A Expedição Nordeste + Sustentável finalizou mais um Território, o Alto Médio Canindé (Piauí).
Somente nesse Território, foram 117 entrevistas realizadas pelos pesquisadores Eliane Araújo, Kamila Baião, Vinícius Carvalho e Weverton Medeiros, do Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI), da FEST.
Entre os entrevistados temos produtores, associações, cooperativa, indústrias e comércio, do setor de Ovinocaprinocultura de Corte (criação de ovinos e caprinos para a produção de carne, couro e lã) e da Apicultura (criação de abelhas para produção de mel, própolis, cera, geleia real e outros).
Além das entrevistas, eles realizaram reuniões institucionais com demais parceiros envolvidos com as cadeias produtivas atendidas pelo Projeto e que fazem parte dessa fase de levantamento dos dados que irão compor o estudo de Plano Diagnóstico Produtivo do projeto.
Ao todo, oito Territórios fazem parte dessa fase coleta de dados, que teve início no Território Meio Norte Capixaba, no Espírito Santo, passou pelo Território Vale do Jaguaribe & Quixeramobim (Ceará), pelo Território Médio Mearim (Maranhão), pelo Território Sertão do Araripe (Pernambuco) e pelo Território Alto Médio Canindé (Piauí). No momento, a equipe está atuando no Território Batalha (Alagoas) e finalizam os trabalhos nos Territórios Irecê e Feira de Santana, ambos no estado da Bahia.
Siga as nossas redes sociais e acompanhe a Expedição, acesse @fundaçãofest
A pesquisa é coordenada pelos Professores Geraldo Rossoni Sisquini e Diolina Moura Silva, da Ufes , com a execução técnica dos colaboradores da Fundação Espírito-santense de Tecnologia- FEST.
Sobre o Projeto Nordeste + Sustentável
O Nordeste + Sustentável tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável dos agricultores e da agropecuária na região Nordeste do Brasil e do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, por meio da complementaridade e sinergia das ações entre o Ministério da Agricultura e Pecuária, sua entidade vinculada e instituições parceiras do plano, para alcançar benefícios sociais e ambientais duradouros, com viabilidade econômica.
Trata-se de um projeto do Governo Federal, coordenado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), executado pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST.
…