Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

PROJETO INOVADOR DA UFES E ARCELORMITTAL EM PARCERIA COM A FEST: MONITORAMENTO AMBIENTAL AVANÇADO

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a ArcelorMittal com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia, estão trabalhando em um projeto de monitoramento ambiental. Esse estudo tem como objetivo coletar dados cruciais em três localidades distintas no ambiente externo, enquanto também investiga a qualidade do ar em cinco residências selecionadas estrategicamente, visando correlacionar com a poluição externa.

O foco principal será a análise dos principais poluentes, incluindo material particulado (MP10 e MP2,5), além da caracterização química para identificar metais associados ao impacto na saúde humana. O estudo também abrangerá a coleta de amostras para análise de fungos nas residências, visando compreender melhor os potenciais riscos à saúde ambiental.

Uma faceta inovadora deste projeto será a utilização de monitores pessoais para avaliar a exposição individual à poluição do ar, considerando a mobilidade dos participantes. Além disso, serão empregados dois modelos matemáticos avançados, CALPUFF e CMAQ, para modelar a dispersão e transformação dos poluentes na atmosfera, permitindo uma melhor resolução espacial e considerando compostos secundários, como ozônio e partículas finas.

Este projeto pioneiro é fruto da colaboração entre Departamento de Engenharia Ambiental da UFES, coordenado pela professor NEYVAL COSTA REIS JUNIOR, com o apoio e supervisão da Gerência de Meio Ambiente da ArcelorMittal Tubarão e da Fundação Espírito-santense de Tecnologia.

Esse esforço conjunto promete gerar dados valiosos para entendermos mais profundamente a interação entre a poluição ambiental e a saúde humana, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes na mitigação e controle da poluição do ar. O projeto representa um marco na busca por ambientes mais saudáveis e sustentáveis, demonstrando o compromisso das instituições envolvidas com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade.

Projeto 615

Pular para o conteúdo