Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

 Nesta quarta-feira, 11/12/2014, a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST), representada por sua Gerente de Projetos, Patrícia Bourguignon Soares, juntamente com o Professor Geraldo Rossoni Sisquini da Universidade Federal do Espírito Santo, visitou as instalações do Instituto de Terras do Estado do Pará (Iterpa), em Belém. O encontro reforçou os laços entre as instituições e abriu caminhos para futuras colaborações em projetos voltados à regularização fundiária e ao desenvolvimento sustentável.

A visita faz parte da agenda do I Encontro Técnico dos Órgãos de Terras Estaduais da Amazônia Legal e do Encontro Nacional dos Órgãos de Terra Estaduais, onde foi lançado oficialmente o sistema online PlataformaTerras do Brasil. Desenvolvida em parceria com o Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Agrária e Agricultura Familiar – MDA, UFES, FEST e Iterpa, a plataforma promete transformar a gestão fundiária no país, oferecendo mais transparência e eficiência aos processos de regularização rural.

 

ITERPA: UM PARCEIRO ESTRATÉGICO PARA O ORDENAMENTO TERRITORIAL  

 Durante a visita, Patrícia Bourguignon conheceu de perto o trabalho do Iterpa, um dos principais órgãos de regularização fundiária do Brasil, com quase 50 anos de história. A atuação do Iterpa é fundamental no estado do Pará, garantindo direitos de propriedade, combatendo a violência rural e promovendo a sustentabilidade ambiental em um dos maiores territórios do país.

A nova Plataforma Terras do Brasil simboliza a união de esforços entre diferentes instituições para democratizar o acesso à terra e fortalecer o ordenamento territorial. Para a FEST, essa parceria reforça seu compromisso em apoiar iniciativas tecnológicas e inovadoras que impactam diretamente o desenvolvimento social e ambiental do Brasil.

A visita ao Iterpa é mais um passo para consolidar a colaboração entre os estados e o Governo Federal, criando oportunidades para novos projetos que ampliem o alcance das políticas públicas de regularização fundiária.

“Esse é um momento de fortalecer parcerias e buscar soluções conjuntas para desafios históricos da regularização fundiária no Brasil. Acreditamos que a união de forças entre instituições é o caminho para alcançar resultados transformadores”, destacou Patrícia Bourguignon.

Com o Terras do Brasil e o apoio de parceiros como o Iterpa, o futuro da gestão fundiária no Brasil está cada vez mais alinhado aos princípios de sustentabilidade, inclusão social e inovação.

 

Texto Vanessa Pianca

 

Pular para o conteúdo