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Saberes indígenas na escola

O principal foco do projeto é a formação continuada de professores indígenas que atuam nas escolas das aldeias localizadas em Aracruz, no litoral do Espírito Santo. A proposta também visa proporcionar as condições necessárias para que aconteça a troca intercultural e bilíngue entre os docentes Tupinikim e Guarani na região.

No que se refere aos subsídios e recursos destinados ao projeto, sua aplicação será destinada à elaboração de currículos e materiais didáticos e paradidáticos, atendendo, dessa forma, a demanda da comunidade educativa de cada um dos povos em questão.

O presente projeto também se justifica pelo fato de a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) integrar, desde suas edições anteriores, a Rede Saberes Indígenas na Escola (SIE), responsável por articular as instituições de ensino superior no País, visando, junto aos coletivos envolvidos, o desenvolvimento de propostas inovadoras de formação continuada de professores indígenas, garantindo o amplo acesso ao ensino e à pesquisa, valorizando, assim, conhecimentos e processos socioeducativos próprios em diferentes contextos e formatos.

As metas dessa proposta são sólidas e totalmente possíveis de serem concretizadas, uma vez que elas tratam  do acesso e da utilização, em sala de aula, de materiais didáticos e paradidáticos produzidos pelos próprios indígenas, além da valorização de modalidades interculturais nos processos de ensino e aprendizagem de leitura, escrita, entre outros saberes a serem desenvolvidos.
Projeto 918

Registros da atuação em campo.

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