Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O Projeto iAtlantic é um programa de investigação multidisciplinar que procura avaliar a saúde dos ecossistemas de águas profundas e de oceano aberto em toda a extensão do Oceano Atlântico.

O programa obteve financiamento da União Europeia, como parte do Programa Horizon 2020, coordenado pela Universidade de Edimburgo, Escócia, e inclui outras 34 Universidades de 15 países. O Brasil é representado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade de Santa Catarina (UFSC).

A iAtlantic tem como objetivo fornecer conhecimento que seja crítico para a gestão responsável e sustentável dos recursos do Oceano Atlântico em uma era de mudanças globais sem precedentes. Envolvendo cientistas marinhos de países que fazem fronteira com o Oceano Atlântico Norte e Sul, este ambicioso projeto determinará a resiliência dos animais de profundidade – e seus habitats – a ameaças como o aumento da temperatura, a poluição e as atividades humanas.

A iAtlantic está a empreender uma abordagem oceânica para compreender os fatores que controlam a distribuição, a estabilidade e a vulnerabilidade dos ecossistemas de águas profundas.

O trabalho abrange toda a escala da bacia do Atlântico, desde a ponta da Argentina, no sul, até a Islândia, no norte, e das costas leste dos EUA e do Brasil até as margens ocidentais da Europa e da África.

O sucesso do projeto se dá pela colaboração internacional entre cientistas de toda a região do Atlântico, com o compartilhamento de conhecimentos, equipamentos, infraestrutura, dados e pessoal colocados na vanguarda da abordagem da iAtlantic. Projeto 865

Foto Divulgação Projeto iAtlantic

Pular para o conteúdo