Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O Projeto Harpia, através do seu núcleo na Mata Atlântica, coordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realiza ações para o monitoramento de indivíduos e ninhos de Harpia na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel e Parque Nacional Parna do Pau-Brasil.

As ações buscam monitorar os ninhos e o comportamento de indivíduos de harpia nas áreas protegidas, realizar buscas por novos ninhos de Harpia nas áreas protegidas e entorno, e identificar geneticamente os indivíduos de Harpia e o parentesco entre eles, utilizando como fonte de DNA amostras de penas caídas.

Os resultados das ações melhorarão o entendimento sobre a ocorrência, número de indivíduos, área de uso, grau de parentesco, dieta e reprodução das harpias nas áreas protegidas.

Este conhecimento poderá ser aplicado na conservação dessa espécie na Mata Atlântica. O desenvolvimento dessa proposta proporcionará uma melhor convivência entre as pessoas e as Harpias nas áreas protegidas privadas e públicas do sul da Bahia

O Projeto Harpia monitora cerca de 60 ninhos de gavião-real na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal e na Mata Atlântica – no Espírito Santo e no sul da Bahia, com quatro ninhos nas reservas Vale e Biológica de Sooretama.
Projeto 882 e 862

Pular para o conteúdo