Gerir, controlar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento de obrigações que vão beneficiar a sociedade é um dever de todos. Mas você sabia que, para que isso aconteça no âmbito administrativo, é possível contar com a expertise de servidores qualificados para tal?
Afinal, a gestão e a fiscalização de contratos administrativos firmados entre particulares e a administração pública pode ser desafiador para quem é leigo no assunto. Por isso, por meio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), é ofertado o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos na Administração Pública, que acontece presencialmente em Vitória.
Quer compreender mais sobre o curso e para quem ele é destinado? Então continue a leitura deste artigo abaixo. Boa leitura!
Veja também – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos: entenda o que muda!
O que são contratos administrativos?
Para compreender mais sobre o curso, é preciso entender primeiro o que são contratos administrativos. Na prática, eles são acordos entre órgãos e entidades públicos e instituições particulares. O objetivo dos documentos é firmar o vínculo entre as partes, com a criação de obrigações recíprocas para cumprir esse acordo.
Cada contrato administrativo deve conter, de maneira clara, os direitos, as obrigações e responsabilidades de cada entidade envolvida, em conformidade com a licitação a que estão vinculadas.
O que o curso proporciona aos participantes?
Em 16 horas de aulas, divididas em dois dias de curso presencial, o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos na Administração Pública tem como principal objetivo dar segurança ao ordenador de despesa, que poderá contar com um servidor qualificado para o trabalho, e para o próprio servidor, que é designado fiscal. Essa garantia auxilia a identificar e evitar responsabilizações decorrentes de falhas ou omissões ilegais.
“Com o curso, queremos que os participantes recebam os conhecimentos necessários para gerir, controlar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento das obrigações assumidas em um contrato administrativo. Para isso, compartilhamos os conhecimentos para formalizar o contrato, para compreender as recomendações e prescrições da legislação de licitações e contratos com a intenção de aplicá-los na gestão e na fiscalização dos contratos, para promover alterações contratuais necessárias, para compreender as normas que são de responsabilidade da administração pública, para manter o equilíbrio financeiro do contrato (ou reequilibrá-lo), para identificar se é necessário rescindir ou anular o contrato e, claro, para realizar uma gestão eficiente, eficaz e efetiva de cada contrato administrativo”.
– Alexandre Oliveira Santos Amorim, professor do curso de Gestão e Fiscalização de Contratos na Administração Pública.
A quem se destina esse curso?
Esse curso é destinado a:
- Servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
- Servidores do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Administração Indireta;
- Servidores das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe e de Institutos de Previdência);
- Servidores dos Fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações;
- Agentes públicos e servidores em geral (como prefeitos, vereadores, secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores, contadores, gestores de contratos, fiscais de contratos, assessores e consultores na área pública e outras áreas afins.
Conheça a nossa agenda completa de cursos, acesse: clique aqui
Nos acompanhe nas redes sociais!