Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

ATUAÇÃO

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

A FEST tem como um de seus objetivos o desenvolvimento tecnológico por meio de aquisições de software e equipamentos e introdução de novas tecnologias. Além disso, através de seus projetos, promove a pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Atuando como canal da UFES e demais instituições de pesquisa, junto às entidades e empresas públicas e privadas para a realização de atividades de cooperação técnicas e prestação de serviços, fomentando o desenvolvimento regional. Por meio  do desenvolvimento tecnológico, é possível a solução de problemas econômicos e sociais que afetam o desenvolvimento sustentável da economia, além de ampliar o estímulo aos pesquisadores, elevando o nível da qualificação da população acadêmica.

ENSINO

Atividades fins que tem por objeto a formação e qualificação de profissionais, tanto para a realização de pesquisas, como para a utilização dos modernos recursos tecnológicos. Por meio de seus Cursos de curta, média e longa duração, Workshops e Eventos, a Fundação pretende proporcionar, dentro de uma adequada orientação educacional, a formação necessária ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos e sua preparação ou atualização para o mercado de trabalho.  

GESTÃO ESTRATÉGICA

Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Planejamento Estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa se antecipar às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

INOVAÇÃO

Atividades que tem como objetivo a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços. No contexto do século XXI, inovação é uma necessidade para qualquer empresa, entretanto, há um elevado grau de desconhecimento sobre a sua gestão. Em sua grande maioria, as organizações não incorporam práticas de gestão da inovação ou visualizam a inovação apenas como aquisição de máquinas e equipamentos para seus processos produtivos, com pouca ou quase nenhuma ênfase à inovação de produtos e serviços. É nesse sentido que a FEST é um canal para trazer a inovação. Atividades inclusas nesse setor: Atividades internas e externas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), aquisições de conhecimentos externos, projetos diversos que promovam a inovação, entre outros.

PESQUISA

Inclui todas as atividades de pesquisa com vistas ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. O objetivo é transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos e processos com viabilidade comercial, tanto para apoiar o surgimento de novas empresas, quanto para possibilitar o desenvolvimento de inovações radicais ou incrementais em produtos, processos e serviços. A FEST tem como finalidade básica dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das instituições públicas ou particulares contratantes. Sendo um canal das instituições de pesquisa e universidades junto a entidades e empresas públicas e privadas para a realização de atividades de cooperação técnicas e prestação de serviços. Através da FEST, é possível apoiar projetos de pesquisa (pesquisa aplicada, pesquisa básica, desenvolvimento experimental e serviços técnico-científicos), capacitação de recursos humanos e difusão de resultados, que estimulam o desenvolvimento científico e tecnológico.

Pular para o conteúdo