-se autossuficiente para a realização de pesquisas complexas com patógenos de alto risco, proporcionando agilidade e maior controle sobre os experimentos.  Essa conquista é particularmente relevante em um momento em que 14 projetos diretamente ligados à pesquisa da COVID-19 estão em andamento na UFES, envolvendo estudos que exigem o isolamento e manipulação do vírus SARS-CoV-2. O laboratório NB-3 não só atende a essas demandas, como também amplia as oportunidades de pesquisa sobre outros agentes infecciosos que anteriormente dependiam de parcerias externas.   Impacto na Pesquisa e Formação Acadêmica  Com o funcionamento do laboratório NB-3, a UFES agora oferece suporte direto a 77 pesquisadores e cerca de 210 alunos de pós-graduação**, integrando pesquisas de alta complexidade a 8 programas de pós-graduação da universidade. A instalação também fortalece os grupos de pesquisa interdisciplinar, possibilitando a criação de novas linhas de investigação científica com potencial para impacto internacional. Entre os projetos já beneficiados pela estrutura estão iniciativas de grande importância, como: Vigilância Epidemiológica e Ambiental de SARS-CoV-2 na Região Metropolitana de Vitória-ES**, coordenado pela Profa. Liliana Cruz Spano; Desenvolvimento de Teste Imunocromatográfico Rápido para Detecção de Anticorpos IgA anti-SARS-CoV-2**, liderado pelo Prof. Marco Cesar Cunegundes; Proteômica do SARS-CoV-2**, com a participação do Prof. Teodiano Freire Bastos Filho e a Johns Hopkins University.  Além de promover o avanço científico, o laboratório NB-3 possibilita uma maior integração com a iniciativa privada, criando oportunidades de parcerias para o desenvolvimento de tecnologias e prestação de serviços. Esse novo ambiente também impulsiona a internacionalização dos programas de pesquisa, fortalecendo as colaborações globais já existentes, como os projetos com a Boston University, University College London e Rutger New Jersey Medical School, que agora contam com suporte local para estudos sobre tuberculose e leishmaniose. A entrada em operação do Laboratório Multiusuário NB-3 na UFES representa um marco histórico para a ciência no Espírito Santo. A estrutura traz independência técnico-científica para a realização de pesquisas com patógenos de alto risco biológico, colocando a UFES em posição de destaque no cenário nacional e internacional. Mais do que um avanço para a pesquisa em saúde pública, o laboratório contribui significativamente para a formação de novos cientistas, consolidando o papel da universidade como um centro de excelência em pesquisa biomédica. Com essa nova infraestrutura, a UFES e a FEST se preparam para enfrentarem desafios futuros com mais eficiência e fortalecer seu compromisso com a inovação, a ciência e o desenvolvimento sustentável. Projeto 896 Texto Vanessa Pianca  

1227- CONNECT: inovação e colaboração transformadora entre UFES e FEST

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com o apoio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST), lançou o projeto ConneCT, uma iniciativa que visa conectar desafios empresariais reais a soluções inovadoras desenvolvidas por estudantes talentosos sob a mentoria de professores especialistas. Coordenado pelo Dr. Luciano Raizer, professor do Departamento de Tecnologia Industrial do Centro Tecnológico (CT) da UFES e presidente da FEST, o ConneCT promete ser um marco na colaboração entre a academia e o setor empresarial. O ConneCT é uma plataforma que proporciona a formação inovadora dos estudantes do Centro Tecnológico da UFES, capacitando-os a desenvolver projetos que respondam diretamente às necessidades e desafios reais das empresas. Com uma metodologia própria e um espaço físico especialmente projetado para promover a colaboração ativa, o ConneCT transforma ideias em soluções concretas e eficazes.  CONTEXTO Vivemos em um mundo em constante evolução e inovação, com mais de 12,7 mil startups no Brasil, segundo a ABStartups. As universidades, com sua vasta riqueza de conhecimento e jovens talentos, são um terreno fértil para o surgimento de inovações. O ConneCT aproveita esse potencial para enfrentar os desafios das empresas e promover um ciclo contínuo de desenvolvimento e progresso. O principal objetivo do ConneCT é capacitar os estudantes do Centro Tecnológico da UFES, preparando-os para enfrentar desafios reais das empresas com soluções inovadoras. Esta iniciativa visa não apenas o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também a geração de impacto positivo no mercado, criando um ambiente onde o conhecimento e a prática se encontram. O funcionamento do ConneCT é simples e eficiente: Apresentação do Desafio: A empresa apresenta seu desafio específico. Elaboração de Planos: Times de estudantes elaboram planos e soluções inovadoras. Propostas: Os times apresentam suas propostas às empresas. Seleção: A empresa escolhe o time com a melhor solução. Contrato: Assinatura de contrato com a FEST. Desenvolvimento: O projeto é desenvolvido ao longo de quatro meses. Gestão: Gestão contínua do projeto com relatórios periódicos. Entrega: Entrega final do projeto com soluções inovadoras e práticas.  PARTICIPE DO CONNECT Empresas interessadas em participar do ConneCT podem aderir ao programa e contribuir para o desenvolvimento de novos talentos enquanto buscam soluções inovadoras para seus desafios. A próxima rodada, Rodada 202402, terá o desenvolvimento dos projetos de agosto a novembro, com a adesão em junho e a apresentação dos desafios em julho. Apresente Seu Desafio e Surpreenda-se com as Soluções Participe do ConneCT! Cadastre sua empresa em nosso formulário e explore oportunidades únicas de colaboração e inovação. Cadastre-se agora e conecte-se à inovação: [https://forms.gle/JsxYPcjymXaktdxD9](https://forms.gle/JsxYPcjymXaktdxD9) Para mais informações sobre o ConneCT, visite o site da FEST e fique por dentro das novidades dessa iniciativa transformadora. Projeto 1227 Texto Vanessa Pianca

979- Qualidade no ensino, pesquisa e extensão: projeto da UFES com apoio da FEST

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em colaboração com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), está implementando um novo projeto focado na melhoria das condições de oferta de ensino, pesquisa e extensão coordenado pelo Prof. Dr. Reginaldo Célio Sobrinho do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) do Centro de Educação (CE). Com mais de cinco décadas de existência, o CE é um pilar na formação de docentes e pesquisadores, desempenhando um papel fundamental na educação básica e superior no Espírito Santo. O projeto visa promover a qualidade nas condições de oferta do ensino, desenvolvimento da pesquisa e extensão no CE. As ações envolvem desde a melhoria de infraestrutura até a internacionalização dos estudos, passando pela aquisição de equipamentos e materiais de consumo, garantindo assim um ambiente adequado para a formação e convivência de estudantes, professores e técnicos-administrativos (TAEs). O CE tem sido um importante espaço de formação inicial e continuada de docentes e pesquisadores, além de atuar na educação infantil por meio do Centro de Educação Infantil “Criarte”. O desenvolvimento de projetos de extensão, pesquisa e estágio curricular, em parceria com redes de ensino, permite uma troca constante de experiências entre professores do magistério superior e da educação básica, ampliando e potencializando os processos de ensino e gestão nas escolas públicas. Dessa forma, é evidente a necessidade de ações articuladas para a melhoria contínua das condições de trabalho no CE. A aquisição de material de consumo, contratação de palestrantes, concessão de ajudas de custo para participação em eventos científicos, formação continuada dos TAEs e docentes, e melhorias na infraestrutura física são elementos fundamentais para o sucesso das atividades acadêmicas.  Resultados Esperados e Indicadores O projeto delineou diversos resultados esperados e indicadores para mensuração do progresso, incluindo: Aquisição de material de consumo e equipamentos: Divisão do orçamento por área de investimento. Pagamento de passagens e contratação de hospedagem para palestrantes: Quantitativo e diversificação institucional de palestrantes em eventos científicos. Pagamento de passagens e hospedagem para membros de bancas de concursos: Quantitativo e diversificação de membros externos. Ajuda de custos para TAEs, estudantes e/ou professores para eventos científicos: Quantitativo de beneficiados. Serviços de revisão, editoração e publicação de materiais: Quantidade de obras publicadas e diversificação de temas e autores. Formação continuada: Quantidade de eventos realizados, temáticas abordadas e número de participantes. Paisagismo e preservação ambiental: Quantidade de áreas revitalizadas. Implementação do Plano de Cultura e Programa de Memória Audiovisual do CE: Diversificação das ações e número de participantes. Adequação de espaços para acolhimento de bebês e crianças pequenas: Aquisição de materiais e recursos pedagógicos. Este projeto representa um passo significativo para a UFES e o CE, reafirmando seu compromisso com a excelência na educação, pesquisa e extensão. Com o apoio da FEST, a iniciativa busca criar um ambiente mais robusto e inclusivo, promovendo o desenvolvimento acadêmico e profissional de toda a comunidade envolvida. Projeto 979 Texto Vanessa Pianca