FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia

Engenharias

1327- FEST e UFES avançam em pesquisa sobre produção de metanol verde com uso de plasma

A Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) apoia um novo projeto inovador desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), intitulado “Rota de Produção de Metanol Verde usando a Reforma a Seco via Plasma”. O trabalho integra um Termo de Cooperação com a Petrobras, voltado à realização de testes experimentais que utilizam uma tocha de plasma para promover a reforma a seco do gás natural (GN) com dióxido de carbono (CO₂), processo que busca aumentar a eficiência energética e reduzir impactos ambientais.

O principal objetivo é determinar o rendimento na conversão do GN e CO₂ em gás de síntese (H₂ e CO) (base para a produção de metanol verde), e em material carbonoso, quando desejável. A pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentáveis, alinhadas aos compromissos globais de descarbonização e transição energética.

O projeto é coordenado pelo professor Dr. Arnaldo Leal Júnior, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico da UFES, e está estruturado em três eixos principais:

  • Desenvolver técnicas de monitoramento em tempo real do comportamento da erosão dos eletrodos da tocha de plasma;
  • Determinar a vida útil dos eletrodos de cobre e zircônio, buscando aumentar o tempo de operação e reduzir custos;
  • Otimizar as condições de operação do reator, com foco na obtenção de um gás de síntese de alta qualidade, rico em hidrogênio (H₂) e monóxido de carbono (CO), minimizando a formação de carbono sólido.

Além disso, o projeto contempla a caracterização das amostras sólidas para definir as melhores proporções entre as vazões de GN e CO₂ e as condições operacionais que maximizem o valor agregado ao carbono obtido. Também serão testadas diferentes configurações de ânodo, visando explorar novas aplicações do reator a plasma, e será realizada uma análise de impacto do uso do plasma na rede elétrica, considerando a integração segura e eficiente dessa tecnologia.

Para o coordenador do projeto, prof. Dr. Arnaldo Leal Júnior, a iniciativa representa um avanço estratégico para o desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis no país: “Nosso objetivo é contribuir para a criação de rotas tecnológicas que utilizem o gás natural e o CO₂ de forma mais inteligente e menos poluente. O uso do plasma como agente de conversão nos permite alcançar resultados com alta eficiência energética e menor impacto ambiental, aproximando a pesquisa da UFES das demandas reais da indústria e da transição para uma economia de baixo carbono.”

Com essa iniciativa, a UFES e a FEST reforçam sua atuação conjunta em projetos estratégicos que unem ciência, inovação e sustentabilidade, contribuindo para o avanço da pesquisa em rotas alternativas de produção de combustíveis limpos e para o fortalecimento da transição energética no Brasil.

Projeto: 1327

Texto: Vanessa Pianca