FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia

705 -Programa de extensão curso de línguas

Vinculado ao Núcleo de Línguas, do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), este projeto tem por objetivo a oferta de cursos de línguas para a comunidade acadêmica e o público em geral, com baixo ou nenhum custo. Com foco especial nas pessoas com perfil socioeconômico desprivilegiado, a oferta de cursos de línguas no âmbito da Ufes também cumpre papel inclusivo, uma vez que visa possibilitar a existência de um espaço que dê  oportunidade de aprendizagem de um novo idioma. Desde a década de 1950, a Ufes tem sido pioneira na oferta de cursos de graduação vinculados ao ensino da língua materna e também de estrangeiras, contribuindo, dessa forma, na formação de professores e especialistas em línguas e literaturas. Um exemplo de que os cursos de línguas seguem com grande relevância para a Ufes, é o fato de que, recentemente, e em constante sintonia com as diretrizes enunciadas pelos órgãos competentes, a universidade vem ofertando, além dos cursos de Letras-Português e Letras-Inglês, também as licenciaturas duplas em Português-Espanhol, Português-Francês e Português-Italiano, expandindo, assim, o número de profissionais competentes no uso de línguas em suas modalidades oral e escrita e da diversidade linguística, literária e do desenvolvimento científico que a inserção desses cursos propicia. Entre as principais metas do projeto para este e para os próximos anos estão: a ampliação da oferta de turmas nos cursos de línguas estrangeiras,  a oferta regular de 10% das vagas nos cursos para bolsistas, o aumento do número de estudantes de Letras atuando no projeto por meio da capacitação intensiva e a realização de encontros acadêmicos abertos à comunidade externa. Projeto 705 Texto: Agência Agora ES

941 – Curso de extensão: “Aperfeiçoamento Escola da Terra”

Imagem ilustrativa

A formação continuada de professores é o objetivo principal do projeto, que contempla escolas em que os docentes lecionam para alunos de diferentes níveis de aprendizado em uma mesma sala de aula; prática comum nas escolas voltadas para a educação no campo, localizadas na zona rural. O curso de formação chegará à sua terceira edição promovendo a certificação de cerca de 400 professores que hoje atuam em salas de aula voltadas à Educação do Campo com alunos de séries distintas.  Além dos professores que já contam com nível de graduação, o curso também abrangerá os docentes que, estão fora desse perfil, dando a eles a oportunidade de se informar, ler, estudar e aprender mais sobre todos os aspectos do ambiente no qual estão inseridos, neste caso, na zona rural. O projeto também é voltado a suprir lacunas deixadas pelo Estado no que ser refere à promoção e à valorização das escolas rurais. Nesse sentido, o “Aperfeiçoamento Escola da Terra” visa contribuir com a formação continuada e qualificação teórica e prática de profissionais do ensino, objetivando garantir educação escolar e não-escolar diferenciada no contexto da educação no campo, como foco, como citado anteriormente, nas escolas em que é usual a prática de abrigar alunos de níveis diversos de aprendizado na mesma sala de aula.  Estão entre as metas a serem alcançadas pelo projeto a institucionalização e o fortalecimento do trabalho coletivo como meio de reflexão teórica e construção da prática pedagógica, bem como a realização de pesquisas visando ao aprofundamento de questões relacionadas à educação diferenciada na perspectiva dos povos tradicionais, suas culturas e territórios, agricultura familiar agroecológica e, por fim, saberes da terra.   Projeto 941 Texto: Agência Agora ES

929 – Museu de Ciências da Vida

Divulgação Ufes

O projeto Museu de Ciências da Vida (MCV) visa à promoção, difusão e popularização em torno da vida e do corpo humano. Entre os principais objetivos da ação estão a manutenção das condições adequadas para funcionamento do MCV, bem como do laboratório de “plastinação”, o que inclui aquisição de equipamentos, estrutura física e de insumos diversos. Contando com o apoio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), a proposta também inclui, ainda, o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de atuação do museu e para além delas, criando, assim, oportunidade de participação para os alunos de graduação de pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de demais instituições de ensino.  A promoção de cursos, palestras, formações continuadas para professores e de exposições itinerantes, também  é parte do escopo desse projeto, cujo investimento previsto alcança os R$ 250 mil. A justificativa do projeto traz à tona o fato de que a educação científica, no Brasil, ainda é um desafio a ser superado. A maioria esmagadora da população vê o conhecimento científico como algo distante e inalcançável, pois grande parte das escolas brasileiras não possuem qualquer estrutura de laboratório de ciências . Além disso, os  professores não contam com a  formação nem com as  ferramentas ideais para que este tema seja trabalhado de maneira efetiva. E, é a partir dessa perspectiva, que esse projeto também tem como objetivo principal manter e oferecer à comunidade um instrumento de ensino não formal, que promoverá a difusão do conhecimento científico de qualidade para todos os públicos.  Por meio da expansão e popularização do conhecimento científico oportunizadas pelo pleno funcionamento do MCV, haverá grande transformação social pela educação no estado do Espírito Santo, uma vez que as visitas a mostras e exposições de ciências são ferramentas poderosas e eficazes para a transformação socioeducativa de um povo. Projeto 929 Texto: Agência Agora ES  

918 – Saberes indígenas na escola

O principal foco do projeto é a formação continuada de professores indígenas que atuam nas escolas das aldeias localizadas em Aracruz, no litoral do Espírito Santo. A proposta também visa proporcionar as condições necessárias para que aconteça a troca intercultural e bilíngue entre os docentes Tupinikim e Guarani na região. No que se refere aos subsídios e recursos destinados ao projeto, sua aplicação será destinada à elaboração de currículos e materiais didáticos e paradidáticos, atendendo, dessa forma, a demanda da comunidade educativa de cada um dos povos em questão. O presente projeto também se justifica pelo fato de a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) integrar, desde suas edições anteriores, a Rede Saberes Indígenas na Escola (SIE), responsável por articular as instituições de ensino superior no País, visando, junto aos coletivos envolvidos, o desenvolvimento de propostas inovadoras de formação continuada de professores indígenas, garantindo o amplo acesso ao ensino e à pesquisa, valorizando, assim, conhecimentos e processos socioeducativos próprios em diferentes contextos e formatos. As metas dessa proposta são sólidas e totalmente possíveis de serem concretizadas, uma vez que elas tratam  do acesso e da utilização, em sala de aula, de materiais didáticos e paradidáticos produzidos pelos próprios indígenas, além da valorização de modalidades interculturais nos processos de ensino e aprendizagem de leitura, escrita, entre outros saberes a serem desenvolvidos. Projeto 918 Texto: Agência Agora ES      

840 – Evolução da Distribuição do Tamanho de Gotas de Emulsões na Linha de Produção

Este projeto tem como um dos seus principais objetivos a avaliação da distribuição do tamanho de gota de emulsão (DTG) de escoamento de petróleo. A proposta inicial é de que essa análise seja feita durante o processo de produção, desde o poço de petróleo até o vaso separador. A pesquisa também pretende que todas as análises propostas em seu escopo tenham caráter teórico e experimental, por meio do escoamento de fluidos-modelo em escala laboratorial, mas mantendo a similaridade hidrodinâmica da emulsão. Essa é uma iniciativa cuja justificativa aponta que, devido aos efeitos cisalhantes e turbilhonares, o escoamento de petróleo nas linhas de produção, a partir do poço até a plataforma, promove a redução do tamanho de gotas presentes na emulsão óleo-água e quanto menor o tamanho de gotas, mais trabalhoso será o processo de separação das fases do escoamento. Diante disso, fica claro que essa é uma etapa necessária para o enquadramento das propriedades do óleo exportado.  Resultados esperados Com a implantação do projeto “Evolução da Distribuição do Tamanho de Gotas de Emulsões na Linha de Produção”, espera-se que os estudos propostos sejam voltados para os seguintes aspectos: Análise da reologia de emulsões de fluidos modelo hidrodinamicamente similares a emulsões de petróleo; Análise paramétrica sobre a influência das propriedades do escoamento de emulsões sobre a distribuição do tamanho de gota – DTG; Avaliação da importância de válvulas e tubos no processo de quebra de gotas em escoamento de emulsões-modelo hidrodinamicamente similares ao escoamento de emulsões de petróleo; Determinação dos parâmetros de influência na similaridade hidrodinâmica de escoamento de emulsões de petróleo e fluidos modelo; Visualização e avaliação estatística do processo de quebra de gotas em escoamento de emulsões-modelo hidrodinamicamente similares a emulsões de petróleo. O projeto, no modelo em que está sendo proposto, terá um custo de R$ 4.218.433,49, em investimentos oriundos da Petrobras, e que deverão ser aplicados de acordo com o cronograma de execução da proposta. Projeto 840 Texto: Agencia Agora ES

825 – Desenvolvimento de métodos numéricos não estruturais para modelagem sísmica

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de métodos discretos ao modelo matemático da propagação de ondas acústicas, no campo do tempo e da frequência, mirando o desenvolvimento de formulações numéricas que possibilitem o emprego de malhas não estruturadas, viabilizando, assim, o uso de pontos de “discretização” do domínio que não obedeçam a uma regra de formação e que também não precisarão ter o mesmo espaçamento entre eles. A proposta se justifica pela apresentação de métodos reconhecidamente efetivos na solução de problemas relacionados à área da Engenharia, sendo que eles contribuirão com o desenvolvimento desse campo de atuação no Estado. A efetivação desse projeto resultará em benefícios significativos no que diz respeito ao âmbito da modelagem sísmica, tanto por fornecer maior precisão e operacionalidade, como por gerar um processamento computacional mais moderno e atraente, especialmente, na elucidação das equações diferenciais parciais de grande aplicação na indústria. Existe a preocupação dessa proposta com o viés acadêmico uma vez que, antes de sua formulação, pensou-se na importância da participação dos alunos no manuseio e no desenvolvimento das técnicas apresentadas nela.  A contribuição na formação dos alunos que porventura se disponham a participar de todas as etapas do projeto se daria pelos seguintes aspectos: mostrar as aplicações na engenharia de modelos matemáticos, apresentar as dificuldades envolvidas na elaboração dos códigos computacionais e interpretar e validar os resultados e, por fim, por oferecer-lhes a oportunidade de envolvimento com uma área de grande importância cuja demanda profissional segue crescendo dia após dia. Dentre os principais resultados esperados estão o desenvolvimento de indicativos para avaliação de potencialidades dos métodos na análise sísmica – melhorando o tempo computacional e a precisão em face de indicativos anteriores -, a obtenção de informações e dados auxiliares para solução de problemas na sísmica de reflexão, além da proposição da técnica de superposição de domínios com o MEC, que seria mais uma ferramental disponível para comparação de resultados com outras técnicas convencionais. Projeto 825 Texto; Agência Agora ES

830 – Análise de asfaltenos e suas subfrações por FT-ICR MS

Vinculada ao Centro de Ciências da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), essa é uma proposta cujo principal objetivo é o desenvolvimento do projeto de pesquisa: “Análise de asfaltenos e suas subfrações por FT- ICR MS”, ou seja, o que se pretende neste trabalho é realizar estudos acerca de fracionamentos de asfaltenos por meio de solventes e também de materiais adsorventes. Nesse caso, a ideia inicial é que as frações sejam caracterizadas por infravermelho, análise elementar, análise de metais e, também, por técnicas analíticas de alta resolução. Como ponto de partida para a justificativa do projeto em questão, ressalta-se o fato o fato de que os asfaltenos estão associados a diversos problemas na indústria de petróleo, tanto nas etapas iniciais do fluxo de trabalho quanto na logística, envolvendo o transporte dos produtos das refinarias para os locais de consumo. Isso se deve à facilidade que o material possui de se agregar e se depositar em diferentes superfícies. Tendo em vista esses aspectos, mostra-se necessária a realização de estudos que determinem a estrutura molecular dos asfaltenos, seus agregados, os mecanismos de formação, composição química, bem como seu comportamento físico-químico. Com isso, será possível aprimorar o processo de produção e também desenvolver um modelo de tratamento que reduza, consideravelmente, os problemas associados a esse material. Os resultados esperados ao longo da realização do projeto são: confirmar as potencialidades da técnica de MS como ferramenta analítica para estudos em petroleômica de amostras de asfalteno, determinar quais são as principais classes  heteroatômicas presentes no material, determinar a eficiência do método de subfracionamento a partir de seus parâmetros físico-químicos, dentre outros. Os investimentos voltados para a estruturação e implantação do projeto são estimados em R$1,3 milhão, fruto de um termo de cooperação entre a Ufes, a Petrobrás e a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest). Projeto 830 Texto: Agencia Agora ES

Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da área ambiental I – porção capixaba do rio Doce e região marinha e costeira adjacente

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática – Área Ambiental I Porção Capixaba do Rio Doce e Região Costeira e Marinha Adjacente (PMBA)  – é executado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por meio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest) e tem o objetivo de apoiar as ações reparatórias de interesse público relacionadas aos impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão na biodiversidade aquática. O mapa de atuação do PMBA compreende ambientes continentais (rios, estuários, lagos) e marinhos (praias, costa e mar), contemplando a porção capixaba da bacia hidrográfica do rio Doce e faixa marítima de Guarapari (ES) até Abrolhos (BA). O programa tem o objetivo de identificar os impactos agudo e crônico sobre as espécies e a cadeia alimentar, além de avaliar o habitat de fundo marinho, a qualidade da água e a ecotoxicidade, ou seja, o potencial tóxico de contaminação por metais nos organismos vivos e físico-químicos (sedimentos, água, temperatura, luz, etc). Para realização do monitoramento, estão envolvidos cerca de 500 profissionais, entre eles colaboradores, pesquisadores e acadêmicos. Além disso, é priorizada a contratação de mão de obra local, como pescadores e catadores de caranguejo. São utilizados na pesquisa drones, aeronaves e embarcações de pequeno, médio e grande portes, além de sensores de diversos tipos, imagens de satélites e boias automatizadas, equipadas com instrumentos específicos para esse tipo de estudo. O PMBA é dividido em três ambientes (Dulcícola, Costeiro e Marinho) e 34 áreas temáticas. Cada uma delas realiza expedições de coletas e estudos específicos voltados ao seu campo de atuação. São elas: Ambiente Dulcícola: Modelagem hidrológica A Modelagem Hidrológica possibilita conhecer melhor as condições de chuva, vazão e sedimentos das áreas monitoradas pelo PMBA. O estudo fornece informações sobre as características abióticas dos pontos onde acontecem as coletas de amostras para posterior análise, necessárias para a complementação da avaliação dos impactos do rejeito. O método utilizado é de fundamental importância para a verificação do balanço hídrico da bacia do rio Doce, que permite conhecer a quantidade de água aportada na foz do rio, ambiente estuarino-marinho localizado em Regência, Linhares (ES). Além de permitir conhecer os dados climáticos da bacia do Doce, tais como velocidade do vento, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica e incidência de radiação solar, com a modelagem hidrológica é possível saber, também, o percentual de água que vem das diversas regiões existentes na bacia, ou seja, dos principais afluentes do rio Doce. A partir de 2022, foi incorporada ao monitoramento a modelagem de sedimentos, facilitando o reconhecimento da locomoção do rejeito na bacia. Avaliação de uso e ocupação do solo da bacia x qualidade da água Esta área temática é responsável pela caracterização e análise das inter-relações envolvendo ações na bacia hidrográfica do rio Doce e os aspectos que envolvem a quantidade e qualidade da água e a biodiversidade aquática. Para isso, a equipe acompanha as ações de compensação e recuperação ambiental desenvolvidas pela Fundação Renova, propondo medidas de controle e melhorias e buscando maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos. O levantamento e análise dessas informações, bem como sua espacialização sobre território delimitado pela bacia do rio Doce, subsidiam mais elementos para qualificar as análises de dados. A partir da investigação feita por meio da modelagem e otimização, é possível compreender os efeitos dessas ações na quantidade e qualidade da água, na biodiversidade e também nos fluxos de água, no sedimento e nos nutrientes. Hidrologia e Transporte de Sedimentos A área temática Hidrologia e Transporte de Sedimentos realiza o monitoramento dos aportes de águas (vazões) e de descargas de sedimentos no rio Doce. Também são avaliadas concentrações de sedimentos e os tamanhos dos grãos (granulometria) dos sedimentos no leito e suspensos na água. Os dados monitorados permitem estabelecer uma relação entre altura do nível da água do rio e sua vazão, para que possam ser calculados os aportes de água e, posteriormente, de sedimentos. Além dos fluxos de sedimentos, também são feitas estimativas de fluxos de nutrientes e de metais no rio Doce com o objetivo de subsidiar outras áreas temáticas do PMBA, auxiliando na interpretação conjunta dos resultados, principalmente, no que diz respeito à contribuição continental sobre a qualidade da água na região costeira adjacente à foz do rio Doce. O excesso de sedimentos nos corpos d’água pode alterar suas características físico-químicas, reduzir a camada onde ocorre a penetração da luz, causar assoreamento, alterar processos químicos naturais e liberar poluentes agregados às partículas dos materiais sedimentares (nutrientes e metais pesados, por exemplo). Além disso, podem prejudicar muitos organismos aquáticos por causa do soterramento e entupimento de suas estruturas respiratórias (brânquias) por dificultar a coleta (seres filtradores) e a busca visual por alimento. As alterações nos fluxos de nutrientes e de metais no ambiente aquático podem impactar a dinâmica das comunidades biológicas, prejudicando todo o ecossistema. É durante os períodos chuvosos, vazões mais altas, que ocorre maior aporte e transporte de sedimentos nos cursos d’água, alterando processos ecológicos com aumento de turbidez ou ressuspensão de contaminantes depositados no leito e margens do rio. Limnologia Os estudos limnológicos têm como objetivo avaliar as condições ecológicas dos ecossistemas aquáticos dos rios, lagos e lagoas com ênfase em aspectos físicos, químicos e hidrobiológicos. Para isso, são coletadas amostras de água e sedimento nos ecossistemas aquáticos da região do baixo rio Doce, localizada no estado do Espírito Santo, em até 45 metros de profundidade como no caso do Lago Palmas, em Linhares. São analisados parâmetros físicos (temperatura, turbidez, material particulado em suspensão), físico-químicos (pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e potencial Redox), hidroquímicos (salinidade, nitrogênio, fósforo e silício) e hidrobiológicos (clorofila-a). É estudada a composição do sedimento dos rios e lagos através de análises de granulometria (cascalho, areia e lama), densidade e concentrações de matéria orgânica e diferentes formas de fósforo. Minerologia O estudo mineralógico no rico Doce, lagos e lagoas busca fornecer subsídios para melhor compreender a dinâmica físico-química e biogeoquímica desses ecossistemas aquáticos. Através da identificação e estimativa quantitativa da composição mineralógica dos sedimentos e dos materiais particulados em suspensão na … Ler mais

1008 – Plasma para Pirólise e Processamento de Gás Natural (PLASMA PGN)

Esse projeto foi concebido através do Edital Finesp  e tem como objetivo estudar processos de pirólise e processamento de gás natural com plasma térmico. Prevê a produção de hidrogênio, negro-de-fumo e derivados líquidos, tendo como escopo os estudos da rendimento da produção de hidrogênio a partir de um plasma de argônio com gás natural, de uma plasma de hidrogênio com gás natural, do gás natural usando um plasma com arco caminhante (Glinding arc) e também e a partir de um plasma com eletrodo de grafite, usando somente gás natural. Alfredo Gonçalves Cunha, professor e coordenador do projeto, afirma que, hoje, somente uma planta da África do Sul utiliza esse método de eletrodo com grafite para pirólise o gás natural. Segundo ele, esse processo gera mais rendimento, por isso o resultado será apresentado, no máximo, no início de 2009. “A ideia final é fazer uma ponte que vai do gás hidrogênio ao líquido e finalmente ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Pretendemos englobar tudo”, ressalta. projeto 1008 Agencia Tipz

335 – Modernização e Ampliação da Infra-estrutura do Laboratório de Soldagem do Centro Tecnológico da UFES

Fachada do Prédio CT III

O grande objetivo deste projeto é a aquisição de equipamentos e materiais de consumo visando ampliar e modernizar e infraestrutura do laboratório de soldagem do Centro Tecnológico da UFES. Essa modernização permitirá a realização de estudos, pesquisa e desenvolvimento aplicados à indústria do petróleo, gás natural, energia e meio ambiente, relacionados à otimização de processos de soldagem aplicados em materiais convencionais e especiais e , dessa forma, atender às demandas da Unidade de Negócio de Exploração e Produção do Espírito Santo (UN-ES), da Petrobras. De acordo com o professor de Engenharia Temístocles Sousa Luz, coordenador do projeto, a nova infraestrutura permitirá também a formação de recursos humanos e a realização de projetos específicos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em uma área estratégica para o setor de petróleo e gás, além de dinamizar a transferência de resultados tecnológicos para esse setor. Projeto 335