Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software (NERDS), um projeto inovador desenvolvido na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), tem conquistado reconhecimento internacional e se destacado por suas contribuições para o campo da computação e redes.

O NERDS surgiu como resposta à demanda por inovação nas redes de computadores acadêmicas, que na época eram limitadas em termos de “programabilidade”, inovação e experimentação, num ambiente computacional avançado, com infraestrutura básica, que possibilita o desenvolvimento de aplicativos de redes definidas por software.

O NERDS foi estabelecido como uma resposta às limitações técnicas enfrentadas pelas redes de computadores acadêmicas nos anos 2000. Naquela época, as soluções técnicas eram restritas aos grandes fabricantes, dificultando a inovação. O projeto buscou ampliar as capacidades de “programabilidade” por meio da arquitetura Software-Defined Networking (SDN), iniciando suas pesquisas no campus de Goiabeiras da UFES.

 Reconhecimento Internacional e Premiações

Uma das notáveis conquistas do NERDS é seu reconhecimento internacional em excelência de redes de software. O impacto positivo do projeto resultou em diversas publicações científicas, nacionais e internacionais. Além disso, o NERDS recebeu prêmios de destaque de empresas renomadas, incluindo a gigante da tecnologia Google e a líder em hardware, Intel.

Em 2021, o NERDS foi contemplado com o Research Scholar Program da Google, na categoria Networking. Esta premiação visa dar continuidade às pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do NERDS no Doutorado, solidificando a posição do projeto no cenário acadêmico global. Os bolsistas do NERDS compartilham essa categoria com instituições de renome, como a New York University, University of Oxford e Cornell University.

Adicionalmente, o programa Intel Connectivity Research Program Grants (Fast Forward Initiative) reconheceu o potencial do NERDS, proporcionando recursos para a obtenção de hardware de última geração. Os switches da Intel agora compõem um laboratório mundial que coloca a Ufes e o Espírito Santo em um contexto único no Brasil, conforme evidenciado pelo Persistent Multi-Resource Infrastructure.

O Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software não só superou desafios técnicos, mas também se estabeleceu como uma referência em inovação e pesquisa na área de redes. Com o contínuo apoio da FEST, parcerias internacionais e reconhecimento de grandes empresas de tecnologia, o NERDS está preparado para continuar seu impacto positivo, contribuindo para avanços significativos nas redes definidas por software.

Pular para o conteúdo