Esse é um projeto que se caracteriza por sua grande importância no auxílio à exploração de petróleo no Espírito Santo. Vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a proposta visa o estabelecimento de um modelo batimétrico para o quaternário da bacia do Espírito Santo.
A expectativa é de que o modelo implementado no presente projeto sirva de exemplo às demais bacias situadas em áreas com potencial exploratório e nas com reservatórios. Além disso, também se inclui ao projeto o trabalho de investigação em torno dos modelos de sedimentação para o talude da bacia capixaba, bem como suas relações com a variação do nível do mar e as mudanças climáticas.
A concretização e efetivação do projeto se justifica pelo fato de que a maioria dos campos de petróleo descobertos nas bacias marginais brasileiras está em subsuperfície, assim, os dados indiretos (geológicos e geofísicos) assumem um importante papel nas interpretações geológicas a serem feitas.
Junta-se aos argumentos da justificativa do projeto, um aspecto muito importante dessa iniciativa que é a oportunidade de estudar a sedimentação no quaternário superior, possibilitando melhor entendimento científico das variações cíclicas de sedimentação terrígena e carbonática na margem leste brasileira, principalmente na região que possui um importante aporte sedimentar: o Rio Doce.
O valor estimado do projeto é de R$ 2,9 milhões, cujos recursos deverão ser provenientes de termo de cooperação entre Petrobras, Ufes e FEST.
Projeto 844