FEST apoia implantação de novos laboratórios de informática no Centro Tecnológico da UFES
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Centro Tecnológico (CT), vai implantar dois novos Laboratórios de Informática Multiusuários nos blocos CT-9 e CT-12. O projeto, que conta com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), tem como objetivo ampliar a infraestrutura tecnológica voltada para o ensino, pesquisa e inovação.
O projeto visa suprir a crescente demanda por espaços equipados para o desenvolvimento de aulas práticas e pesquisas que utilizam recursos de Tecnologia da Informação. Os novos laboratórios beneficiarão alunos de todos os cursos do CT, contribuindo para a melhoria da qualidade da formação acadêmica.
Entre os resultados esperados estão a adequação dos espaços físicos, a aquisição de equipamentos modernos e a incorporação de bens permanentes, como computadores, cadeiras, mesas e switches de rede. A execução da infraestrutura está prevista para ser concluída em até seis meses, enquanto a aquisição dos equipamentos será finalizada em até 12 meses.
A coordenação do projeto está a cargo do Professor Dr. Lorenzo Augusto Ruschi e Luchi, do Departamento de Engenharia Civil e Diretor do CT, e a fiscalização será realizada por servidor técnico Cláudio Zanetti Bonetti, do próprio Centro Tecnológico.
Segundo o coordenador, a iniciativa representa um avanço importante para a universidade. “Os novos laboratórios vão permitir que as atividades práticas dos cursos do CT sejam realizadas com mais qualidade e eficiência. Isso impacta diretamente na formação dos nossos alunos, que terão à disposição uma estrutura moderna e adequada às demandas atuais do ensino superior”, destaca o professor Lorenzo.
A iniciativa é classificada como projeto de desenvolvimento institucional, alinhando-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFES, com impacto direto na melhoria da eficácia e eficiência da universidade.
A FEST, como fundação de apoio, reforça seu compromisso com a missão de viabilizar projetos estratégicos e contribuir para o avanço do ensino superior público e gratuito no Espírito Santo.