Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) E FUNDAÇÃO ESPÍRITO-SANTENSE DE TECNOLOGIA- FEST SE UNEM PARA PROMOVER PROJETO DE EXTENSÃO EM PARCERIA COM O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)

 

O Programa de Extensão “Núcleo Universitário de Agroecologia e Reforma Agrária Popular (NUARA)” é uma iniciativa colaborativa entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Fundação Espírito-santense de Tecnologia-FEST, com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que visa a formação, educação e capacitação de jovens, homens e mulheres de áreas de reforma agrária do Espírito Santo.

Coordenado pela Profa. Dra. Renata Couto Moreira, do Departamento de Economia/CCJE da UFES, o projeto tem como objetivo principal contribuir para a formação e capacitação de diversos segmentos da população, como homens e mulheres, jovens, idosos e públicos LGBTQIA+, ligados aos assentamentos de reforma agrária do estado, promovendo um processo de construção coletiva da formação social e pessoal por meio de atividades de extensão como encontros, cursos e práticas pedagógicas.

“Estamos comprometidos em promover uma formação abrangente e inclusiva, que atenda às necessidades e realidades específicas dos indivíduos ligados aos assentamentos de reforma agrária. Acreditamos no poder transformador da educação e da capacitação para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.” Pontuou.

Atualmente, o estado do Espírito Santo conta com 62 assentamentos que passaram pelo processo de reforma agrária, abrigando mais de 4.400 famílias que desempenham um papel fundamental na sociedade, seja por meio da educação, produção agrícola, cooperativismo, saúde popular ou participação ativa em seus espaços de atuação.

O projeto busca reconhecer e fortalecer a importância social, econômica, cultural e política dos assentados, promovendo uma educação alinhada às realidades do campo e dos territórios aos quais estão vinculados. Além disso, visa ampliar a disseminação do conhecimento adquirido, incentivando a multiplicação dos processos formativos nas comunidades.

A universidade pública desempenha um papel fundamental na produção e disseminação de conhecimento, e a extensão universitária é a ponte que possibilita a partilha desse conhecimento com o público externo à academia. Por meio de alianças positivas com organizações sociais e espaços coletivos da sociedade, é possível construir uma extensão pública com caráter popular, proporcionando diálogos enriquecedores e práticas transformadoras.

Entre as atividades propostas pelo projeto, destacam-se:

  • Curso Estadual de Mulheres, Agroecologia e Reforma Agrária
  • Escola Básica de Formação em Agroecologia
  • Escola Estadual de Formação em Agroecologia
  • Semana de Arte e Cultura da Terra, envolvendo crianças, jovens, mulheres e homens ligados às escolas dos assentamentos e territórios da reforma agrária.

Essas atividades visam garantir um processo de excelência, contribuindo para o fortalecimento e a valorização das comunidades rurais, bem como para a promoção de práticas sustentáveis e inclusivas no meio rural.

Por meio dessa parceria entre UFES, FEST e MST, espera-se promover um impacto positivo e duradouro na vida dos indivíduos e comunidades envolvidas, consolidando a importância da educação e da capacitação como instrumentos de transformação social e desenvolvimento humano.

Acesse o site da FEST para mais informações sobre o projeto e como participar das atividades propostas.

Projeto 1119

Texto: Vanessa Pianca

 

Pular para o conteúdo