Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

SEMANA DO CONHECIMENTO NA UFES: CELEBRANDO EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO

A Semana do Conhecimento, um projeto realizado em parceria pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), nos anos de 2022 e 2023 foi destaque no calendário acadêmico capixaba e teve como objetivo apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFES para futuros universitários e para a comunidade em geral.

Realizada em quatro campi da UFES, a Semana do Conhecimento teve lugar de 16 a 21 de outubro de 2023 em Goiabeiras e em Maruípe, de 24 a 26 de outubro de 2023 em São Mateus, e de 6 a 10 de novembro de 2023 em Alegre. Ao longo desses dias, diversas atividades foram oferecidas para aproximar a universidade do público e promover o intercâmbio de conhecimento.

Um dos pontos altos do evento foram as mostras temáticas, que incluíram a Mostra de Profissões, a Mostra de Ciências, a Mostra de Ciências Biológicas, além das jornadas de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação, e de Extensão e Cultura. Essas mostras ofereceram aos visitantes uma visão abrangente das oportunidades acadêmicas e profissionais disponíveis na UFES.

A Semana do Conhecimento não se restringiu apenas ao âmbito acadêmico, mas também trouxe atividades culturais e esportivas para enriquecer a experiência dos participantes. Projetos como o Sábado de Esporte e Lazer proporcionaram momentos de recreação e integração, demonstrando o compromisso da UFES não apenas com a educação, mas também com o bem-estar da comunidade.

Um dos destaques da Semana do Conhecimento foi a Mostra de Profissões, que atraiu mais de 10 mil estudantes das redes pública e privada de ensino fundamental e médio em 2022. Este evento, altamente concorrido, ofereceu aos visitantes informações cruciais sobre as diferentes carreiras disponíveis na universidade, ajudando os jovens a tomar decisões mais informadas sobre seu futuro acadêmico e profissional.

A coordenadora do projeto Professora Dra. Liliana Aparecida Pimenta de Barros, destacou durante o evento que a excelência da UFES foi reconhecida com a nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), o conceito máximo na avaliação da qualidade da educação desenvolvida na instituição. Esse reconhecimento destaca o compromisso da UFES com a excelência acadêmica e a inovação em todas as suas atividades.

Além disso, a Semana do Conhecimento integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Semana Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação promovida pela  SECTI -ES. Este ano, a SNCT teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, destacando a importância da pesquisa e da inovação científica para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável.

Em resumo, a Semana do Conhecimento na UFES é mais do que um evento acadêmico; é uma celebração do conhecimento, da inovação e do compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável. Com o apoio da FEST e o envolvimento ativo da comunidade, este evento continua a ser um catalisador para o crescimento e o progresso no Espírito Santo e além.

Texto: Vanessa Pianca

RP 2246/ES

Projeto 1066

Pular para o conteúdo