1280 UFES E FEST JUNTAS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA REGIÕES COSTEIRAS
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), está desenvolvendo um projeto inovador voltado para a elaboração de conteúdos sobre desenvolvimento sustentável em regiões costeiras. Sob a coordenação do Prof. Dr. Everlam Elias Montibeler, do Departamento de Economia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), o projeto integra ações estratégicas da Pró-reitoria de Extensão (PROEX/UFES) e conta com o apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
O projeto visa capacitar gestores públicos e privados, além de outros atores estratégicos, com uma visão multidisciplinar sobre temas essenciais para a sustentabilidade costeira. A proposta é fornecer conhecimentos sobre áreas como:
- Oceanografia;
- Biologia marinha;
- Engenharia de exploração mineral, pesca e aquicultura;
- Formulação de políticas governamentais;
- Estruturas socioeconômicas da zona costeira.
A abordagem do projeto busca integrar diferentes perspectivas e métodos, oferecendo ferramentas para enfrentar desafios globais, como as mudanças climáticas, de forma holística e interconectada.
Os oceanos e as áreas costeiras desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico global, na economia e no bem-estar humano. A complexidade dessas regiões exige um entendimento amplo das inter-relações entre os diversos ambientes naturais e socioeconômicos.
Além disso, o projeto destaca a necessidade de soluções aplicáveis às agendas dos governos locais, com maior integração entre áreas do conhecimento relacionadas aos oceanos e faz parte do Programa de Desenvolvimento das Capacidades para Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR), conforme a Portaria n°1.642/23, do MIDR. A certificação oferecida será um diferencial para gestores que atuam na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável dessas regiões.
O programa visa resultar na capacitação de gestores que serão responsáveis por tomadas de decisões para um desenvolvimento econômico sustentável, além da elaboração de políticas públicas mais eficazes com o fortalecimento da colaboração interinstitucional.
O impacto do projeto transcende a capacitação individual, promovendo benefícios para comunidades costeiras e contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado.
Com essa iniciativa, a UFES e a FEST reforçam seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a promoção de soluções práticas para os desafios contemporâneos.
Texto: Vanessa Pianca
Projeto 1280