UFES e FEST unem forças para eliminar a infecção materno-fetal por Treponema pallidum no Espírito Santo
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), iniciou um novo projeto de extensão que tem como foco a eliminação da infecção materno-fetal por Treponema pallidum, bactéria causadora da sífilis congênita. Intitulado “Estratégia de busca ativa para eliminação da infecção materno-fetal por Treponema pallidum em municípios selecionados do estado do Espírito Santo”, o projeto é coordenado pelo professor Dr. Crispim Cerutti Junior, do Departamento de Saúde Coletiva do Centro Ciências da Saúde da UFES. O objetivo central da iniciativa é fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis em gestantes e recém-nascidos, contribuindo para a erradicação da transmissão vertical da doença , ou seja, de mãe para filho durante a gestação. A proposta prevê a implementação de estratégias de busca ativa, por meio da articulação entre os serviços de saúde municipais e ações educativas junto às comunidades envolvidas. Entre as atividades planejadas estão oficinas, rodas de conversa, capacitações de profissionais de saúde e monitoramento de casos, sempre com foco na promoção da saúde materno-infantil e na redução das desigualdades no acesso ao diagnóstico e ao tratamento. O projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 3, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades, e o ODS 5, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Para o coordenador, professor Dr. Crispim Cerutti Junior, “a busca ativa é uma estratégia essencial para quebrar o ciclo de transmissão da sífilis. Ela permite que identifiquemos precocemente as gestantes infectadas, garantindo tratamento oportuno e prevenindo complicações graves tanto para a mãe quanto para o bebê.” Com o apoio da FEST, o projeto reforça o compromisso da Universidade com o desenvolvimento científico e social do Espírito Santo, promovendo uma integração efetiva entre ensino, pesquisa e extensão em prol da saúde pública.
Nossos projetos
Conheça os projetos realizados pela FEST (Fundação Espírito-santanse de Tecnologia).
Editais
02/2025 – “PROGRAMA BOLSA VERDE – FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS E GESTÃO COMUNITÁRIA: GESTÃO COMPARTILHADA, INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA”
A Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST, por meio das suas atribuições legais, torna pública o Edital de Chamada para a contratação de autônomo (RPA) nos termos do convénio n°950082da FEST, visando atender a necessidade do “Levantamento Complementar de dados de famílias da Resex Marinha Baia do Iguape” no âmbito do Projeto de Fortalecimento do Programa de Apoio a Conservação Ambiental nas Unidades de Conservação Federal e Gestão Comunitária: Gestão Compartilhada, Inclusão Social e Produtiva, Processo SEI nº 02125.002025/2025-23. 1. INFORMAÇÕES DO PROJETO O Programa de Apoio à Conservação Ambiental – Bolsa Verde (PBV), instituído no âmbito do Brasil Sem Miséria pela Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011, e regulamentado pelo Decreto nº 7572/11, tem como objetivos: a) incentivar a conservação dos ecossistemas, entendida esta como sua manutenção e uso sustentável; b) promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e a elevação da renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação dos recursos naturais no meio rural em áreas definidas como prioritárias; e c) incentivar a participação de seus beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.
01/2025 – “PROGRAMA BOLSA VERDE – FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS E GESTÃO COMUNITÁRIA: GESTÃO COMPARTILHADA, INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA”
A Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST, por meio das suas atribuições legais, torna pública o Edital de Chamada para a contratação de autônomo (RPA) nos termos do convénio n°950082da FEST, visando atender a necessidade do “Levantamento de dados de famílias da Resex Riozinho da Liberdade – NGI Cruzeiro do Sul” no âmbito do Projeto de Fortalecimento do Programa de Apoio a Conservação Ambiental nas Unidades de Conservação Federal e Gestão Comunitária: Gestão Compartilhada, Inclusão Social e Produtiva, Processo SEI nº 02119.003488/2025-91 1. INFORMAÇÕES DO PROJETO O Programa de Apoio à Conservação Ambiental – Bolsa Verde (PBV), instituído no âmbito do Brasil Sem Miséria pela Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011, e regulamentado pelo Decreto nº 7572/11, tem como objetivos: a) incentivar a conservação dos ecossistemas, entendida esta como sua manutenção e uso sustentável; b) promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e a elevação da renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação dos recursos naturais no meio rural em áreas definidas como prioritárias; e c) incentivar a participação de seus beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.
26/2025 – “Programa para Conservação In Situ E Ex Situ da Biodiversidade Aquática do Rio Pardo”
A Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST, por meio das suas atribuições legais, torna pública o Edital de Chamada para a concessão de bolsas de auxílio e fomento de Bolsista de Iniciação Científica (BIC), nos termos da Resolução 01/2016 da FEST, visando atender a necessidade do “Programa para Conservação in situ e ex situ da Biodiversidade Aquática do Rio Pardo”, Processo SEI nº 02031.000142/2022-59. 1. INFORMAÇÕES DO PROJETO O programa para conservação in situ e ex situ da biodiversidade aquática do Rio Pardo, no estado de São Paulo, visa executar por meio de estudos relacionados à biodiversidade do ictioplâncton, caracterização limnológica do rio, aplicação da biotecnologia da reprodução, execução de ações de educação ambiental e apoio à implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Peixes da Bacia do Alto rio Paraná.
Próximos cursos
Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD: Os primeiros passos para a regulamentar e implantar nos municípios
Capacitação de Agentes de Contratação e Pregoeiros: Nova Lei de Licitações em Ação!