Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Marca da FEST

  1. Generalidades

    O conceito de marca traz diferentes nuances e aspectos. Muitos autores utilizam a definição de marca proposta em 1960 pela Associação Americana de Marketing (AMA), onde marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou mais combinações desses, que pretende identificar os produtos e serviços de uma instituição e diferenciá-la da concorrência.

    A marca pode ser entendida de várias dimensões, como por exemplo: logomarca, instrumento legal de propriedade, posicionamento, expressão de personalidade. Agregação de valor, imagem e identidade, fator de redução de risco para o cliente.

    Além da marca FEST, a nossa identidade visual é composta por um conjunto de elementos. O uso coerente e consistente destes componentes torna a nossa comunicação mais facilmente reconhecida, além de traduzir visualmente o nosso posicionamento e os atributos de nossa marca. Desta forma, a marca FEST traz a proposta de tipografia em caixa alta, para representar a força e a longa história que traz consigo.

    Ao mesmo tempo que traz traços precisos e formas arredondadas para deixar em evidência que a inovação e conhecimento está sempre em constante evolução. Marca registrada da FEST!

    A simbologia da FEST é composta por 3 elementos: a cabeça pensante, em vermelho pois a inovação deixa-a sempre fervilhando de ideias. O “F” que junto à cabeça, formam a nossa força de trabalho, realizando a entrega de projetos. E, por fim, em cor sólida, a base sólida da instituição (Figura 1)

    Figura 1. Conceito da marca FEST (2022)

     

  2. Posicionamento da marca
    O posicionamento da Marca e seus elementos representam a forma como queremos nos conectar com os nossos públicos. Ele é a base para fundamentarmos as decisões relacionadas à elaboração de briefings e conteúdo, bem como elaboração e aprovação de campanhas, peças de comunicação, propostas de patrocínios, eventos e experiências

  3. Identidade visual

    Além da marca FEST, nossa identidade visual é composta por um conjunto de elementos. O uso coerente e consistente destes componentes torna a nossa comunicação mais facilmente reconhecida, além de traduzir visualmente o nosso posicionamento e os atributos de nossa marca (Figura 2).

    Marca: área de segurança e família tipográfica
    Figura 2. Área de segurança e família tipográfica da FEST (2022)
    Cores: Marca Colorida e Monocromática

Nossa marca possui a versão colorida, que é preferencial, e duas versões monocromáticas. A Marca colorida deve Deve ser utilizada em todos os materiais que a Petrobras tenha o controle da criação. Veja as especificações para Pantone, CMYK e RGB no Manual de Identidade Visual. Importante: a marca colorida só pode ser aplicada sobre fundo branco (Figura 3).

Figura 3. Cores da marca da FEST (2022)
Usos Incorretos (erros de aplicação):

A composição visual da nossa marca deve ser preservada. Alterações ou deformações são proibidas. É obrigatório manter as características originais da marca Petrobras, com o uso de arquivos oficiais e seguindo suas regras de aplicação (Figura 4).

Figura 4. Erros incorretos da marca da FEST (2022)
Download da Marca FEST

Nossa marca possui duas assinaturas: horizontal e vertical. A assinatura preferencial é a horizontal, mas a escolha adequada da versão da marca é definida pelo formato dos materiais a serem produzidos. A assinatura horizontal possui o texto (símbolo à esquerda com o logotipo à direita. Já a assinatura vertical tem o símbolo sempre alinhado ao centro, acima do logotipo – esta deve ser usada apenas em peças que tenham o formato vertical com, no mínimo, a altura 3 vezes maior do que a largura (Figura 5).

Clique para baixar nosso manual de marca.

Clique para baixar nossa logo em alta qualidade.

Clique para baixar a fonte RNS Sans.

Pular para o conteúdo