Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Qual o objetivo do Projeto Solares?

O principal objetivo do Projeto Solares vai muito além de oferecer soluções sustentáveis e gerar valor para a comunidade. A razão por trás das ações está na visão de que é necessário contribuir para que as pessoas tenham uma relação saudável com o meio ambiente e façam boas escolhas quando implementar e adquirir uma tecnologia que facilite sua integração com o mundo. O que move a iniciativa é promover melhorias e liderar em performance sustentável.

“Um projeto de extensão pode gerar grandes ideias e transformar realidades, além de incentivar os universitários a crescer com responsabilidade social e ambiental. Esse é o propósito que guia o Projeto Solares. Nossa responsabilidade é com o desenvolvimento dos lugares em que estamos inseridos, com a tecnologia que usamos e com as pessoas.” Fransérgio Leite da Cunha, coordenador do Projeto Solares.

Como o Projeto Solares atua?

O Projeto Solares desenvolve tecnologias e ações para fomentar o uso da energia solar no ES por meio de quatro frentes de atuação:

  • Barcos – desenvolvimento de embarcação movida a energia solar;
  • On grid – estudo que foi o incentivo para a instalação de painéis solares na UFES, campus de Goiabeiras;
  • Solar térmica – desenvolvimento de tecnologias com energia solar para melhorar a eficiência de sistemas/equipamentos e diminuir custos de operação;
  • Off grid – construção de projetos que utilizam como fonte exclusiva de energia a energia solar.

Qual a importância do uso de energia solar?

Dados da Absolar indicam que a média de economia, quando se utiliza a energia solar em substituição à elétrica, chega a até 90%. Além disso, essa modalidade também já garantiu R$10 bilhões em novos investimentos no Brasil, além de 640 mil empregos – a arrecadação aos cofres públicos foi de quase R$40 bilhões. Especialistas explicam que essas vantagens oferecidas impulsionam o desenvolvimento de soluções e projetam crescimento vertiginoso.

 Se interessou? Então aproveite para conhecer todos os detalhes do Projeto Solares.

 

Projeto 859

Pular para o conteúdo