FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia

979- Qualidade no ensino, pesquisa e extensão: projeto da UFES com apoio da FEST

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em colaboração com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), está implementando um novo projeto focado na melhoria das condições de oferta de ensino, pesquisa e extensão coordenado pelo Prof. Dr. Reginaldo Célio Sobrinho do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) do Centro de Educação (CE). Com mais de cinco décadas de existência, o CE é um pilar na formação de docentes e pesquisadores, desempenhando um papel fundamental na educação básica e superior no Espírito Santo. O projeto visa promover a qualidade nas condições de oferta do ensino, desenvolvimento da pesquisa e extensão no CE. As ações envolvem desde a melhoria de infraestrutura até a internacionalização dos estudos, passando pela aquisição de equipamentos e materiais de consumo, garantindo assim um ambiente adequado para a formação e convivência de estudantes, professores e técnicos-administrativos (TAEs). O CE tem sido um importante espaço de formação inicial e continuada de docentes e pesquisadores, além de atuar na educação infantil por meio do Centro de Educação Infantil “Criarte”. O desenvolvimento de projetos de extensão, pesquisa e estágio curricular, em parceria com redes de ensino, permite uma troca constante de experiências entre professores do magistério superior e da educação básica, ampliando e potencializando os processos de ensino e gestão nas escolas públicas. Dessa forma, é evidente a necessidade de ações articuladas para a melhoria contínua das condições de trabalho no CE. A aquisição de material de consumo, contratação de palestrantes, concessão de ajudas de custo para participação em eventos científicos, formação continuada dos TAEs e docentes, e melhorias na infraestrutura física são elementos fundamentais para o sucesso das atividades acadêmicas.  Resultados Esperados e Indicadores O projeto delineou diversos resultados esperados e indicadores para mensuração do progresso, incluindo: Aquisição de material de consumo e equipamentos: Divisão do orçamento por área de investimento. Pagamento de passagens e contratação de hospedagem para palestrantes: Quantitativo e diversificação institucional de palestrantes em eventos científicos. Pagamento de passagens e hospedagem para membros de bancas de concursos: Quantitativo e diversificação de membros externos. Ajuda de custos para TAEs, estudantes e/ou professores para eventos científicos: Quantitativo de beneficiados. Serviços de revisão, editoração e publicação de materiais: Quantidade de obras publicadas e diversificação de temas e autores. Formação continuada: Quantidade de eventos realizados, temáticas abordadas e número de participantes. Paisagismo e preservação ambiental: Quantidade de áreas revitalizadas. Implementação do Plano de Cultura e Programa de Memória Audiovisual do CE: Diversificação das ações e número de participantes. Adequação de espaços para acolhimento de bebês e crianças pequenas: Aquisição de materiais e recursos pedagógicos. Este projeto representa um passo significativo para a UFES e o CE, reafirmando seu compromisso com a excelência na educação, pesquisa e extensão. Com o apoio da FEST, a iniciativa busca criar um ambiente mais robusto e inclusivo, promovendo o desenvolvimento acadêmico e profissional de toda a comunidade envolvida. Projeto 979 Texto Vanessa Pianca

898- Projeto Avalia Pobreza Multidimensional Rural e Estratégias Agroecológicas no Norte do Espírito Santo E Sul da Bahia

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e financiada pela Suzano, está liderando um projeto inovador intitulado “Pobreza Multidimensional Rural: Avaliação de Indicadores Sociais da Agricultura Familiar e das Estratégias de Produção Agroecológicas no Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia”. Coordenado pelo professor Dr. Marcelo Fetz de Almeida, do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da UFES, este projeto visa proporcionar uma compreensão aprofundada das condições socioeconômicas e dos desafios enfrentados pelas comunidades agrícolas da região. O principal objetivo do projeto é avaliar, por meio da metodologia da análise multidimensional, o desenvolvimento dos projetos de desenvolvimento rural territorial (PDRT) implantados pela Suzano Celulose. O foco está em entender a pobreza multidimensional rural, avaliando indicadores sociais da agricultura familiar e estratégias de produção agroecológicas praticadas pelos agricultores familiares. O estudo abrange comunidades localizadas em Fundão, Aracruz, São Mateus e Conceição da Barra, no Espírito Santo, e em Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Teixeira de Freitas e Ibirapuã, na Bahia. Essas comunidades são participantes do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) fomentado pela Suzano desde 2011, envolvendo cerca de 4.000 famílias.  Metodologia e Análise A pesquisa será conduzida em várias frentes: Diagnóstico Socioeconômico: Avaliação das condições socioeconômicas e da pobreza multidimensional das populações envolvidas. Processo Organizativo: Análise do processo organizativo das comunidades. Avaliação de Extensão Rural: Avaliação da atuação das equipes técnicas de extensão rural junto às populações alvo. Percepção da Comunidade: Caracterização da percepção da população sobre as ações de extensão rural desenvolvidas.  Impacto do PDRT O PDRT tem sido um instrumento crucial de mediação de conflitos entre empresas privadas e comunidades rurais, oferecendo uma solução que beneficia tanto as empresas quanto os governos locais e estaduais. O programa ajuda a amenizar os atritos causados por expropriações fundiárias, principalmente no contexto da produção de celulose. Os conflitos na região se dão entre diferentes grupos rurais, como MST, camponeses, pescadores, agronegócio, quilombolas, povos indígenas e pomeranos. Cada grupo tem suas próprias visões e práticas territoriais, muitas vezes em desacordo com os passivos ambientais das empresas que financiam o PDRT. Além disso, o uso de agrotóxicos no plantio de eucalipto representa um risco significativo para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. Este projeto busca ir além das avaliações tradicionais, investigando a participação das famílias da agricultura familiar em projetos modernizantes e estratégias de produção agroecológica. A intenção é identificar práticas inovadoras que possam contribuir para uma agricultura mais sustentável e para a melhoria das condições de vida das comunidades envolvidas. A proposta de avaliar a pobreza multidimensional e as estratégias agroecológicas no meio rural do norte capixaba e sul baiano é um passo importante para entender melhor os desafios e oportunidades dessas comunidades. A UFES, com o apoio da FEST e o financiamento da Suzano, está empenhada em fornecer insights valiosos que possam guiar políticas públicas e ações de desenvolvimento sustentável na região. Texto Vanessa Pianca Projeto 898

959- Projeto de Acervos Digitais dos Museus do IBRAM: uma parceria entre UFES E IBRAM

No âmbito da preservação da memória e da cultura brasileira, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem desempenhado um papel crucial na digitalização e disponibilização dos acervos museológicos. Uma iniciativa que tem ganhado destaque é o projeto de Acervos Digitais dos Museus do Ibram, realizado em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia. Sob a coordenação da Profa. Dra. Daniela Lucas da Silva Lemos, do Departamento de Biblioteconomia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES, o projeto visa intensificar a transformação digital das instituições de memória, facilitando a digitalização, documentação e ampliação do potencial dos dados bibliográficos, arquivísticos e museológicos disponibilizados. O projeto teve suas bases no debate promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) sobre a digitalização dos acervos culturais. A parceria inicial entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o MinC resultou no desenvolvimento do software Tainacan, uma solução livre de fácil utilização para a criação de repositórios de acervos digitais. Em 2016, a UFES e o Ibram uniram forças, dando início ao projeto “Plataforma Acervo: Inventário, Gestão e Difusão do Patrimônio Museológico”. Este projeto, diretamente ligado aos resultados anteriores, buscou aprofundar pesquisas com foco na colaboração e gestão social dos acervos museológicos. Uma das grandes conquistas do projeto foi a adesão de importantes instituições culturais do país ao software Tainacan, incluindo o Ibram, a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e o Museu do Índio. Além disso, diversas universidades adotaram o software para organização de acervos e fins didáticos. A parceria entre a UFES e o Ibram continuou avançando, com foco no desenvolvimento de pesquisas e produtos alinhados às necessidades das instituições que adotaram o Tainacan. As ações para 2021 incluíram o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, integração com o Wikidata e Wikimedia Commons, além da concepção de um Manual de Boas Práticas e Formação em Qualidade de Dados para a Documentação Museológica. Além disso, a parceria entre a UFES o Ibram e FEST abre portas para a formação humana e o progresso da ciência, tecnologia e cultura em esfera nacional. A colaboração entre as universidades federais demonstra a importância da integração entre setores públicos federais, fortalecendo e ampliando a atuação das universidades junto a importantes entidades culturais. A UFES, em sintonia com seu Plano de Desenvolvimento Institucional, destaca a relevância das parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento da educação, pesquisa e prestação de serviços à sociedade. O projeto de Acervos Digitais dos Museus do Ibram é um exemplo concreto dessa colaboração, resultando em avanços significativos na preservação e acessibilidade do patrimônio cultural brasileiro. Texto Vanessa Pianca Projeto 959

893- Projeto da UFES em Parceria com a FEST Visa Transformar a Educação por Meio do Mestrado Acadêmico em Educação

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em colaboração com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), atuam no projeto destinado a fortalecer a formação de educadores e impulsionar a pesquisa educacional. O “Curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Educação do Programa de Pós em Educação – PPGE/CE/UFES 2020-2025”, coordenado pelo Prof. Dr Wagner dos Santos do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos, é uma iniciativa voltada para a capacitação de profissionais capazes de promover uma reflexão crítica sobre a educação e gerar conhecimentos aplicáveis à transformação da realidade educacional em diversos contextos. O projeto prevê a oferta de cinco turmas do curso de mestrado em educação, com até 40 vagas disponíveis em cada processo seletivo. Com uma média de 100 candidatos por seleção, realizada anualmente, espera-se atrair uma ampla gama de profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos e contribuir de maneira significativa para o avanço da educação no país. O objetivo primordial do Curso de Mestrado em Educação da UFES é formar professores-pesquisadores com habilidades para questionar e refletir sobre questões teóricas e práticas da educação, além de capacidade para produzir novos e relevantes conhecimentos que possam impactar positivamente na resolução dos desafios educacionais contemporâneos. O Programa tem uma trajetória sólida desde sua criação em 1978, desempenhando um papel fundamental na formação de profissionais da educação e na promoção de estudos e pesquisas sobre a realidade educacional em âmbito regional, estadual e nacional. Ao longo dos anos, foram defendidas 911 Dissertações de Mestrado, evidenciando o impacto e a relevância do programa. O objetivo do mestrado é proporcionar o aprofundamento e a atualização de conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, promovendo o desenvolvimento de uma postura científica e reflexiva entre os participantes. Diante desse contexto, a oferta do Curso de Mestrado em Educação busca combinar o aprofundamento e a atualização do conhecimento e da pesquisa com o desenvolvimento do pensamento científico e da reflexão crítica. Através dessa integração, espera-se proporcionar uma visão mais abrangente e integrada da educação, baseada no conhecimento produzido pela pesquisa tanto docente quanto discente, contribuindo assim para a formulação e implementação de políticas educacionais mais eficazes. Texto: Vanessa Pianca Projeto 893

1064- Projeto da UFES e FEST promove práticas inclusivas na educação

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense (FEST) de Tecnologia, está desenvolvendo um projeto inovador voltado para a inclusão na educação. Sob a coordenação do Dr. Douglas Christian Ferrari de Melo,  do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) do  Centro de Educação da UFES, o projeto intitulado “Práticas Inclusivas na Concepção do Desenho Universal: Direito à Aprendizagem e Escolarização das Pessoas com Deficiência” visa oferecer formação continuada para professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica do estado do Espírito Santo. O objetivo principal do projeto é ampliar o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência na educação básica. Para alcançar esse fim, o projeto foca na formação dos professores, capacitando-os para atuar de maneira eficaz com estudantes que apresentem algum tipo de deficiência em qualquer etapa ou modalidade de ensino. O embasamento do projeto está fundamentado na Resolução 02/2001 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece diretrizes curriculares nacionais para a educação especial. Segundo essa resolução, é essencial que os futuros professores da educação básica desenvolvam competências para atuar com estudantes com deficiência, garantindo assim a efetivação da educação inclusiva. O projeto se torna ainda mais relevante diante dos números apresentados pelo censo educacional referente ao ano de 2021, que contabilizou um total de 31.328 estudantes público-alvo da educação especial no Espírito Santo. Esse número expressivo demanda uma atenção especial por parte dos sistemas de ensino, visando assegurar a permanência e qualidade da educação oferecida a esses estudantes. O desafio atual para a educação especial vai além do acesso, consistindo no direito à aprendizagem das pessoas com deficiência. Para enfrentar esse desafio, o projeto propõe a formação continuada dos professores, promovendo práticas inclusivas na concepção do desenho universal. Isso implica em uma série de ações, tais como: Desenvolvimento de uma estrutura organizacional escolar adequada; Remodelação do projeto político-pedagógico; Atualização de recursos didáticos; Adoção de práticas avaliativas, metodologias e estratégias de ensino inclusivas. A formação continuada dos professores é vista como essencial nesse processo, garantindo conhecimentos teóricos e práticos, além de espaços para reflexão sobre suas práticas pedagógicas. O projeto da UFES em parceria com a FEST representa um importante passo na promoção da educação inclusiva no Espírito Santo. Ao capacitar os professores para atuarem de forma inclusiva, o projeto contribui para a efetivação do direito à aprendizagem e escolarização das pessoas com deficiência, consolidando assim uma sociedade mais justa e igualitária. Texto: Vanessa Pianca Projeto: 1064  

809- UFES e FEST promovem curso de aperfeiçoamento em educação, pobreza e desigualdade social

Desde o ano de 2018, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia, vem  promovendo o “Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Versão Trajetórias Escolares)”. Com uma expressiva adesão de 300 inscritos, o curso foi direcionado a profissionais da educação básica e outros atuantes em políticas sociais no estado do Espírito Santo. Coordenado pela Profa. Dra Marlene de Fátima Cararro, do Departamento de Educação Política e Sociedade do Centro de Educação, teve como objetivo primordial do curso proporcionar uma formação continuada em nível de aperfeiçoamento, direcionada a gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e demais envolvidos com políticas sociais. A ênfase recaiu sobre a necessidade de romper com práticas escolares que tendem a perpetuar a condição de pobreza e reproduzir desigualdades sociais. Com uma carga horária total de 180 horas, distribuídas ao longo de seis meses, o curso abordou temáticas cruciais para a compreensão e atuação frente aos desafios socio-educacionais presentes nas realidades de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza e extrema pobreza. Os participantes contemplados pelo curso englobaram diversos segmentos, tais como gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e membros da equipe pedagógica das escolas estaduais e municipais que atendem estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. Além disso, gestores e equipe técnico-pedagógica dos órgãos centrais estaduais e municipais, coordenadores do Programa Bolsa Família na Educação e operadores escolares também estiveram entre o público-alvo. Ainda, o curso se estendeu a outros profissionais da educação e da assistência social, bem como a órgãos e entidades ligadas às políticas educacionais e aos direitos de crianças e adolescentes. Ao oferecer uma formação qualificada e específica para profissionais que atuam no contexto educacional e social do Espírito Santo, o curso visou fortalecer as práticas pedagógicas e as políticas públicas voltadas para a promoção da equidade e da inclusão social. A iniciativa reafirma o compromisso da UFES e da Fundação Espírito-santense de Tecnologia com a melhoria da qualidade da educação e a redução das desigualdades sociais em nosso estado. Projeto 809 Texto: Vanessa Pianca

735 – Programa De Pós-Graduação em Educação da UFES: Promovendo a Formação continuada de profissionais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFES: PROMOVENDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS Desde 2017, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), tem se destacado como um espaço de excelência na formação continuada de profissionais da Educação. Sob a coordenação do professor Dr. Alexandro Braga Vieira do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) do Centro de Educação , este mestrado profissional tem como objetivo primordial o aprimoramento da prática pedagógica e a integração entre teoria e prática, valorizando a experiência profissional dos participantes. O programa destina-se a profissionais que atuam diretamente nas escolas de educação básica, nas secretarias de educação, assim como técnicos e docentes das instituições de ensino superior. Seu embasamento teórico-metodológico visa proporcionar uma formação sólida, capaz de impactar positivamente o ensino e a pesquisa no campo educacional. Uma das características mais marcantes deste projeto é a sua abordagem centrada no desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Para alcançar esse objetivo, são oferecidas estratégias e recursos que visam à melhoria contínua da infraestrutura física, dos equipamentos e à criação de redes de apoio para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com uma visão holística da educação, o programa busca não apenas a capacitação técnica, mas também o estímulo à reflexão crítica e à produção de conhecimento relevante para a realidade educacional local e global. Dessa forma, os participantes são encorajados a explorar novas abordagens pedagógicas, aprofundar-se em questões contemporâneas da educação e a contribuir ativamente para o desenvolvimento do campo. Ao longo dos anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES tem se consolidado como um espaço de encontro e troca de experiências entre profissionais comprometidos com a transformação da educação. Sua contribuição para a qualificação dos agentes educacionais e para o avanço do conhecimento científico na área é inegável, refletindo o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a promoção do desenvolvimento social.   Projeto 735 texto Vanessa Pianca

1066- Semana do conhecimento na UFES: celebrando educação e inovação

A Semana do Conhecimento, um projeto realizado em parceria pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), nos anos de 2022 e 2023 foi destaque no calendário acadêmico capixaba e teve como objetivo apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFES para futuros universitários e para a comunidade em geral. Realizada em quatro campi da UFES, a Semana do Conhecimento teve lugar de 16 a 21 de outubro de 2023 em Goiabeiras e em Maruípe, de 24 a 26 de outubro de 2023 em São Mateus, e de 6 a 10 de novembro de 2023 em Alegre. Ao longo desses dias, diversas atividades foram oferecidas para aproximar a universidade do público e promover o intercâmbio de conhecimento. Um dos pontos altos do evento foram as mostras temáticas, que incluíram a Mostra de Profissões, a Mostra de Ciências, a Mostra de Ciências Biológicas, além das jornadas de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação, e de Extensão e Cultura. Essas mostras ofereceram aos visitantes uma visão abrangente das oportunidades acadêmicas e profissionais disponíveis na UFES. A Semana do Conhecimento não se restringiu apenas ao âmbito acadêmico, mas também trouxe atividades culturais e esportivas para enriquecer a experiência dos participantes. Projetos como o Sábado de Esporte e Lazer proporcionaram momentos de recreação e integração, demonstrando o compromisso da UFES não apenas com a educação, mas também com o bem-estar da comunidade. Um dos destaques da Semana do Conhecimento foi a Mostra de Profissões, que atraiu mais de 10 mil estudantes das redes pública e privada de ensino fundamental e médio em 2022. Este evento, altamente concorrido, ofereceu aos visitantes informações cruciais sobre as diferentes carreiras disponíveis na universidade, ajudando os jovens a tomar decisões mais informadas sobre seu futuro acadêmico e profissional. A coordenadora do projeto Professora Dra. Liliana Aparecida Pimenta de Barros, destacou durante o evento que a excelência da UFES foi reconhecida com a nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), o conceito máximo na avaliação da qualidade da educação desenvolvida na instituição. Esse reconhecimento destaca o compromisso da UFES com a excelência acadêmica e a inovação em todas as suas atividades. Além disso, a Semana do Conhecimento integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Semana Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação promovida pela  SECTI -ES. Este ano, a SNCT teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, destacando a importância da pesquisa e da inovação científica para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Em resumo, a Semana do Conhecimento na UFES é mais do que um evento acadêmico; é uma celebração do conhecimento, da inovação e do compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável. Com o apoio da FEST e o envolvimento ativo da comunidade, este evento continua a ser um catalisador para o crescimento e o progresso no Espírito Santo e além. Texto: Vanessa Pianca RP 2246/ES Projeto 1066

640/1082- Curso de Licenciatura Intercultural Indígena: preservando saberes e formando líderes

Parceria Estratégica entre PROLIND/UFES e Fundação Espírito-santense de Tecnologia Fomenta Educação Intercultural Indígena O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)  através do Programa de Licenciaturas Interculturais Indígenas (PROLIND), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) emerge como um marco significativo na preservação, difusão de conhecimentos e formação de lideranças para comunidades Tupinikim e Guarani. O curso visa a formação integral de professores para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das escolas indígenas, situadas nos municípios de Aracruz (ES). Sua base está enraizada nos projetos sociais dessas comunidades, buscando um ensino interdisciplinar, bilíngue e intercultural, alinhado com as práticas de ensino-aprendizagem e pesquisa. Este curso, ministrado em parceria com a UFES e o PROLIND, tem como missão primordial a formação completa de professores dessas comunidades para atuar nos níveis finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das escolas indígenas em Aracruz (ES). A proposta pedagógica está fundamentada no respeito, valorização e preservação da identidade cultural, além de direcionar esforços para a autonomia e sustentabilidade desses povos. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Respeito, valorização e fortalecimento da identidade cultural são os alicerces desse programa. Seus objetivos específicos se concentram em: Fomentar o diálogo entre saberes indígenas e não indígenas, valorizando conhecimentos específicos de cada povo. Promover uma formação que privilegie a autonomia intelectual, integrando ensino e pesquisa. Facilitar a troca de saberes entre povos indígenas, fortalecendo suas línguas e práticas culturais. Formar professores como lideranças capazes de defender direitos coletivos e identidades étnicas. RECONHECIMENTO E PARCERIAS O PROLIND, ligado à SECADI/MEC, desde 2005 tem fomentado licenciaturas interculturais indígenas em diversas universidades, reconhecendo a importância de atender às demandas das comunidades Tupinikim e Guarani por formação de professores qualificados. O projeto político-pedagógico do curso foi desenvolvido de forma colaborativa entre docentes da UFES, professores indígenas e representantes de instituições parceiras, com base em diagnósticos da situação educacional na região. A parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia fortalece ainda mais essa iniciativa, proporcionando recursos e apoio para a consolidação de uma educação intercultural indígena de qualidade, respeitosa das tradições e comprometida com a sustentabilidade desses povos. Segundo a Coordenadora do Projeto, Celeste Ciccarone, este curso atende a uma demanda antiga dos povos Tupinikim e Guarani por formação superior de seus professores, reconhecendo seus direitos diferenciados e valorizando suas práticas e saberes. “O Projeto Político Pedagógico resultou de um esforço conjunto entre docentes da UFES, professores indígenas, instituições parceiras como a FEST, além de consultores externos, embasado em diagnósticos da situação da educação básica na região.” pontuou “Ao capacitar educadores indígenas, o curso não apenas fortalece a identidade cultural, mas também cria líderes aptos a defender seus direitos e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com as diversidades étnicas.” Finalizou O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani é um exemplo do compromisso da UFES, FEST e do PROLIND em preservar culturas, valorizar saberes e formar cidadãos conscientes e ativos na promoção da diversidade e igualdade.   Projeto 640/1082

930- SOMA-SI: Um programa de autogerenciamento do bem-estar a partir da análise do estresse do agente da segurança pública no Espírito Santo

O projeto “SOMA-SI: Um programa de autogerenciamento do bem-estar a partir da análise do estresse do agente da segurança pública no Espírito Santo” está vinculado ao Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele tem por objetivo o trabalho preventivo em saúde para o servidor que atua na área de segurança devido a profissão afetar às condições de trabalho, família e saúde, por vários fatores, dentre eles o estresse, que pode refletir em sua pressão arterial, em seu peso corpóreo, na forma de se alimentar, em sua qualidade de vida e na execução de tarefas, no trabalho e em casa. Suas ações são dirigidas ao levantamento (survey) das condições de estresse e à solução de problemas de saúde e qualidade de vida (ação técnica) dos servidores que compõem o sistema de segurança pública do ES, a partir dos componentes: acompanhamento técnico psicológico, nutricional e cardiológico; psicoterapia breve individual; oficinas técnicas de grupo; e gerenciamento técnico de casos complexos. O objetivo é levantar as condições de estresse da população-alvo e avaliar os efeitos tanto da intervenção multicomponente sobre condições de estresse percebido quanto da combinação de suporte da rede social e gerenciamento de caso sobre o desfecho de casos complexos. Projeto 930 … Texto: Agência Agora ES