Núcleo de Ciências da UFES
O Núcleo de Ciências da UFES completa 30 anos de existência, levando ao público conceitos científicos de maneira lúdica e educativa, atendendo professores e estudantes da rede fundamental, média e superior do Estado do Espírito Santo. Foi criado em junho de 1996, com o objetivo de estudar e criar mecanismos de difusão científica. Registrado como um Programa de Popularização e Difusão da Ciência, é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante sua existência, foram incorporados à Experimentoteca – Laboratórios de Ciência Itinerantes as áreas de Física, Matemática, Química, Biologia, Geologia e Ecologia, além dos programas Ciência Móvel – Caravana da Ciência, Robótica Educacional e EcoArte.
Promove e apoia atividades trans e multidisciplinares de inclusão social, que levam ciência, tecnologia e inovação aos mais diversos segmentos da população. Além disso, dispensa atenção especial ao público jovem e a estudantes de todas as idades, bem como estabelece parcerias com escolas do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Espírito Santo. É filiado e apoiado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (ABCMC/MCTI).
Os programas oferecem ainda às escolas ações e projetos para a melhoria do ensino de ciências, promovendo participação, criatividade, inovação e cidadania. Por meio de Mostras Científicas (Feiras de Ciências), Show de Química, Show de Física, EcoArte Teatro Científico, Mostra de Vídeos, Minicursos, Oficinas e Click & Toc: espaço digital livre de ciência.
O espaço disponibiliza acesso público a computadores multimídia para pesquisa, comunicação, cursos e oficinas. Atua também como laboratório virtual de ciências, utilizando o computador como instrumento na geração de conhecimento e cultura científica.
Além de capacitação, oficinas e cursos de robótica educacional MODELIX e ARDUINO.
As atividades propostas pelo Núcleo, com o apoio do laboratório virtual de ciências, permitem vivências e experiências instrutivas e lúdicas que integram elementos reais e virtuais, animações, jogos, filmes, experimentos e informação. O propósito é provocar e despertar a curiosidade para o mundo das ciências.
As conquistas foram muitas, com destaque para os seguintes projetos: Robótica com Sucata – Poluição em Ambientes Marinhos, primeiro lugar na FECINC de São Mateus e no evento Mostra de Ciências e Tecnologia AÇAÍ (MCTEA), em Abaetetuba – Pará, premiado em primeiro lugar na categoria, com participação de vários países; Ethos – Dispositivo de Monitoramento de Mares e Rios, 1º lugar na categoria juvenil do Prêmio IDEA 2023 – Invenção, Inovação, Engenharia e Artesanato, na Hungria; TRIEX – Triagem Médica, com premiação internacional em Marrocos e na Hungria, recebendo medalhas de ouro, prata e bronze.
Destaque também para as alunas do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio

(EEEFM) Belmiro Teixeira Pimenta, localizada no bairro Eurico Salles, na Serra, que conquistaram premiação na feira IDEA 2023 – Novidade e Inovação. A equipe ficou em 1º lugar na categoria juvenil com o trabalho intitulado “Caranguejo: Engenheiro da Lama”, em Hódmezővásárhely, na Hungria. O trabalho das alunas surgiu no projeto “EcoArte: Ecologia, Arte e Robótica como Solução Criativa para a Sustentabilidade”, trabalhando a biologia junto da arte e da tecnologia, com o objetivo de conscientizar a população sobre como o descarte de lixo em ambientes marinhos é prejudicial aos seres vivos daquele ecossistema.
Durante esses 30 anos de atividades, contribuíram na direção e coordenação do Núcleo de Ciências da UFES os seguintes profissionais: Ênio Candotti (in memoriam), Antônio Carlos Barata, Carlos Wagner Costa Araújo, José Ballester Julian Júnior, Armando Biondo Filho, Viviana Borges Corte, Breno Rodrigues Segatto e Simone Silva Clarindo.
Reestruturado, o Núcleo de Ciências da UFES foi incorporado ao Centro de Ciências Exatas da Universidade (CCE), coordenado pelo Prof. Etereldes Gonçalves Junior (Diretor do CCE/UFES), que incorporou o Laboratório Maker (LabMaker), espaço voltado à experimentação, à criatividade e ao desenvolvimento de projetos científicos. O objetivo da ação é fortalecer o interesse dos estudantes pelas áreas científicas e tecnológicas, além de consolidar uma cultura de inovação no ambiente escolar.
A iniciativa integra o Programa Mais Ciência na Escola Capixaba, lançado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Sedu) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e com as Secretarias Municipais de Educação, que promoveu a abertura de 30 unidades do LabMaker nas escolas das redes estadual e municipal.
A seguir, algumas fotos das atividades realizadas pelo Núcleo de Ciências da UFES.



















