Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

MONITORAMENTO AMBIENTAL NA BACIA DO RIO MANGARAÍ: ANALISANDO O IMPACTO NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA

A Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) em parceria com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (CESAN) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), estão com um projeto vital para a preservação dos recursos hídricos do Estado do Espírito Santo. Trata-se do “Monitoramento Ambiental nos Principais Mananciais Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Mangaraí e Análise do seu Impacto na Carga de Sedimentos e Qualidade na Água do Rio Santa Maria da Vitória”.

Coordenado pelo professor Dr Antonio Sérgio Ferreira Mendonça, do Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico (CT) da UFES, o projeto tem como objetivo principal o acompanhamento contínuo dos índices de qualidade da água, hidrossedimentometria e pluviometria em quatro sub-bacias e respectivas seções de controle, além de duas seções do Rio Santa Maria da Vitória. A relevância deste monitoramento se destaca pela análise do impacto do Rio Mangaraí no Rio Santa Maria da Vitória, importante manancial de captação para o abastecimento da Região Metropolitana da Grande Vitória.

IMG_4096.JPG

O projeto é uma continuação do monitoramento realizado entre 2014 e 2018, consolidando uma base de dados essencial para subsidiar a análise da influência das ações do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem do Estado do Espírito Santo na bacia hidrográfica do Rio Mangaraí. Esta unidade demonstrativa não apenas serve como referência para outras regiões hidrográficas do Estado, mas também recebe um conjunto de ações capitaneadas pelo Governo Estadual, com participação ativa da CESAN.

Os dados e informações gerados por este projeto são cruciais como indicadores das ações realizadas na bacia do Rio Mangaraí, fornecendo parâmetros valiosos para futuras intervenções relacionadas ao uso e ocupação do solo. O principal objetivo é reduzir o carreamento de sedimentos para os mananciais, o que por sua vez dificulta o tratamento da água bruta com finalidade de potabilidade para o abastecimento humano na Grande Vitória.

 

Ao reunir dados sobre a qualidade da água, turbidez e carga de sedimentos, este projeto não só oferece uma visão abrangente do estado dos recursos hídricos na região, mas também auxilia na tomada de decisões fundamentadas para sua preservação e uso sustentável.

Por meio deste esforço conjunto entre FEST, CESAN e UFES, reafirmamos nosso compromisso com a gestão responsável dos recursos naturais, visando garantir água de qualidade para as gerações presentes e futuras.

Para mais informações sobre este projeto e outras iniciativas da Fundação Espírito-santense de Tecnologia, visite nosso site oficial.

Texto: Vanessa Pianca

Projeto 1065

Pular para o conteúdo