1205 UFES e FEST lançam novo projeto de alfabetização para educandos com deficiência visual
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), lança um novo projeto de alfabetização voltado para educandos com deficiência visual. Sob a coordenação do Profa. Ms. Ericler Oliveira Gutierrez Ouedraogo, da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação e Diretoria de Educação Especial do Centro de Educação da UFES, a iniciativa busca transformar a educação inclusiva no estado.
O projeto visa formar, em nível de extensão, professores da educação básica da rede pública que atuam na alfabetização de educandos com deficiência visual. A formação será orientada pela reflexão e discussão de textos, visando o desenvolvimento de práticas político-pedagógicas que respeitem as condições, potencialidades e necessidades pedagógicas dos educandos, promovendo um processo de ensino-aprendizagem justo e digno.
Objetivos Específicos:
- Grupos de Estudo-Investigação: Constituir grupos compostos por professores, formadores, tutores e educandos do curso, focados em práticas colaborativo-críticas de educação de crianças com deficiência em nível nacional.
- Avanço do Conhecimento: Contribuir para o avanço do conhecimento na alfabetização de crianças com deficiência visual e na produção de material para a formação continuada de profissionais.
- Produção de Conhecimento Científico: Produzir conhecimentos que aprofundem reflexões e ações para garantir o acesso, permanência e qualidade no ensino-aprendizagem de crianças com deficiência visual.
- Sensibilização: Sensibilizar os profissionais da educação básica sobre a necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a exclusão de crianças com deficiência.
- Fomento à Pesquisa: Fomentar pesquisas sobre a alfabetização de crianças com deficiência, com base em dados produzidos ao longo do curso.
A inclusão educacional de crianças e jovens com deficiência tem sido historicamente marcada por preconceitos e exclusão. Desde as práticas antigas de segregação até as modernas instituições de confinamento, pessoas com deficiência foram frequentemente afastadas do convívio social e educativo. No Brasil, a educação especial teve avanços significativos, especialmente após a criação das primeiras escolas para alunos com deficiência visual durante o reinado de D. Pedro II. Entretanto, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
A transição da segregação para a inclusão plena exige a formação de professores capacitados e sensíveis às necessidades específicas dos educandos com deficiência. A UFES, por meio deste projeto, reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, laica e inclusiva.
O curso será realizado em ambiente de educação a distância, utilizando a plataforma Moodle. Os principais produtos esperados incluem:
- Sala Virtual com Acessibilidade: Criação de um ambiente virtual acessível.
- Atividades Discursivas: Fóruns de debates, murais para exposição de discursos em diferentes formatos (imagem, áudio, texto).
- Material Hipertextual: Desenvolvimento de materiais próprios para a plataforma ciberespacial.
- Videoaulas Educativas: Produção de videoaulas abordando os temas discutidos.
- Encontros Assíncronos e Síncronos: Web conferências temáticas e reuniões.
- Ambiente Reflexivo e Teórico: Espaços para reflexão e produção teórica sobre as temáticas abordadas.
- Produção de Materiais Pedagógicos: Confecção de materiais acessíveis a pessoas com deficiência visual, incluindo tecnologia assistiva e outros recursos necessários.
Este projeto representa um passo expressivo na direção de uma educação mais inclusiva e equitativa, proporcionando aos professores ferramentas e conhecimentos para melhorar a alfabetização de educandos com deficiência visual, garantindo a eles um ensino-aprendizagem justo e digno.
Para mais informações e atualizações sobre o projeto, continue acompanhando o site da UFES e os canais de comunicação da FEST.