A formação continuada de professores é o objetivo principal do projeto, que contempla escolas em que os docentes lecionam para alunos de diferentes níveis de aprendizado em uma mesma sala de aula; prática comum nas escolas voltadas para a educação no campo, localizadas na zona rural.
O curso de formação chegará à sua terceira edição promovendo a certificação de cerca de 400 professores que hoje atuam em salas de aula voltadas à Educação do Campo com alunos de séries distintas. Além dos professores que já contam com nível de graduação, o curso também abrangerá os docentes que, estão fora desse perfil, dando a eles a oportunidade de se informar, ler, estudar e aprender mais sobre todos os aspectos do ambiente no qual estão inseridos, neste caso, na zona rural.
O projeto também é voltado a suprir lacunas deixadas pelo Estado no que ser refere à promoção e à valorização das escolas rurais.
Nesse sentido, o “Aperfeiçoamento Escola da Terra” visa contribuir com a formação continuada e qualificação teórica e prática de profissionais do ensino, objetivando garantir educação escolar e não-escolar diferenciada no contexto da educação no campo, como foco, como citado anteriormente, nas escolas em que é usual a prática de abrigar alunos de níveis diversos de aprendizado na mesma sala de aula.
Estão entre as metas a serem alcançadas pelo projeto a institucionalização e o fortalecimento do trabalho coletivo como meio de reflexão teórica e construção da prática pedagógica, bem como a realização de pesquisas visando ao aprofundamento de questões relacionadas à educação diferenciada na perspectiva dos povos tradicionais, suas culturas e territórios, agricultura familiar agroecológica e, por fim, saberes da terra.
Projeto 941