UFES INOVA COM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES RURAIS
Uma iniciativa com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia, realizou o curso de pós-graduação lato sensu voltado para a especialização em Educação do Campo. Coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Monteiro Barreto Camargo, do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) do Centro de Educação da UFES, o projeto tem como objetivo principal a formação continuada de professores que atuam na Educação do Campo.
O curso foi estruturado em três módulos principais, totalizando 180 horas de formação. Cada módulo aborda aspectos cruciais da educação no campo, com um enfoque na prática pedagógica e na integração das culturas campesinas e dos povos tradicionais:
- Introdução à Educação do Campo (Módulo I – 60 horas): Este módulo fornece uma base teórica sólida sobre a Educação do Campo, abordando seus princípios, conceitos e a importância do contexto rural na educação.
- Interculturalidade, Interdisciplinaridade e Inclusão na Educação do Campo (Módulo II – 60 horas): Foca na promoção de uma educação inclusiva e intercultural, ressaltando a necessidade de práticas interdisciplinares que valorizem a diversidade cultural dos territórios rurais.
- Práticas Pedagógicas em Educação do Campo (Módulo III – 60 horas): Este módulo é dedicado ao desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas para a realidade do campo, com ênfase na construção de projetos educacionais para salas multisseriadas.
A metodologia do curso é fundamentada em uma abordagem teórico-metodológica robusta, com materiais expressos nos Cadernos (Ebooks) e outros textos e documentos disponibilizados na Plataforma Moodle. As atividades incluíram:
- – Debates em grupo: Incentivando a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.
- – Desenvolvimento de atividades: Realizadas tanto nos espaços escolares quanto nas comunidades, sempre alinhando teoria e prática.
- – Investigação no contexto social: Propondo projetos pedagógicos que atendam às especificidades locais.
Uma característica marcante do curso é a “fase do tempo comunidade”, inspirada na Pedagogia da Alternância, que contempla:
- – Estudo individual e em grupo: Com material próprio, incluindo teoria e bibliografia, além de estudos de caso com perguntas orientadoras.
- – Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): Estruturado pela UFES, oferece suporte contínuo aos alunos.
- – Acesso a bibliotecas locais: Organizadas pelas secretarias municipais, disponibilizam todo o material necessário para os estudos.
- – Encontros com tutores: Facilitam a resolução de dúvidas e o aprofundamento dos conteúdos estudados.
O curso buscou estimular reflexões e práticas educacionais emancipadoras, especialmente para grupos que historicamente têm sido excluídos de políticas públicas e de processos homogenizadores de escolarização. Através das diversas frentes de trabalho e da articulação entre teoria e prática, a especialização visou contribuir significativamente para a qualidade do ensino e das aprendizagens nos territórios rurais.
Projeto 1057
Texto: Vanessa Pianca