Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Para o Estado e país se desenvolverem, são muitos os fatores envolvidos. Um deles é a realização de diversos programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, inclusive os de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação.

Nesse cenário, a Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST também executa a revisão do Plano Diretor Municipal do município de Alegre, está que será a maior reforma nas legislações do Município de Alegre nos últimos anos.

Trata-se de um instrumento municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município e determina como a cidade vai se desenvolver no seu território urbano e áreas do interior, assim, o percentual do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Alegre pode aumentar de 97,6% para até 100%.

Ao propor caminhos para atingir esses objetivos, o PDM busca compatibilizar as ações do poder público e da iniciativa privada para que o planejamento do município atenda às necessidades coletivas de toda a população.

Diante da Importância desse instrumento, a Prefeitura Municipal de Alegre, por meio do Instituto Brasil Empreendedor, celebrou um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações de fomento, apoio técnico e operacional em cinco projetos para o município, entre eles a “Revisão do Plano Diretor” e a “Capacitação Técnica”.

“É preciso ressaltar a excelência da prestação de serviço da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e, em virtude da complexidade do projeto, há todo um rito processual para a produção e implementação desse instrumento, que tem previsão de seis meses para ser concluída. Após esse período de revisão, o material deve passar por ajustes no Conselho Municipal Diretor, em seguida passa por Audiência Pública, para ter o feedback da população. Feito todos os ajustes necessários, o último passo é passar pelo crivo da Câmara Municipal”, explica William Faian, Diretor de Planejamento da Prefeitura Municipal de Alegre.

Ainda de acordo com Faian, todo esse processo conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das seguintes áreas: Jurídico, Engenheiros Ambientais, Arquitetos e Biólogos, dentre outras, oriundos da FEST e, também, da Prefeitura Municipal de Alegre para a construção, envolvendo ainda a Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Obras e serviços urbanos, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo