Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

UFES E ARCELOR MITTAL TUBARÃO INICIAM PROJETOS INOVADORES PARA APROVEITAMENTO DE COPRODUTOS SIDERÚRGICOS NO SETOR DE SANEAMENTO

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e a Arcelor Mittal Tubarão, desenvolveu dois projetos inovadores coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Franci Gonçalves, do Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico da UFES. Esses projetos visam promover a utilização de coprodutos siderúrgicos no setor de saneamento, abordando questões ambientais críticas e propondo soluções sustentáveis.

O principal objetivo desses projetos é apoiar a implementação de iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) que envolvam o aproveitamento de coprodutos siderúrgicos para melhorias no saneamento.

Projeto 1: Desfosfatação do Efluente de um Wetlands Francês

Este projeto tem como foco a remoção de fósforo e outros poluentes de esgoto sanitário utilizando um sistema de wetlands francês em conjunto com um filtro reativo de escória de aciaria. A meta é avaliar a eficácia desse sistema híbrido em escala piloto.

  1. Determinar as cargas hidráulica e orgânica para alcançar a remoção desejada de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e turbidez.
  2. Estabelecer as cargas de fósforo no filtro de escória para atingir a qualidade desejada do efluente tratado.
  3. Avaliar o desempenho da macrófita Thypha domingensis no crescimento e na manutenção do leito vegetado.
  4. Estimar o período de saturação do leito de escória do filtro reativo com fósforo.

Será implantado um piloto na ETE Araçás, operada pela Vila Velha Ambiental. O piloto incluirá uma estação elevatória de esgoto, um wetlands francês composto por dois módulos, e um filtro reativo de escória. Diferentes cargas hidráulicas serão testadas ao longo de seis meses. Amostras serão coletadas duas vezes por semana para análise laboratorial de parâmetros como pH, turbidez, DBO, DQO, NTK, Ptotal e E. coli.

Projeto 2: Higienização de Lodos de ETEs

Este projeto visa desenvolver tecnologias para a higienização de lodos de estações de tratamento de esgoto (ETEs) utilizando resíduos siderúrgicos, com o objetivo de produzir biossólidos classe A para uso agrícola.

  • Problema ambiental emergente e crescente com o aumento de ETEs.
  • Alternativa sustentável e econômica frente às opções de disposição final.
  • Fonte alternativa de nutrientes para plantas, reduzindo a necessidade de fertilizantes minerais.
  • Melhoria da estruturação dos solos, resistência à erosão e qualidade dos recursos hídricos.
  • Potencial aumento da produtividade agrícola e resistência a patógenos.
  1. Definir dosagens de resíduos siderúrgicos para higienizar diferentes tipos de lodos.
  2. Avaliar a qualidade dos biossólidos produzidos.
  3. Testar o desempenho dos biossólidos em culturas agronômicas e florestais.
  4. Estudar a viabilidade econômica de uma central de produção de biossólidos.
  5. Realizar avaliação do ciclo de vida dos biossólidos produzidos.
Os testes de higienização serão realizados inicialmente em escala de bancada na UFES, utilizando lodos fornecidos pela AEGEA e resíduos siderúrgicos da ARCELORMITTAL. Diferentes resíduos, como escória de aciaria e escória de alto forno, serão testados. A qualidade dos biossólidos será avaliada com base em parâmetros como ferro, manganês, cádmio, chumbo, cromo, magnésio, boro, zinco, alumínio e níquel. Ensaios de campo serão realizados em viveiros da UFES e fazendas experimentais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).

Esses projetos representam um avanço significativo na aplicação de coprodutos siderúrgicos para soluções de saneamento sustentável. A colaboração entre UFES, FEST e Arcelor Mittal Tub.

 

Texto: Vanessa Pianca

Projeto 905

Pular para o conteúdo