Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O projeto “Simulação numérica da dispersão da concentração média de poluentes primários em duas regiões de exploração e produção de petróleo” consiste em estudar e compreender os processos físicos que envolvem o escoamento e o transporte de poluentes na atmosfera.

Visando explicar as estimativas de concentração de poluentes primários em duas regiões de exploração e produção de petróleo e gás natural do pré-sal, localizadas nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

As atividades envolvidas na exploração e produção de petróleo e gás natural geram emissões de poluentes atmosféricos que podem impactar uma ampla extensão territorial.

O objetivo do projeto é desenvolver uma metodologia para realização de estudos numéricos da dispersão de poluentes atmosféricos para grandes distâncias (superiores a 20 km), usando o sistema de modelagem CALPUFF com a assimilação dos parâmetros meteorológicos gerados pelo modelo WRF.

Com ele, espera-se auxiliar no controle de emissões de fontes poluidoras localizadas na plataforma continental e subsidiar a adoção de medidas mitigadoras; compreender os processos físicos envolvidos no transporte de poluentes atmosféricos para longas distâncias; identificar as fontes emissoras e de seus respectivos impactos na qualidade do ar, bem nos padrões de dispersão de poluentes atmosféricos, entre outros resultados.

Projeto 752

 

Pular para o conteúdo