Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O projeto está vinculado ao Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes (DEA/CT-UFES). Trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo realizar o monitoramento e modelagem da qualidade do ar na região da Grande Vitória, a fim de simular os impactos dos poluentes de uma região. Além disso, ela analisa os dados individuais laterais do aparelho respiratório, e qualidade do ar que vem sendo inserido pelas crianças e adolescentes da região.

A pesquisa é parte integrante do estudo sobre associação entre a qualidade do ar e sintomas de asma em crianças e adolescentes residentes na cidade de Vitória, no estado do Espírito Santo. O estudo é conduzido por três grupos distintos e integradores: grupo saúde; grupo qualidade do ar e grupo apoio. O grupo de saúde é o responsável pelo acompanhamento da saúde de crianças e adolescentes com asma para obter os dados longitudinais necessários para a pesquisa de possíveis associardes causais.

Já grupo qualidade do ar acompanhamento da qualidade do ar faz o acompanhamento da qualidade do ar nas regiões de interesse por meio do monitoramento de diversos poluentes (PM IO, PM2.5, CO2,CO2. 03, NOx) ao qual a população investigada está exposta e a modelagem da dispersão atmosférica desses poluentes na área urbana.

O grupo de apoio assisti os dois outros grupos por meio da gestão integrada do projeto e suas atividades, além de discussões técnicos-cientificas realizadas desde sobre os aspectos metodológicos, até a análise dos resultados.

Entre os objetivos do projeto de pesquisa em questão, é colaborar com a população local que vem sendo atingida por gases industriais, veiculares, residenciais, comerciais, entre outros, a fim de investigar a presença de tais materiais que possam estar diretamente relacionados ao impacto à saúde.

Projeto 755

 

Pular para o conteúdo