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UFES INOVA COM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES RURAIS

Uma iniciativa com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia, realizou o curso de pós-graduação lato sensu voltado para a especialização em Educação do Campo. Coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Monteiro Barreto Camargo, do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) do Centro de Educação da UFES, o projeto tem como objetivo principal a formação continuada de professores que atuam na Educação do Campo.

O curso foi estruturado em três módulos principais, totalizando 180 horas de formação. Cada módulo aborda aspectos cruciais da educação no campo, com um enfoque na prática pedagógica e na integração das culturas campesinas e dos povos tradicionais:

  1. Introdução à Educação do Campo (Módulo I – 60 horas): Este módulo fornece uma base teórica sólida sobre a Educação do Campo, abordando seus princípios, conceitos e a importância do contexto rural na educação.
  2. Interculturalidade, Interdisciplinaridade e Inclusão na Educação do Campo (Módulo II – 60 horas): Foca na promoção de uma educação inclusiva e intercultural, ressaltando a necessidade de práticas interdisciplinares que valorizem a diversidade cultural dos territórios rurais.
  3. Práticas Pedagógicas em Educação do Campo (Módulo III – 60 horas): Este módulo é dedicado ao desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas para a realidade do campo, com ênfase na construção de projetos educacionais para salas multisseriadas.

A metodologia do curso é fundamentada em uma abordagem teórico-metodológica robusta, com materiais expressos nos Cadernos (Ebooks) e outros textos e documentos disponibilizados na Plataforma Moodle. As atividades incluíram:

  • – Debates em grupo: Incentivando a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.
  • – Desenvolvimento de atividades: Realizadas tanto nos espaços escolares quanto nas comunidades, sempre alinhando teoria e prática.
  • – Investigação no contexto social: Propondo projetos pedagógicos que atendam às especificidades locais.

Uma característica marcante do curso é a “fase do tempo comunidade”, inspirada na Pedagogia da Alternância, que contempla:

  • – Estudo individual e em grupo: Com material próprio, incluindo teoria e bibliografia, além de estudos de caso com perguntas orientadoras.
  • – Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): Estruturado pela UFES, oferece suporte contínuo aos alunos.
  • – Acesso a bibliotecas locais: Organizadas pelas secretarias municipais, disponibilizam todo o material necessário para os estudos.
  • – Encontros com tutores: Facilitam a resolução de dúvidas e o aprofundamento dos conteúdos estudados.

O curso buscou estimular reflexões e práticas educacionais emancipadoras, especialmente para grupos que historicamente têm sido excluídos de políticas públicas e de processos homogenizadores de escolarização. Através das diversas frentes de trabalho e da articulação entre teoria e prática, a especialização visou contribuir significativamente para a qualidade do ensino e das aprendizagens nos territórios rurais.

Projeto 1057

Texto: Vanessa Pianca

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