Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Entre os brasileiros, 84% dos entrevistados em uma pesquisa nacional acreditam que a ferramenta é confiável. Diante do cenário de inovação e da contribuição que a ferramenta traz para diversos setores, um projeto inovador capixaba utiliza a IA como base para diagnosticar falhas e outras anomalias

A inteligência artificial tem conquistado destaque cada vez maior devido à sua força e contribuição para diversos setores. O potencial dessa ferramenta é enorme e o cenário mostra que ela já está inserida na realidade das pessoas. Segundo a pesquisa Confiança na Inteligência Artificial, 84% dos brasileiros demonstram crer que a ferramenta é confiável. E, por ainda ser uma novidade para todo o mundo, 56% dos entrevistados se mostraram dispostos a confiar na inteligência artificial, enquanto 19% dos demais ainda estão relutantes com a possibilidade de confiar nesta ferramenta.

Com o avanço da tecnologia, 54% da população entrevistada para o estudo Inteligência Artificial, da Hibou, já percebe o impacto dela sobre sua rotina. Diante desse cenário, diversos setores perceberam a sua importância e contribuição para acelerar descobertas, pesquisas e outras possibilidades para o desenvolvimento do planeta de maneira geral.

No Espírito Santo, uma de suas atuações é em um projeto inovador que busca diagnosticar falhas em motores elétricos, em que a inteligência artificial é a base dessa descoberta, como explica o professor Lucas Frizera Encarnação.

“A inteligência artificial é a base para o nosso projeto, que busca desenvolver um equipamento por completo, tanto a parte física quanto a parte computacional, para diagnosticar falhas típicas em motores elétricos, como curtos-circuitos de espirais e quebras de barras do rotor. A ferramenta nos auxilia a proporcionar o aumento da vida útil dos motores elétricos, indicando com antecedência quando o mesmo deve ser desligado para manutenção preventiva, por exemplo, o que diminui os custos associados a paradas indesejadas do processo produtivo, aumentando a eficiência e a competitividade das empresas nacionais”, afirma o professor coordenador do projeto Diagnóstico Inteligente de Motores Elétricos: Uma solução inovadora de diagnóstico de falhas em motores elétricos baseado em Inteligência Artificial (DIME), executado pela Ufes e Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST.

Quais os benefícios proporcionados pelo DIME para a população capixaba?

O projeto DIME, que está em andamento desde agosto de 2022 e é apoiado desde o início pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), busca descobrir as melhores maneiras de trazer resultados e vantagens para a população capixaba – e, quem sabe, nacional e mundial – a partir da atuação de uma equipe formada por docentes e discentes dos cursos de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em parceria com a Seven Science System.

“Hoje, já alcançamos resultados muito importantes e relevantes, como o desenvolvimento de um modelo computacional em tempo real com a inserção de falhas elétricas e mecânicas do motor de indução, além da construção de um sistema de aquisição de dados e da elaboração de uma estratégia que é baseada totalmente na inteligência artificial para detectar as falhas de quebras de barras do rotor. Esses resultados foram alcançados graças ao nosso sistema de aquisição e processamento computacional, que é desenvolvido internamente em um projeto de P&D da Petrobras”, pontua o professor.

Projeto 1006

Pular para o conteúdo