Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

PROJETO INOVADOR DA FEST UTILIZA ESCÓRIA DE ACIARIA PARA PÓS-TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO

A Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) está embarcando em um projeto de pesquisa revolucionário em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) E A ARCELORMITTAL TUBARÃO. O foco principal do projeto é avaliar um sistema de pós-tratamento de lixiviado de aterro sanitário, utilizando uma planta piloto de um filtro biológico percolado preenchido com escória de aciaria.

O principal objetivo deste projeto de pesquisa, coordenado pelo professor Dr Ricardo Franci Gonçalves, do departamento de Engenharia Ambiental da UFES, é desenvolver e avaliar um sistema eficiente de pós-tratamento para lixiviado de aterro sanitário, com especial atenção à utilização de uma planta piloto de filtro biológico percolado preenchido com escória de aciaria.

O projeto utilizará o efluente proveniente de uma estação de tratamento de lixiviado de aterro sanitário, localizada em um aterro sanitário no município de Vila Velha – ES. A estação de tratamento é composta por diversas etapas, incluindo lagoa de equalização, lagoa intermediária, lagoa aerada, lagoa anóxica, decantador e lagoa de polimento. Além disso, a escória de aciaria, proveniente da ARCELORMITTAL TUBARÃO, será utilizada como meio suporte nos filtros biológicos percolados.

Metodologia:

Uma planta piloto de Filtro Biológico Percolado será construída e operada na UFES, onde serão realizados experimentos para avaliar a eficácia do sistema. Diferentes granulometrias de escória de aciaria serão empregadas nos filtros para simular o comportamento de diversos materiais comumente utilizados em Filtros Biológicos Percolados (FBP). O efluente será percolado na planta piloto de FBP, e diversas variáveis, incluindo cargas orgânicas e parâmetros hidráulicos, serão ajustadas durante os experimentos.

Parâmetros de Avaliação:

Os seguintes parâmetros serão analisados no projeto, seguindo as diretrizes da APHA (1998):

  •  Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO₅)
  • Demanda Química de Oxigênio (DQO)
  • Série de Sólidos
  • Série de Nitrogênio
  • Fósforo Total
  • Fósforo Dissolvido
  • pH
  • Alcalinidade
  • Condutividade
  • Turbidez
  • Cor
  • Temperatura

Além disso, a densidade de coliformes totais e E. coli será determinada através do método do Número Mais Provável (NMP), utilizando Substrato Cromogênico definido ONPGMUG (Colilert®), com quantificação por meio de cartelas.

Todas as análises laboratoriais serão realizadas no Laboratório de Saneamento (LABSAN) da UFES. Os resultados obtidos serão tratados no software Excel, utilizando estatística descritiva para a interpretação dos dados.

O professor Ricardo Franci Gonçalves é o responsável pelas comunicações formais, contratuais e técnicas com a ARCELORMITTAL TUBARÃO, enquanto a Gerência da Área de Coprodutos e a Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento da ARCELORMITTAL TUBARÃO serão as unidades responsáveis por todas as comunicações formais e contratuais da FUNDAÇÃO ESPÍRITO-SANTENSE DE TECNOLOGIA.

Este projeto inovador representa um passo significativo em direção ao desenvolvimento de soluções sustentáveis para o tratamento de lixiviado de aterro sanitário. A parceria entre a FEST, ARCELORMITTAL TUBARÃO e UFES promete contribuir para avanços na área de saneamento ambiental, abrindo portas para novas abordagens no tratamento de resíduos. O resultado final desse empreendimento pode ter impactos positivos tanto na preservação ambiental quanto na gestão eficiente de resíduos sólidos.

projeto 698

Pular para o conteúdo