Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) E FUNDAÇÃO ESPÍRITO-SANTENSE DE TECNOLOGIA PROMOVEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL

Desde o ano de 2018, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia, vem  promovendo o “Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Versão Trajetórias Escolares)”. Com uma expressiva adesão de 300 inscritos, o curso foi direcionado a profissionais da educação básica e outros atuantes em políticas sociais no estado do Espírito Santo.

Coordenado pela Profa. Dra Marlene de Fátima Cararro, do Departamento de Educação Política e Sociedade do Centro de Educação, teve como objetivo primordial do curso proporcionar uma formação continuada em nível de aperfeiçoamento, direcionada a gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e demais envolvidos com políticas sociais. A ênfase recaiu sobre a necessidade de romper com práticas escolares que tendem a perpetuar a condição de pobreza e reproduzir desigualdades sociais.

Com uma carga horária total de 180 horas, distribuídas ao longo de seis meses, o curso abordou temáticas cruciais para a compreensão e atuação frente aos desafios socio-educacionais presentes nas realidades de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza e extrema pobreza.

Os participantes contemplados pelo curso englobaram diversos segmentos, tais como gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e membros da equipe pedagógica das escolas estaduais e municipais que atendem estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. Além disso, gestores e equipe técnico-pedagógica dos órgãos centrais estaduais e municipais, coordenadores do Programa Bolsa Família na Educação e operadores escolares também estiveram entre o público-alvo. Ainda, o curso se estendeu a outros profissionais da educação e da assistência social, bem como a órgãos e entidades ligadas às políticas educacionais e aos direitos de crianças e adolescentes.

Ao oferecer uma formação qualificada e específica para profissionais que atuam no contexto educacional e social do Espírito Santo, o curso visou fortalecer as práticas pedagógicas e as políticas públicas voltadas para a promoção da equidade e da inclusão social. A iniciativa reafirma o compromisso da UFES e da Fundação Espírito-santense de Tecnologia com a melhoria da qualidade da educação e a redução das desigualdades sociais em nosso estado.

Projeto 809

Texto: Vanessa Pianca

Pular para o conteúdo