A Expedição Nordeste + Sustentável finalizou mais um Território, o Alto Médio Canindé (Piauí).
Somente nesse Território, foram 117 entrevistas realizadas pelos pesquisadores Eliane Araújo, Kamila Baião, Vinícius Carvalho e Weverton Medeiros, do Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI), da FEST.
Entre os entrevistados temos produtores, associações, cooperativa, indústrias e comércio, do setor de Ovinocaprinocultura de Corte (criação de ovinos e caprinos para a produção de carne, couro e lã) e da Apicultura (criação de abelhas para produção de mel, própolis, cera, geleia real e outros).
Além das entrevistas, eles realizaram reuniões institucionais com demais parceiros envolvidos com as cadeias produtivas atendidas pelo Projeto e que fazem parte dessa fase de levantamento dos dados que irão compor o estudo de Plano Diagnóstico Produtivo do projeto.
🧳 Ao todo, oito Territórios fazem parte dessa fase coleta de dados, que teve início no Território Meio Norte Capixaba, no Espírito Santo, passou pelo Território Vale do Jaguaribe & Quixeramobim (Ceará), pelo Território Médio Mearim (Maranhão), pelo Território Sertão do Araripe (Pernambuco) e pelo Território Alto Médio Canindé (Piauí). No momento, a equipe está atuando no Território Batalha (Alagoas) e finalizam os trabalhos nos Territórios Irecê e Feira de Santana, ambos no estado da Bahia.
Siga as nossas redes sociais e acompanhe a Expedição, acesse @fundaçãofest
A pesquisa é coordenada pelos Professores Geraldo Rossoni Sisquini e Diolina Moura Silva, da Ufes , com a execução técnica dos colaboradores da Fundação Espírito-santense de Tecnologia- FEST.
📝 Sobre o Projeto Nordeste + Sustentável
O Nordeste + Sustentável tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável dos agricultores e da agropecuária na região Nordeste do Brasil e do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, por meio da complementaridade e sinergia das ações entre o Ministério da Agricultura e Pecuária, sua entidade vinculada e instituições parceiras do plano, para alcançar benefícios sociais e ambientais duradouros, com viabilidade econômica.
Trata-se de um projeto do Governo Federal, coordenado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), executado pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST.
…