Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Este é um projeto que tem como principal objetivo Estudo e desenvolvimento de sensores para monitoração de parâmetros físicos de interesse em tanques de produção. As principais grandezas são temperatura, nível e nível de interface água-óleo, a serem medidas com a tecnologia de grades de difração (FBGs) e efeitos não-lineares em fibra.

A partir dele também será avaliada a viabilidade de técnica alternativa baseada em condutividade elétrica para medição de nível de interface.

Já o objetivo específico da presente proposta consiste na identificação dos talentos humanos e na formação especializada na área de sensores em fibra óptica, eletrônica embarcada de alto desempenho e instrumentação industrial no Espírito Santo.

Ele também visa ao desenvolvimento de protótipos com alto grau de nacionalização e competitivos para serem absorvidos pela indústria local e nacional; bem como a concretização entre as competências do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o desenvolvimento de sensores, dando ao PPGEE visibilidade com projetos de pesquisa que podem se traduzir em valorização econômica do conhecimento através da produção de protótipos.

Justificativa

Entre as justificativas para a realização deste projeto destaca-se a versatilidade de sensores em fibra óptica na monitoração de parâmetros ambientais e integração a outros sistemas de medição.

A transmissão dos dados mensurados e a possibilidade de monitoramento remoto de grandes áreas são favorecidas pelas características de propagação da fibra e a própria origem dessa tecnologia que foi criada justamente para a comunicação em longa distância.

Outro ponto relevante que justifica a implantação deste projeto é o grande interesse científico e tecnológico que há no desenvolvimento de sensores em fibras ópticas. Dessa forma, essa colaboração é especialmente importante em setores da indústria que operam em áreas em que há maior potencial para a aplicação destes sensores em substituição a elementos de medição convencionais.

Há dados científicos que atestam que esses dispositivos em fibra apresentam um enorme potencial para inovação e que também são versáteis no que se refere às possibilidades de aplicação que vão desde áreas de monitoramento ambiental até a sua utilização em sistemas de potência, na monitoração de estabilidade de estruturas usadas na engenharia civil, além de exemplos de sensores de temperatura e pressão na indústria de petróleo.

Oportunidade

A implementação deste projeto oportuniza a aproximação e o desenvolvimento científico e tecnológico de soluções eficazes para a monitoração, em larga escala, de sistemas sensores convencionais, como é o caso das medições na indústria de petróleo.

 Investimentos

O valor total do projeto está estimado em R$ 788.891,12. Os recursos serão oriundos da Petrobras e devem ser aplicados respeitando a planilha orçamentária nele apresentada.

Projeto 811

Pular para o conteúdo