Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

NOVO PROJETO FUNBIO: CONSERVAÇÃO DA CARCINOFAUNA DULCÍCOLA E ESTUARINA NA BACIA DO RIO DOCE

Um esforço conjunto liderado pela Profa. Dra. Mônica Maria Pereira Tognella em parceria com o prof. Dr. Maurício Hostim Silva, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em colaboração com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), está lançando luz sobre a biodiversidade ameaçada na Bacia do Rio Doce. O novo projeto do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBio), visa à conservação da carcinofauna dulcícola e estuarina da região, através do subprojeto “Dinâmica Populacional e Status de Conservação de Espécies Ameaçadas da Carcinofauna Dulcícola e Estuarina da Bacia Hidrográfica do Rio Doce”, integrado ao Projeto Biodiversidade Rio Doce.

O objetivo central do projeto é a identificação e avaliação da ocorrência e estrutura populacional de sete espécies de crustáceos decápodes ameaçados na Bacia do Rio Doce, conforme o Plano de Ação para Recuperação e Conservação da Fauna Aquática da região. O plano de execução terá duração de 24 meses, focando em preencher lacunas de conhecimento e gerar informações essenciais para o desenvolvimento do mencionado plano.

A fauna de crustáceos dulcícolas na região, assim como em todo o Brasil, é pouco conhecida, embora desempenhe papéis fundamentais tanto do ponto de vista ecológico, no fluxo e reciclagem de energia em ambientes aquáticos, quanto social, através de práticas de pesca artesanal e de subsistência. No entanto, a fragilidade dos ecossistemas na Bacia do Rio Doce, em decorrência da degradação causada por atividades industriais, mineração e impactos do rompimento da barragem de Fundão em 2015, coloca em risco essas espécies, muitas das quais já estão classificadas como ameaçadas pela IUCN.

 Objetivos do Projeto:

  1. Confirmar a ocorrência e avaliar a abundância das espécies-alvo na região.
  2. Determinar o período reprodutivo e o recrutamento juvenil das espécies.
  3. Relacionar dados de biologia e história natural das espécies com sua capacidade dispersiva.
  4. Identificar o potencial de exploração pesqueira das espécies-alvo e as modalidades de pesca utilizadas.
  5. Traçar o histórico de exploração das espécies-alvo na região através do conhecimento tradicional dos pescadores.

O projeto busca envolver comunidades tradicionais, ribeirinhas e piscicultores ao longo da Bacia do Rio Doce, fornecendo suporte científico, identificando potenciais impactos da exploração pesqueira e subsidiando a gestão ambiental e fiscalização. Além disso, contribuirá para a formação acadêmica, com a inclusão de exemplares em coleções didáticas e acervos museológicos, e para a conservação da biodiversidade aquática brasileira, fornecendo registros precisos das espécies-alvo.

Com uma abordagem integrada e colaborativa, o novo projeto FUNBio representa um passo significativo na direção da conservação e manejo sustentável dos recursos aquáticos na Bacia do Rio Doce, oferecendo respostas concretas diante dos desafios enfrentados pela região após o desastre ambiental de 2015.

Projeto 1146

Texto: Vanessa Pianca

Pular para o conteúdo