FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia

FEST participa do evento “Restaura + Mariana” e reforça compromisso com a recuperação ambiental do Rio Doce

Desde o dia 5 de novembro, a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), junto com a Universidade Federa do Espírito Santo -Ufes, está participando do evento “Restaura + Mariana”, que marca os 10 anos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). O encontro reúne pesquisadores, gestores públicos e representantes de instituições parceiras para refletir sobre os impactos e aprendizados decorrentes dessa tragédia ambiental, considerada uma das maiores do país.

No primeiro dia de programação, a Profa. Dra. Elisabeth Henschel de Lima Costa do Departamento de Biologia Animal da Universidade Federal de Viçosa (MG), Coordenadora do Tema Ictiofauna, Ictioplâncton e Macroinvertebrados Dulcícolas do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática – Área Ambiental I Porção Capixaba do Rio Doce e Região Costeira e Marinha Adjacente (PMBA), apresentou a palestra “Diversidade e padrões da ictiofauna do Baixo Rio Doce: efeitos do desastre de Mariana e implicações para estratégias de conservação”.

Nesta quarta-feira (06), a Diretora da FEST, Patrícia Bourguignon, participou ao lado do Prof. Dr. Fabian Sá, Coordenador do PMBA/FEST/UFES, da palestra “Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática – PMBA: Ferramentas e Produtos”, que destacou os avanços e resultados do programa ao longo dos últimos sete anos de monitoramento contínuo dos ambientes aquáticos da bacia do Rio Doce.

O evento também contou com a participação da Profa. Dra. Eneida Maria Eskinazi Sant’Anna do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (DEBIO) do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenadora do Ambiente Dulcícola do PMBA/FEST/UFES, que ministrou a palestra “Como resiste a biodiversidade aquática a uma década de rejeito de mineração de ferro?”, e do Prof. Dr. Fabian Sá, que apresentou “Efeitos do desastre de Mariana nos ambientes costeiros e marinhos”, abordando os impactos de longo prazo na zona costeira e a importância das ações integradas de restauração ecológica.

A participação da FEST no “Restaura + Mariana” reforça o compromisso institucional com a ciência, a cooperação e a recuperação ambiental, pilares que orientam o trabalho da Fundação em projetos estratégicos de monitoramento e conservação da biodiversidade.
O evento reúne ainda representantes do PMBA/FEST (UFES e UFV), ICMBio, IBAMA, IEMA e outras instituições envolvidas na gestão ambiental e na pesquisa científica voltada à recuperação do Rio Doce e de seus ecossistemas associados.

Ciência, compromisso e cooperação para restaurar e proteger nossos ecossistemas.