FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia

719 – Serviços Tecnológicos – Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

A premissa deste projeto é a prestação de serviços na realização de ensaios laboratoriais, emissão de pareceres, avaliação de procedimentos e metodologias utilizadas em processos industriais e em análises laboratoriais, participando e integrando  projetos afins realizados no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de outras entidades e instituições de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. Com a realização deste projeto, o Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Itufes)pretende atender às necessidades surgidas, principalmente, no desenvolvimento das atividades ligadas ao setor de petróleo e gás. Serviços como análises laboratoriais, assessorias técnicas e tecnológicas, pareceres e avaliações serão oferecidos às empresas privadas e aos órgãos públicos de fiscalização e de regulação dessas atividades. O ltufes foi criado em 1981, tem por missão apoiar e promover as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando difundir, renovar e ampliar o conhecimento tecnológico e inovar por meio de soluções tecnológicas com sustentabilidade. Projeto 719 Texto: Agência Agora ES

843 – Especialização em cálculo estrutural e fundações

Vinculado ao Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o presente projeto tem como objeto a promoção de curso de especialização para engenheiros civis já atuantes no mercado e recém- graduados de modo a especializar e atualizar dentro da área de cálculo estrutural. A justificativa do projeto é a expansão do mercado de construção nos últimos anos no Espírito Santo e em todo Brasil, o que torna ainda mais necessário profissionais qualificados em todas as áreas da Engenharia Civil, principalmente, nas áreas de Estruturas e Geotecnia. Embora tenha existido um grande avanço e desenvolvimento de softwares nessas duas áreas, muitas construções ainda são feitas em áreas passíveis de apresentarem problemas para as fundações por conta de diversos fatores que envolvem a capacidade técnica do profissional.  Projeto 843 Texto: Agência Agora ES

956 – Internalização de nano partículas metálicas presentes no material particulado atmosférico em células

O projeto está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCNH) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e tem como objeto quantificar e traçar a rota das nanopartículas oriundas do material particulado atmosférico sedimentável em compartimentos subcelulares –  desde a sua entrada até a compartimentalização em alga, in vitro –   e avaliar as respostas celulares. Considerando que a atividade siderúrgica presente em Vitória promove uma importante produção de material particulado atmosférico (MPA) de composição complexa em tipos, quantidades e aspectos físicos de seus componentes e que a presença indiscriminada de contaminantes e de possíveis consequências adversas, principalmente ao ambiente aquático, o fitoplâncton pode ser considerado um potente instrumento para a avaliação do risco ecológico de metais livres e nanopartículas (NPs) metálicas presentes em MPA e/ou de seus níveis de segurança no ecossistema aquático.  Para a avaliação desses efeitos, o fitoplâncton é considerado o mais adequado para a investigação por compor o potencial alvo direto do extrato mais básico da cadeia trófica, sendo responsável pela possível bioacumulação e posterior biomagnificação. Esses organismos são sensíveis às mudanças no seu ambiente e as respostas biológicas podem ser alteradas mesmo em níveis baixos de contaminação. O projeto de pesquisa dará continuidade aos estudos já efetuados com a biota estuarina em uma região de intensa atividade siderúrgica (região de Vitória, Espírito Santo), e frente aos resultados já obtidos, o presente projeto, de maneira inovadora, pretende elucidar questões associadas à contaminação aquática por MPA sedimentável, uma vez que, até o presente momento, a identificação/quantificação de contaminantes emergentes presentes nas MPA nunca foram consideradas nos estudos do ecossistema. Resultados esperados Os principais resultados esperados com a implantação do projeto  é a formação de profissionais qualificados e a produção de trabalhos científicos em relação ao acúmulo e distribuição dos contaminantes emergentes e não emergentes em compartimentos celulares do fitoplâncton e a identificação do estado de oxidação e estrutura cristalográfica desses contaminantes. Projeto 956 Texto: Agência Agora ES

910 – UAB – Cursos Edital 05/2018 Licenciaturas: Ciências Biológicas, Filosofia, Física, História, Química e Pedagogia / Especialização em Gestão em Saúde, modalidade de educação a distância

O projeto está vinculado à Superintendência de Educação a Distância (SEAD) e visa a oferta de 1050 vagas em cursos inseridos no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), aprovados no Edital 5/2018 (Licenciaturas: Ciências Biológicas, Filosofia, Física, História, Química e Pedagogia/Especialização em Gestão em Saúde, modalidade de educação a distância), dos processos formativos da UAB/Ufes. Dessas vagas, 900 serão nos cursos de licenciatura e 150 vagas no curso de especialização, ofertadas nos Polos Municipais de Apoio Presencial do Espírito Santo nos próximos cinco anos, de forma contributiva ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (Lei n. 13005/2014) e Diretrizes da Política Nacional de Formação de Professores, conforme plano de Trabalho aprovado pela DED/Capes. Entre os resultados esperados com o presente projeto, está o incentivo e expansão da formação de profissionais com essas oportunidades e seu principal objetivo é a gerar produtos que resultem em melhorias mensuráveis da eficácia e eficiência no desempenho da Instituição Federal de Ensino (IFE), com impacto evidente em sistemas de avaliação institucional do MEC e em políticas públicas plurianuais de educação com metas definidas.   Projetos 910 Texto Agência Agora ES

734 – Projeto UAB Edital 75 : Implantação e desenvolvimento de cursos no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UFES

Este projeto inclui a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com a implementação dos cursos, na modalidade a distância, de “Especialização em oratória, transversalidade e didática da fala para formação de professores”, “Licenciatura em Letras Italiano”, “Especialização em Ensino da Matemática no Ensino Médio” e “Especialização em Gestão Pública PNAP”. Os cursos fazem parte do Programa de Interiorização da Ufes, na modalidade aberta e a distância, e são oferecidos  nos 21 polos municipais de apoio presencial, distribuídos nos municípios de  Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova, Vila Velha e Vitória. Contam também  com a estrutura da Secretaria de Ensino a Distância (SEAD), localizada no campus de Goiabeiras,  para viabilização técnica e metodológica dos cursos. Os polos de apoio presencial possuem laboratórios específicos de cada área, biblioteca e profissionais responsáveis pela tutoria presencial e coordenação. Já o Núcleo de Ensino a Distância (ne@ad) é responsável pela gestão da plataforma interativa e demais recursos tecnológicos necessários à informação e comunicação e também conta com tutores a distância e coordenadores das unidades acadêmicas. A oferta destes cursos é de fundamental importância ao desenvolvimento da modalidade de educação a distância no país, contribuindo, assim, para a descentralização da oferta de vagas na educação superior pública brasileira, ampliando o acesso das populações mais necessitadas à educação pública, gratuita e de qualidade.   Projeto 734 Texto: Agência Agora ES

909 – UAB – Bacharelado em Biblioteconomia EaD

O presente projeto está vinculado à Superintendência de Educação a Distância (SEAD) e tem como objetivo a oferta de 450 vagas no curso de bacharelado em Biblioteconomia, modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos Polos Municipais de Apoio Presencial do Estado do Espírito Santo, conforme plano de trabalho aprovado pela DED/Capes.  A oferta tem a finalidade de fomentar e expandir a formação de profissionais bibliotecários no País, bem como de garantir um padrão nacional de qualidade à sua formação, assegurando, ao mesmo tempo, excelência quanto ao domínio dos fundamentos e conhecimentos da Biblioteconomia e a articulação com outros domínios do conhecimento para o bom desenvolvimento do trabalho de informação.  A formação profissional é de extrema relevância para proporcionar, tanto a melhoria da qualidade das atividades, serviços e produtos das bibliotecas brasileiras quanto fortalecê-las no cumprimento das suas funções sociais, que também envolvem o apoio à formação cultural e educacional da população, destacando-se suas ações subsidiárias ao desenvolvimento da educação básica de qualidade – visto que o bibliotecário tem, entre outras funções, a atribuição de gerir e mediar atividades de ação cultural, assim como de desenvolver produtos e serviços de informação destinados a toda sociedade, explorando todas as possibilidades tecnológicas existentes na denominada Sociedade da Informação.   Projeto 909 Texto: Agência Agora ES

811 – Infraestrutura laboratorial: fibra óptica na medição de nível e de interface água-óleo em tanques de produção

Este é um projeto que tem como principal objetivo Estudo e desenvolvimento de sensores para monitoração de parâmetros físicos de interesse em tanques de produção. As principais grandezas são temperatura, nível e nível de interface água-óleo, a serem medidas com a tecnologia de grades de difração (FBGs) e efeitos não-lineares em fibra. A partir dele também será avaliada a viabilidade de técnica alternativa baseada em condutividade elétrica para medição de nível de interface. Já o objetivo específico da presente proposta consiste na identificação dos talentos humanos e na formação especializada na área de sensores em fibra óptica, eletrônica embarcada de alto desempenho e instrumentação industrial no Espírito Santo. Ele também visa ao desenvolvimento de protótipos com alto grau de nacionalização e competitivos para serem absorvidos pela indústria local e nacional; bem como a concretização entre as competências do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o desenvolvimento de sensores, dando ao PPGEE visibilidade com projetos de pesquisa que podem se traduzir em valorização econômica do conhecimento através da produção de protótipos. Justificativa Entre as justificativas para a realização deste projeto destaca-se a versatilidade de sensores em fibra óptica na monitoração de parâmetros ambientais e integração a outros sistemas de medição. A transmissão dos dados mensurados e a possibilidade de monitoramento remoto de grandes áreas são favorecidas pelas características de propagação da fibra e a própria origem dessa tecnologia que foi criada justamente para a comunicação em longa distância. Outro ponto relevante que justifica a implantação deste projeto é o grande interesse científico e tecnológico que há no desenvolvimento de sensores em fibras ópticas. Dessa forma, essa colaboração é especialmente importante em setores da indústria que operam em áreas em que há maior potencial para a aplicação destes sensores em substituição a elementos de medição convencionais. Há dados científicos que atestam que esses dispositivos em fibra apresentam um enorme potencial para inovação e que também são versáteis no que se refere às possibilidades de aplicação que vão desde áreas de monitoramento ambiental até a sua utilização em sistemas de potência, na monitoração de estabilidade de estruturas usadas na engenharia civil, além de exemplos de sensores de temperatura e pressão na indústria de petróleo. Oportunidade A implementação deste projeto oportuniza a aproximação e o desenvolvimento científico e tecnológico de soluções eficazes para a monitoração, em larga escala, de sistemas sensores convencionais, como é o caso das medições na indústria de petróleo.  Investimentos O valor total do projeto está estimado em R$ 788.891,12. Os recursos serão oriundos da Petrobras e devem ser aplicados respeitando a planilha orçamentária nele apresentada. Projeto 811 Texto: Agência Agora ES

844 – Paleobat-ES: Calibração das zonas paleobatimétricas com o Quaternário da Bacia do Espírito Santo

Foto Divulgação Petrobrás

Esse é um projeto que se caracteriza por sua grande importância no auxílio à exploração de petróleo no Espírito Santo. Vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a proposta visa o estabelecimento de um modelo batimétrico para o quaternário da bacia do Espírito Santo.  A expectativa é de que o modelo implementado no presente projeto sirva de exemplo às demais bacias situadas em áreas com potencial exploratório e nas com reservatórios. Além disso, também se inclui ao projeto o trabalho de investigação em torno dos modelos de sedimentação para o talude da bacia capixaba, bem como suas relações com a variação do nível do mar e as mudanças climáticas. A concretização e efetivação do projeto se justifica pelo fato de que a maioria dos campos de petróleo descobertos nas bacias marginais brasileiras está em subsuperfície, assim, os dados indiretos (geológicos e geofísicos) assumem um importante papel nas interpretações geológicas a serem feitas.  Junta-se aos argumentos da justificativa do projeto, um aspecto muito importante dessa iniciativa que é a oportunidade de estudar a sedimentação no quaternário superior, possibilitando melhor entendimento científico das variações cíclicas de sedimentação terrígena e carbonática na margem leste brasileira, principalmente na região que possui um importante aporte sedimentar: o Rio Doce. O valor estimado do projeto é de R$ 2,9 milhões, cujos recursos deverão ser provenientes de termo de cooperação entre Petrobras, Ufes e FEST. Projeto 844 Texto: Agencia Agora ES

1084 – Curso de extensão em alfabetização e produção de materiais para estudantes com deficiência intelectual

Foto ilustrativa

Este projeto visa a oferta de formação continuada para 1 mil professores da educação básica, vinculados às escolas públicas, que estejam em exercício de suas funções em classes de crianças com deficiência intelectual. Com a proposta inicial de funcionar no formato EAD, ou seja, a distância, o “Curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Intelectual” pretende integrar o conjunto de ações para reduzir as lacunas existentes na formação de professores da educação básica a fim de trabalhar com crianças surdas e com deficiência visual. Vinculado às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o curso deve contar com atividades desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e do Grupo de Pesquisa em  Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes). Carga horária O projeto pretende cumprir carga horária de 180 horas de atividades destinadas aos professores participantes do curso, dando a eles todas as condições possíveis para aplicarem em suas respectivas salas de aula, de maneira eficaz, o que foi aprendido ao longo da formação ofertada. Investimentos Os investimentos previstos para a implantação do projeto alcançam o valor de R$ 64.770,10, recursos que, a princípio, serão provenientes de repasse do Ministério da Educação (MEC).   Projeto 1084

902/989 – Curso de extensão em alfabetização e produção de material para estudantes com deficiência sensorial

O projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tem como objetivo ofertar, em nível de extensão, formação continuada para professores de Educação Básica da rede regular de ensino que atuam com crianças em fase de alfabetização diagnosticadas com disfunção sensorial, que fazem parte dos alunos contemplados pela educação especial conforme a Política Nacional da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. As atividades da formação são desenvolvidas na modalidade a distância (EaD), com carga horária de 180 horas. Todo conteúdo ofertado no curso segue o que é preconizado pela Política Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor) e também responde ao que é preconizado na Lei nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Projeto 902/989 Texto: Agência Agora ES