FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia

Abertura do II Encontro Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra e I Encontro Técnico do Nordeste marca início de diálogo e articulação federal

Teresina (PI), 3 de setembro de 2025 – Teve início o II Encontro Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra e o I Encontro Técnico dos Órgãos de Terra do Nordeste, reunindo autoridades, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os desafios e avanços da regularização fundiária no Brasil. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de setembro, em Teresina (PI).

A abertura contou com a presença de importantes nomes: Moisés Savian, Secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (MDA); Shirley Abreu, Diretoria do Crédito Fundiário (MDA); Victor Fernandes, Coordenador-Geral de Políticas Públicas (MDA); Dayvid Miranda, Superintendente Federal do MDA no Piauí; Helena Gonçalves, do Instituto Clima e Sociedade (ICS); Vailson Schneider, gerente de Terras e Cartografia (IDAF ES); Vanessa Nascimento, subgerente de Geografia e Cartografia (IDAF ES); e, representando a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), a gerente de projetos Patrícia Bourguignon.

O encontro é promovido pela Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SFDT/MDA), em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI). O objetivo central é promover o diálogo, compartilhar experiências e fortalecer as ações em torno da regularização fundiária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a justiça social.

Plataforma Terras do Brasil: inovação a serviço da Regularização Fundiária

Durante o evento, foi também destacada a Plataforma Terras do Brasil, iniciativa executada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com apoio da FEST e do MDA. O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Sisquini, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFES.

A plataforma reúne os softwares SiCARF e SiNARF, que têm como propósito acelerar os processos de solicitação de regularização fundiária e demais serviços públicos relacionados, utilizando os benefícios da tecnologia para garantir segurança jurídica e transparência.

Entre as vantagens das plataformas destacam-se:

  • Processo 100% digital, eliminando a necessidade de deslocamento para cadastro, instauração ou consulta de processos;
  • Módulo off-line para cadastros sem acesso imediato à internet;
  • Notificação e troca de mensagens on-line com o interessado;
  • Maior agilidade na tramitação dos processos;
  • Desburocratização e fluidez na regularização fundiária;
  • Transparência das informações para o público externo e órgãos parceiros.

As terras mapeadas pela plataforma incluem áreas arrecadadas pela União que ainda não tiveram destinação definida, podendo ser voltadas à agricultura familiar, comunidades tradicionais, extrativismo, comunidades quilombolas e indígenas, concessões florestais ou unidades de conservação.

Combinando tecnologia, governança e participação social, a Plataforma Terras do Brasil representa um passo estratégico para ampliar o acesso à terra e fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento territorial no país.

Projeto 1245

Texto: Vanessa Pianca