Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

1130 ABERTURA DE EDITAL PARA BOLSA DO PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA – ARPA

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBio) com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia, anunciou a abertura de edital para a seleção de bolsistas no âmbito do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). Esse projeto oferece bolsas que vão de R$ 3.900,00 até R$ 10.400,00 e as inscrições vão até o dia 03 de outubro de 2024.

As bolsas têm como objetivo apoiar diversas atividades relacionadas ao Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Programa Monitora) e suas ações de conservação e manejo de espécies. Entre as principais tarefas estão a validação e análise de dados, produção de relatórios e artigos, bem como a divulgação dos resultados obtidos pelo Subprograma Terrestre, com foco em mamíferos de médio e grande porte. Também estão incluídas a gestão do Sistema de Gestão de Dados de Biodiversidade (SISMonitora), o monitoramento de componentes específicos como plantas arbóreas, savanas e manguezais, e o suporte às ações de coleta e capacitação em Unidades de Conservação. Além disso, abrange a atualização de protocolos de monitoramento, a curadoria de amostras botânicas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e o desenvolvimento de pesquisas em colaboração com centros de conservação de diversas espécies, como primatas, aves e mamíferos carnívoros.

O Programa Monitora, estabelecido pela Instrução Normativa nº 02, de 28 de janeiro de 2022, visa fortalecer o diálogo sobre as questões ambientais no Brasil, promovendo o compartilhamento de informações entre pesquisadores, gestores, comunidades locais e voluntários. As atividades de monitoramento desenvolvidas no âmbito do programa são essenciais para a conservação da biodiversidade e a tomada de decisões em políticas públicas e ações de manejo.

Os candidatos devem possuir graduação em Graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Oceanografia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Pesca ou áreas afins, com especialização em biologia, zoologia, botânica, ecologia ou ecologia vegetal; Mestrado em Ciências Biológicas, Ecologia ou áreas afins; Doutorado em Ciências Biológicas, Oceanografia, Engenharia de Pesca, Ecologia, Veterinária, Ciências Sociais ou áreas afins, como Botânica, Etnobiologia, Antropologia; ou ser Doutor em botânica e/ou ecologia vegetal. Além disso, é exigido conhecimento em ciência de dados, gestão de dados, gestão da informação ou gestão de projetos de desenvolvimento de sistemas ou de inovação tecnológica.

A Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), juntamente com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBio) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), apoia a iniciativa, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Interessados devem se candidatar por meio do processo seletivo descrito no edital disponível no site oficial da FEST. (https://fest.org.br/editais/).

Essa é uma oportunidade única de contribuir para a conservação da Amazônia e fortalecer o trabalho de monitoramento da biodiversidade no Brasil. A FEST, em parceria com a FUNBio e o ICMBio, reafirmam seu compromisso com a preservação ambiental e a proteção dos ecossistemas.

Projeto 1130

Texto Vanessa Pianca

Pular para o conteúdo