Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

A Universidade Federal do Espírito Santo – UFES com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST, em colaboração com a Empresa Vale, tem como projeto de pesquisa o “Estudo da Reciclagem de Materiais Oriundos da Empresa Vale”. Esta iniciativa pioneira visou explorar e desenvolver técnicas avançadas de recuperação e reciclagem de materiais poliméricos, com foco principal na transformação sustentável de resíduos plásticos, especialmente os provenientes de garrafas e utensílios PET.

O projeto, coordenado pelo professor Dr. Eloi Alves da Silva Filho, do Departamento de Química do Centro de Ciências Extas da UFES, teve como objetivo primordial investigar e implementar práticas eficazes de reciclagem de materiais poliméricos, demonstrando sua viabilidade em ambientes operacionais reais e qualificados.

A pesquisa envolveu a aplicação prática dessas técnicas em diversos ambientes, incluindo áreas de minério, carvão, calcário e pilhas de estéril, permitindo a avaliação de cor, concentração e eficiência em vias, vagões e pilhas de minério e estéril.

Segundo Eloi, O lançamento do supressor sustentável foi realizado oficialmente no dia 30 novembro de 2023. “Este projeto foi um marco na história da universidade, como a primeira patente verde da UFES e da empresa VALE. Avançamos e muito”. Pontuou.

Um dos aspectos mais significativos deste projeto foi  contribuição direta para o desenvolvimento sustentável. A busca por soluções que evitem o descarte inadequado de garrafas e utensílios feitos com PET é essencial para minimizar o impacto ambiental e promover uma economia circular. Além disso, o estudo se estende a outros materiais plásticos como polipropileno (PP), poliestireno (PE), poliuretano (PU) e outros, explorando seu potencial de transformação em resinas recicláveis.

Este esforço conjunto entre a FEST, a UFES e a Vale não apenas buscou soluções técnicas avançadas, mas também ofereceu vantagens econômicas e ambientais significativas. A possibilidade de destinação rentável de resíduos provenientes da Vale e de outras indústrias que utilizam utensílios PET destaca a relevância desse projeto no cenário atual.

Além dos impactos positivos na área técnica, econômica e ambiental, o projeto também enfatizou a importância da formação de novos recursos humanos. “A UFES terá um papel fundamental na formação de alunos de graduação e pós-graduação, garantindo a disseminação do conhecimento adquirido e preparando profissionais capacitados para enfrentar os desafios da sustentabilidade e inovação tecnológica.” Finalizou Eloi

Esse projeto é um marco não apenas para as entidades envolvidas, mas também para o avanço da pesquisa em reciclagem de materiais no Brasil, demonstrando que a colaboração entre instituições acadêmicas e empresas pode gerar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios atuais.

Para mais informações e atualizações sobre o desenvolvimento deste projeto, veja no link da UFES (https://www.ufes.br/conteudo/primeira-patente-verde-da-ufes-reduz-emissao-de-poeira-e-descarte-de-lixo-no-meio-ambiente  e fique atento às publicações no site da Fundação Espírito-santense de Tecnologia.

 

Projeto 816

Pular para o conteúdo